Como vivem hoje astros de seriados japoneses clássicos – Parte II

6

Continuando com nosso post anterior sobre o como vivem hoje os astros dos seriados antigos (se você não viu por favor, veja aqui), falaremos hoje de mais algumas séries que fizeram um enorme sucesso no Japão, EUA, muitos outros países e em especial aqui no Brasil.

Spectreman

Muito antes de Power Ranges, muito antes de Flashman muito antes até mesmo de Adão e Eva surgia na TV japonesa o pioneiro dos heróis, aquele que inspiraria muitos a vestir seu uniforme pegar sua espada e combater o mal: Spectreman (no Japão: スペクトルマン ou Supekutoruman; no Brasil: Spectreman). O ano era 1971 e Spectreman  nosso super herói android combatia o terrível e hilário meio homem meio macaco Dr, Gori (aqui no Brasil dublado pelo mesmo dublador do Seu Madruga) e seu fiel escudeiro Karas (no Japão se chamava originalmente SÍMIO ESPACIAL GORI). Além da tradicional guerra do bem contra o mal, as aventuras de Spectreman faziam com que o telespectador refletisse sobre os problemas causados pela poluição. O tema esteve presente em praticamente todos os episódios — os monstros criados pelo Dr. Gori usavam o lixo como matéria-prima.

Abaixo você confere o vídeo de abertura de Spectreman com direito a muitos efeitos especiais, efeitos visuais (alguns defeitos visuais)  e inúmeras explosões ao melhor estilo Michael Bay dos anos 70.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=33HcG-TKFuo#!]

Tetsuo Narikawa , que interpretou Kenji “Spectreman” , faleceu no dia 1° de janeiro de 2010 em Tokyo. Narikawa, de 65 anos, tinha câncer de pulmão há alguns anos e lutava contra a doença. Narikawa nasceu em Tóquio no dia 15 de abril de 1944, e era mestre em karatê e judô, e, como se não bastasse foi fundador e presidente da Liga Internacional de Karatê naquele país. Como ator, teve participação em diversas séries de TV em meados dos anos 60, mas ganhou mesmo fama como Spectreman, uma produção da P-Productions (a mesma de Lion Man ) . Após abandonar a carreira de ator, deu aulas de karatê, e curiosamente, sua habilidades de lutas não forma tão exploradas quanto poderiam na produção.

imagem

imagem

Nota de falecimento publicada na Japão.

ULTRAMAN

imagem

Ultraman é da mesma época de Spectreman sendo o segundo seriado de TV exibido em cores na televisão japonesa. Um alienígena vindo da Galáxia M-78 a bordo de uma cúpula vermelha, ao perseguir o monstro Bemlar, choca-se com a nave do oficial Shin Hayata da Patrulha Científica. Hayata não suporta a gravidade dos ferimentos e morre. Para reparar o erro, o misterioso alienígena funde sua energia vital à de Hayata, trazendo-o de volta a vida e entregando-lhe a Capsula Beta. Os feitos do Alienlhe deram poderes incríveis e agora Hayata pode se transformar em Ultraman para defender a Terra de qualquer ameaça. E assim começa a história que hoje pode parecer clicê mas a quase 50 anos atrás era o apice de um roterista. Ultraman obteve tanto sucesso que teve varias franquias do nosso heroi (uma especie de CSI e suas ramificações) e gera continuações de filmes e series até hoje.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=b2SjWnozH6U]

Nascido em 22 de outubro de 1939, o verdadeiro nome de Susumu Kurobe é Takashi Yoshimoto, mas ele ficou conhecido no Brasil como Hayata, o alter ego do primeiro Ultraman. Em 1961 ele estreou participando de produções da Toei. Em 1965 ele viria a participar de Ultra Q, a primeira série da então recém fundada Tsuburaya Productions. No ano seguinte, em 1966, Susumu assumiria o papel que lhe valeria fama mundial O patrulheiro Hayata, de Ultraman Atualmente o ator aparece em diversos talk shows e atua em filmes japoneses de época, os “jidaigekis”. Sua última participação em filmes dos Ultras foram Ultraman Zeath (1996) e Ultraman Zeath 2 (1997), fazendo duas pequenas pontas satirizando seu personagem mais famoso Seu ultimo trabalho foi ULTRAMAN SAGA que estreiou em 2012.

imagem

Kiyomi Tsukada (Anri) (Android do Jaspion)

Para interpretar a atrapalhada andróide Anri, a produção contratou ninguém menos que a bela Kiyomi Tsukada, já conhecida no meio artístico por sua atuação no seriado Machineman, de 1984.

No mesmo ano, a atriz ainda faria uma pequena participação em Sheider, o Metal Hero que antecederia o seriado de nosso querido espancador caçador de monstros.

Da mesma forma que seu parceiro de aventuras Toddynho Jaspion, a ex-Anri se aposentou cedo dos holofotes. Em 1995 (um ano depois de Hiraku Kurosaki), a eterna Anri dava adeus a uma carreira de 13 anos dedicada a televisão.

Em seu período pós-Jaspion, os maiores trabalhos de destaque de Kiyomi foram os doramas Toyama Kin, Mito Komon, Rowdy General.

Em 1989, a atriz chegou a disputar o papel de Yoko Katagiri, na série Policial de Aço Jiban (outro representante dos Metal Hero). Entretanto, Jiko Enokida acabaria ficando com o papel, dessa forma matando outra oportunidade de conferirmos Kiyomi Tsukada mais uma vez em tela.

Com sua aposentadoria das telonas, a ex-atriz mudou-se para os Estados Unidos. Atualmente ela é uma mulher casada e uma mãe dedicada a seus filhos.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=PeHv0EZH3bw]

Espero que tenham gostado e em breve tem muito mais aqui no eXorbeo.com.

Abraços,

Equipe eXorbeo.com

COMPARTILHE