Parceria entre Fox Sports e SporTV

    4
    Quem é assinante de alguma operadora grande de TV, desde novembro de 2011, deve se lembrar bem da novela que foi para o Fox Sports estrear em operadoras como SKY, NET e Claro TV.
    Pois bem. Não precisava ser muito esperto para relacionar isso com o fato do canal internacional, para perceber que o canal representava uma forte ameaça para os canais esportivos da Globosat no

    país, tanto os SporTVs como os Premieres, caso o maior grupo de TV brasileiro perde-se os direitos de transmissão das séries A e B.

    O tempo passou, em fevereiro todos tiveram os canais adicionados, posteriormente uma versão HD. Logo veio a libertadoes, sul americana, campeonato inglês, e outras competições exclusivas na TV fechada somente transmitidas pela Fox Sports. O SporTV (e não apenas ele, mas o ESPN também), inegavelmente sentiram o golpe, pois passaram a dividir ainda mais seu público.

    Só que as coisas mudam muito nesse ramo. Tanto a Fox quanto a Globosat resolveram agora seguir um novo caminho. Uma trilha pacificada onde ambos pensam em grupo para conseguir o melhor para si. O primeiro passo em uma parceria que foi firmada entre eles é o compartilhamento da taça Libertadores da América de 2013 (já comprada pela Fox Sports) e do campeonato brasileiro da série A de 2013 (já propriedade da Globosat na TV fechada).
    A notícia é importante para o pessoal que gosta de esportes, pois um simples fato (mas muito importante) que eu já alertava no fim de 2011: o monopólio, de um ou mais canais (ou de um grupo) na TV fechada, é PREJUDICIAL ao assinante. Eu vi muita gente comemorando que a Globosat iria levar um duro golpe em sua audiência. Pois é, de fato levou, mas para isso o Fox Sports retirou o Speed Channel do Brasil, fez contratações duvidosas, deixou de transmitir alguns jogos por não ter outro canal simultâneo (que o SporTV tinha há anos) e ainda prejudicou os fãs de filmes do FX, utilizando do canal em várias oportunidades.
    Não que a transmissão da Fox Sports foi um desastre. Não vejo assim e a elogio em muitos pontos. Mas o ideal claro para os assinantes, é que se, mesmo que fosse o mesmo jogo, estivesse sendo transmitido na Fox Sports, no SporTV e no ESPN (obviamente que isso nunca irá acontecer, mas…) seria muito melhor para o assinante, que é de fato quem importa nessa relação. 
    Então querer que um grupo se desmonte e que outro chegue e tome conta, não tem como ser algo bom. A mudança sempre é bem vinda, trazendo novidades e avanços. Mas não tenham dúvida que seo SporTV fosse pequeno e o ESPN não tivesse força alguma de reação, o pessoal da Fox Sports teria trazido a versão HD e estivesse preparando um Fox Sports 2 para janeiro de 2013… JAMAIS!
    COMPARTILHE