Inicio TV por assinatura

TOONCAST – História, programação e disponibilidade

5
O canal Tooncast, de propriedade da Time Warner (mesma dona do Cartoon Network), traz desenhos infantis considerados clássicos.  Lançado oficialmente em 2008, foi um empreitada inédita no ramo, por focar não apenas as crianças, mas todo o público que hoje está na faixa de até 60 que acompanhavam desenhos animados na infância, como os de Hanna-Barbera.



O Tooncast Brasil acabou por substituir a idéia inicial do canal Boomerang, que era de transmitir tais desenhos antigos. Com o tempo a programação do Boomerang foi sofrendo mudanças e se afastando do projeto inicial. Presente no Brasil, Chile e Argentina, o Tooncast ao
longo dos seus 3 anos de existência, conquistou um sólido número de expectadores e de admiradores.

Programação

A grade do canal Tooncast é composta principalmente de desenhos clássicos, sem espaço para os inéditos, os quais compõe a grade do Cartoon Network. O proprietário da Turner, o bilionário Ted Turner, adquiriu há cerca de 10 anos a empresa que era detentora dos direitos das produções de Hanna-Barbera, com isso todos os desenhos clássicos da produtora tem presença garantida no canal. 

Além dessa produtora, a Turner tem os direitos dos desenhos da MGM e suas produções originais, as quais foram transmitidas no Cartoon Network garantindo ao Tooncast programação de primeira qualidade. Veja os desenhos transmitidos no Tooncast:


Da Warner, Hanna-Barbera e MGM (entre outras)




Mais desenhos que passam no Tooncast:


She-ra: a princesa do poder

Manda Chuva
Zé colmeia

Bob Pai e Bob Filho

Esquadrilha abutre 
Dom Pixote
Frajola e Piu Piu
A turma do Archie
Droopy Dog

Mais clássicos do Cartoon Network


O Laboratório de Dexter
A vaca e o frango
As meninas super poderosas
Samurai Jack
Eu sou o máximo
Mike, Lu o Og


Disponibilidade

O maior problema encontrado pelo usuários brasileiros é a disponibilidade do canal. Até o fim desse ano, apenas o satélite Amazonas, operado pela Telefonica Digital no Brasil, possuía o canal disponível. Portanto o único jeito de adquirir o canal, era contratando um plano da Oi Tv, Telefonica (algumas partes do Brasil) ou da Nossa Tv (o canal do R.R. Soares).
Pois bem, com a chegada da Gvt Tv, atenta a demanda no mercado e apelo dos usuários (que já criaram várias campanhas, pedindo o Tooncast para a Via Embratel e para A Sky Brasil), uma nova opção surgiu.
Nos mercados de tv à cabo ou de streaming legal via internet, não há disponibilidade e nem previsão até o momento.
Muitos fãs que são assinantes de outras operadoras, acabam procurando outras formar (normalmente ilegais) de ver o canal, como assistir o Tooncast online.
Na Sky Tooncast não conseguiu um tratamento muito melhor… depois de tentativas frustradas de acordos, parece que a operadora desistiu oficialmente do canal, e nunca mais se pronunciou nem da possibilidade de realiza-lo. O canal parece ter virado inclusive um dos principais diferenciais de qualquer operadora, existindo rumores de que seu valor é bastante alto comparado à qualquer outro canal de desenhos que as operadoras têm hoje disponíveis. 


Não perca:

Bucky – A grande criança – Band Kids
Cartoon Network HD no Brasil em 2012
Canal Tooncast estréia na Via Embratel
Canal Club Disney na Via Embratel

Tooncast Via Embratel

Antiga Campanha: Eu mereço 
Tooncast (que já terminou e 
não deu muitos resultados 
práticos)

Depois de diversos anúncios, desde o fim de 2010, acordos que não deram certo, adiamentos e promessas, parece que agora definitivamente a operadora irá disponibilizar o canal. Como você já leu aqui no Exorbeo, por duas vezes: novos canais na Via Embratel e em Mais canais na Via Embratel, o canal que entraria no dia das crianças, está prometido novamente para dezembro, provavelmente próximo ao Natal. Agora é literalmente aguardar que seja verdade…


Não deixe de acompanhar também nossa análise do canal Space clicando aqui.

Veja ainda:

Cartoon Network HD estreará em março

  • Anonymous

    Sensacional o post e o canal! Há tempos eu o aguardava na Via! Continue com seu ótimo trabalho no blog amigo, meus parabéns!!!

  • Anonymous

    Mês que vem passará os melhores do Tooncast tb! Parece que serão desenhos novos, ta sabendo de algo?

  • André Viana

    O novo diretor do Tooncast é o cara que dirige há alguns anos o CN & o Boomerang. Provavelmente ele vai matar o canal, assim como fez com esses outros. Pra mim, depois do Disney Channel, o Cartoon Network é o pior canal infantil, e não deveria ser assim. Pelo menos não era até 2005, quando esse cara(que eu não sei o nome) assumiu na América Latina. O Tooncast provavelmente vai ser morto em breve, esses dias(de 2012) começou a passar um desenho chato de 2005 no lugar do ”Scooby-Doo, Cadê Você?”. Um absurdo total!

  • Exorbeo

    Não sabia dessa novidade amigo… e sim, concordo muito com vc, o Cartoon não é nem 10% do que era nas idas da década de 90, início de 2000. Tornou-se o canal do Ben 10, sem investir em grandes animes. Até o falecido Animax e início do Sony Spin tinham animes melhores, como Bleach entre outros clássicos.

  • André Viana

    Apesar de eu ter tido Tv Paga entre 1998 & 2001, só voltei a ter no início de 2010(eu vi a morte de vários canais, como Hallmark Channel, Animax, Nickelodeon & People+Arts) & pesquisei sobre o assunto.
    Se eu tivesse tido até 2005, poderia lhe dizer: ”Velhos Tempos Do Locomotion!”
    Com certeza você conhece(ou conheceu) esse canal que virou uma lenda!

    André Viana, Belém, PA.