Não é a primeira vez que um projeto de Lei tramita no Congresso Nacional Brasileiro para tentar tirar as competições do UFC na televisão. No novo projeto do Deputado José Mentor, de número 5534/09, a luta livre deve ser considerada como semelhante as brigas de galo, só que envolvendo humanos.
Pois é Deputado, creio que frase acima o Sr. já fornece a pergunta e ao mesmo tempo a resposta para ela. As brigas de galo são proibidas no Brasil (configurando crime de maus tratos aos animais, dentre outras infrações), devido as aves não saberem o que estão fazendo. São criadas em ambientes muito ruins (nem sempre) e depois são provocadas para brigar até a morte.
Tudo isso nada tem a ver com seres humanos brigando. Apesar do esporte poder ser considerado primitivo por muitos, ele é racional, sendo que muitas vezes os jovens lutadores querem muito aquilo, principalmente pelos grandes montantes de dinheiro pagos por patrocinadores e casas de apostas, sem contar os próprios prêmios milionários.
E quanto à ser primitivo ou não, o sexo também o é, e mesmo assim quase todo mundo faz, não é mesmo? Mas tal raciocínio não vale para os Deputados, pois já teve alguns querendo proibir a prática também…
Baseado na matéria do Blog Pop TV, com informações do site do Congresso Nacional.