TOONCAST – História, programação e disponibilidade

5

O canal Tooncast, de propriedade da Time Warner (mesma dona do Cartoon Network), traz desenhos infantis considerados clássicos.  Lançado oficialmente em 2008, foi um empreitada inédita no ramo, por focar não apenas as crianças, mas todo o público que hoje está na faixa de até 60 que acompanhavam desenhos animados na infância, como os de Hanna-Barbera.

O Tooncast Brasil acabou por substituir a idéia inicial do canal Boomerang, que era de transmitir tais desenhos antigos. Com o tempo a programação do Boomerang foi sofrendo mudanças e se afastando do projeto inicial. Presente no Brasil, Chile e Argentina, o Tooncast ao longo dos seus 3 anos de existência, conquistou um sólido número de expectadores e de admiradores.

Programação


A grade do canal Tooncast é composta principalmente de desenhos clássicos, sem espaço para os inéditos, os quais compõe a grade do Cartoon Network. O proprietário da Turner, o bilionário Ted Turner, adquiriu há cerca de 10 anos a empresa que era detentora dos direitos das produções de Hanna-Barbera, com isso todos os desenhos clássicos da produtora tem presença garantida no canal.

Além dessa produtora, a Turner tem os direitos dos desenhos da MGM e suas produções originais, as quais foram transmitidas no Cartoon Network garantindo ao Tooncast programação de primeira qualidade. Veja os desenhos transmitidos no Tooncast:
Da Warner, Hanna-Barbera e MGM (entre outras)

Mais desenhos que passam no Tooncast:

She-ra: a princesa do poder

Manda Chuva

Zé colmeia

Bob Pai e Bob Filho

Esquadrilha abutre

Dom Pixote

Frajola e Piu Piu

A turma do Archie

Droopy Dog

Mais clássicos do Cartoon Network

O Laboratório de Dexter

A vaca e o frango

As meninas super poderosas

Samurai Jack

Eu sou o máximo

Mike, Lu o Og

Disponibilidade

O maior problema encontrado pelo usuários brasileiros é a disponibilidade do canal. Até o fim desse ano, apenas o satélite Amazonas, operado pela Telefonica Digital no Brasil, possuía o canal disponível. Portanto o único jeito de adquirir o canal, era contratando um plano da Oi Tv, Telefonica (algumas partes do Brasil) ou da Nossa Tv (o canal do R.R. Soares).

Pois bem, com a chegada da Gvt Tv, atenta a demanda no mercado e apelo dos usuários (que já criaram várias campanhas, pedindo o Tooncast para a Via Embratel e para A Sky Brasil), uma nova opção surgiu.

Nos mercados de tv à cabo ou de streaming legal via internet, não há disponibilidade e nem previsão até o momento.

Muitos fãs que são assinantes de outras operadoras, acabam procurando outras formar (normalmente ilegais) de ver o canal, como assistir o Tooncast online.
Na Sky Tooncast não conseguiu um tratamento muito melhor… depois de tentativas frustradas de acordos, parece que a operadora desistiu oficialmente do canal, e nunca mais se pronunciou nem da possibilidade de realiza-lo. O canal parece ter virado inclusive um dos principais diferenciais de qualquer operadora, existindo rumores de que seu valor é bastante alto comparado à qualquer outro canal de desenhos que as operadoras têm hoje disponíveis.

Depois de diversos anúncios, desde o fim de 2010, acordos que não deram certo, adiamentos e promessas, parece que agora definitivamente a operadora irá disponibilizar o canal. Como você já leu aqui no Exorbeo, por duas vezes: novos canais na Via Embratel e em Mais canais na Via Embratel, o canal que entraria no dia das crianças, está prometido novamente para dezembro, provavelmente próximo ao Natal. Agora é literalmente aguardar que seja verdade…

Não deixe de acompanhar também nossa análise do canal Space clicando aqui.

Veja ainda:

Cartoon Network HD estreará em março

COMPARTILHE