O Cartoon Network, seu auge e o que representa hoje

Você que era assinante de TV por assinatura na década de noventa com certeza já teve ou ao menos conhece esse canal. Ele foi responsável por trazer ao Brasil desenhos animados, na maioria americanos, que fizeram enorme sucesso por aqui.
Post de 2012 atualizado em 02/12/2013

Enquanto a TV aberta fazia um ótimo trabalho trazendo séries, animes e outras coisas do oriente (principalmente a extinta TV manchete), o Cartoon fazia sucesso por fazer justo o contrário, transmitindo tudo o que havia de melhor no EUA, fosse novo ou clássico.

Por coincidência do destino, ou não tanta assim, o logo acima, clássico, foi utilizado pelo canal de 1992 até 2004 – momento marcado pela melhor fase do canal e também com sua queda vertiginosa em qualidade do conteúdo e também de audiência.

A história do Cartoon Network

O Cartoon Network foi ao ar pela primeira vez no ano de 1992 nos Estados Unidos. O motivo do canal ter ganhado vida foi a aquisição dos direitos de exibição dos desenhos da Hanna Barbera, surgindo a necessidade de espaço para exibi-los. Nascia então o Cartoon Network.

Desde de seu início buscou ter uma programação 100% voltada para desenhos animados. Até 1996 o canal exibiu apenas produções da Hanna Barbera Studios. Porém com a compra do canal pela Time Warner, produções próprias acabaram surgindo, as quais podemos citar: O Laboratório de Dexter, As Meninas Superpoderosas, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango e muitos outros.

Até 2004 o canal era líder absoluto em audiência no Brasil e em muitos países da América Latina.

O Cartoon Network no Brasil

O canal chegou ao país perto de seu início, ainda em 1993. Foi disponibilizado por praticamente todas as operadoras que existiam ou que continuam existindo, geralmente nos pacotes básicos de programação. O sucesso do canal foi enorme no país, principalmente entre 1995 e 2002.

Na década de 2000 o canal passou por muitas mudanças na composição de sua grade, momento em que os desenhos americanos começaram a ceder espaço aos animes japoneses. Febre em todo o Brasil, animes como Pokémon e Dragon Ball Z chegavam antes ao canal, elevando a audiência e consagrando o Cartoon Network no país.

Depois de 2004 parece que a motivação dos organizadores de conteúdo foi ficando mais escassa. De lá para cá temos um canal com pouca personalidade, com uma grade de programação recheada de maratonas e reprises de seus destaques atuais, como o desenho Ben 10 em diversas opções de horário. Uma pena, pois com certeza ele poderia mais do que isso.

O Cartoon Network HD

Na primeira vez que escrevi esse post a versão em HD havia sido lançada há mais de um ano nos Estados Unidos e não havia chegado ao Brasil. Atualmente como você leitor já deve saber, algumas operadoras à cabo menores já o oferecem há algum tempo, mas nenhuma das grandes o anunciou.

De novidade mesmo tivemos a OI TV, que com o lançamento de seu novo satélite irá incluir o Cartoon HD em sua grade (já está fazendo testes para tal).

Confira aqui todos os canais HD disponíveis no novo satélite da OI TV

O que o Cartoon representa hoje

Do ponto de vista crítico, o canal representa hoje a fase geral que os canais infantis vivem: a da falta de conteúdo, da falta de personalidade e de identificação com seu público. Após o fim da Fox Kids, Jetix (hoje Disney XD) e das mudanças do Animax (que hoje é o Sony Spin), os canais desse segmento simplesmente se perderam e mudaram seus focos.

Parece que os jovens de hoje estão interessados em outro tipo de conteúdo, mas identificá-lo não é tarefa das mais fáceis.

É difícil acreditar que o desenho Ben 10 faça tanto sucesso hoje quanto Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon e Dragon Ball Z fizeram na década de 90 e nos anos 2000. Talvez haja público e audiência, mas ele é muito mais limitado do que era anteriormente. Até mesmo reprises dos desenhos e animes que fizeram sucesso há tempos atrás parece que seriam mais interessantes.

Em algum momento o canal Boomerang surgiu, com o objetivo claro de resgatar aquele sucesso de outros tempo. Ele foi criado para ser o responsável no quesito “nostalgia” e reprises, mas logo tomou rumos duvidosos em sua programação, focando justamente nas séries de humor e comportamento recheadas de pré adolescentes (a própria Globo preencheu suas manhãs com tal fórmula).

Somente mais tarde o Tooncast chegou ao país para cumprir o papel da “reciclagem” de desenhos e animes, sobrevivendo até hoje. Até o presente momento (leia fim de 2013) o canal reservou-se basicamente a reprises dos desenhos da Hanna Barbera intercalados com as produção próprias do Cartoon da década de 90, porém isso irá mudar em 2014.

Já foi anunciado que o Tooncast irá aos poucos resgatar os animes que o Cartoon ainda é proprietário, começando por Dragon Ball.

Mais posts sobre canais no eXorbeo:

TLN
AXN
SONY
LIV
I-Sat
Nicklodeon
Skysports

Considerações finais

Um fato que sempre me deixou curioso foi saber quem foi o responsável por tal mudança drástica no canal. Se as crianças e adolescente da época cresceram e são adultos que ainda se interessam por tal conteúdo (basta dar uma olhada no Google Trends e ver o volumes das buscas), como deixaram morrer clássicos como a hora Acme, o saudoso Toonami ou então o incrível Adult Swin?

Será que o público realmente mudou tanto e não há mais espaço para o que antes fazia tanto sucesso? Penso que as crianças de hoje deveriam ter ao menos a possibilidade de conhecer os clássicos orientais e decidir se eles querem ou não conhecer as novas produções, que são incríveis e acabam passando em branco no ocidente.

exorbeo

Ver comentários

  • Uma pena o que se tornou o Cartoon Network. NA época que não tinha TV paga, e tinha lá pelos meus 10, 12 anos ficava babando com quanta coisa legal passava no Cartoon. Hoje o canal literalmente se perdeu, não tem identidade, não tem ligação com o público. Por um lado, quer seguir os rumos do Discovery Kids, por outro quer se tornar um Disney/Nick. E pelo que li, o canal não deve voltar a origem tão cedo. Uma pena!

  • sem comentário o que o CN é hoje. totalmente sem noção de nada E o que ainda é bom eles colocam em uns horários absurdos, na realidade a maioria dos canais(diga-se Fox, warner, CN) estão assim.... só passam repetecos e oque é bom ou passam em horários absurdos ou nem passam. esses dias tava pensando que bem que a fox poderia relançar o fox kids e tirar essas porcarias de bem simples e fox life.

  • Uma das minhas criticas ao CN, é a falta de Animes.... que a um tempo atrás fizeram tanto sucesso, hoje o CN disputa a liderança com o Discovery Kids, e pra piorar colocam aquela merda chamada ACQ, as únicas coisas que eu gosto de ver no Cartoon são,
    Hora de Aventura, Apenas um Show e Gumball.

  • Exorbeo, vcs vão fazer um segunda parte da matéria
    ''o que assistir na TV por assinatura'' ?

    • Fala Mateus, já escrevi metade do post. Creio que no máximo amanhã público ele ok? Abraço!

  • Eu tive sorte de acompanhar a melhor fase do CN, hoje eu não me importaria se esse canal de merda falisse.

    • Rapaz... Também tive a sorte e a honra de acompanhar esse canal em seus tempos áureos, dourados e mágicos (Era Ckeckerboard, Era Powerhouse e parte a Era City), não só ele, mas como, também, a Nickelodeon e a extinta Fox Kids/Jetix, todos em seus tempos áureos (lê-se até o fim de 2004 ou, estourando, 2006). Foram anos de dedicação, era praticamente um ritual, voltar da escola (sempre estudei de manhã), tomar banho, deixar tudo o mais arrumado e organizado possível pra poder passar o dia todo vendo desenho e "navegando" pelos três reis de audiência da TV paga. Lembro que os desenhos de 12:30 até 17:00 (normalmente desenhos de ação, como As Aventuras de Jackie e Chan, por exemplo, mas era muita variação) serviam como um aquecimento para assistir o Toonami (que começava às 17:00 e terminava às 19:00), este que sempre abria com Pokémon, às 17:00 da tarde, depois entrava em horário nobre, com todos os clássicos do canal, os famosos Cartoon Cartoons, e tinha um bloco sensacional também, chamado "Desenhos Incríveis - O Show", que, se não me engano, foi de onde saíram as idéias pra fazer os originais do canal, e depois o Adult Swim fechava o dia com chave de ouro. Tempos formidáveis, e quando digo isso, não é por pura nostalgia ou saudosismo, todavia, pra ser bem sincero, essa nova e as próximas gerações jamais saberão o que é isso.

  • Acho que não é somente a Nick que está mudando, acho que todos os canais infantis, principalmente a Nickelodeon que antigamente tinha muitas coisas boas e hoje a maioria não presta é mais do mesmo as vezes tem algumas coisas que dá para assistir, porém outras vezes não tem e isso acontece também no CN, toda hora que coloco no CN vejo ''Ben10'' ou ''Apenas um Show'', se querem coisas novas que pelo o menos reprisem as velhas também, nem todos tem acesso ao Tooncast! :D

  • O Cartoon Network já foi bom.
    Hoje em dia eu aposto muito no Tooncast acredito que é um canal que vai trazer boas relíquias clássicas.
    Já tem na programação. Mas, ainda faltam muitos desenhos bacanas.
    No Tooncast de mais legal são os desenhos ACME antigos.
    Samurai Jack que é muito bom!

    • também acho que o Tooncast vai botar pra quebrar, só passa clássicos dos anos 70,80,90 e 2000, cartoon network já era. Acredito que logo logo deve trazer animes além do dragon ball, que já passa.

  • O canal para mim começou a declinar de 2012, em 2013 foi que o houve o seu impacto no triste solo do fracasso, mesmice, escassez de conteúdo de qualidade e perda de variedade. Assim como o History Channel ele era "o canal", mas hoje não é sequer uma pequena fração do que foi no passado.

  • Eu tive o privilégio de participar dessa grande época do cartoon network, sei que hoje pode não estar com tanta variedade que tinha antigamente, mas acho que vocês que não acompanharam nem sequer um desenho inteiro de hoje em dia, não tem moral pra falar sobre os desenhos ! É um fato que o CN nunca vai ser como antes, mas ainda tem alguns desenhos bons, que acredito que se vocês verem pelo menos um episódio inteiro de: Hora de Aventura, Apenas Um Show, Steven Universo, Clarêncio o Otimista, Titio Avô ( não é tão bom quanto os outros mais dependendo do episódio é hilário ), Irmão do Jorel, O incrível mundo de Gumball, O Show dos Looney Tunes, Teen Titans Go !, Mad, Jonny Test, Drama Total, Angelo Rules,etc... Vão mudar de idéia ok ? Quem não conhece direito, fica quieto. É quer saber ? Digitei tudo isso só por uma coisa que eu tenho diferente de alguns jovens que assistem e adoram o cartoon de hoje, Tenho opinião própria, e sei reconhecer o trabalho todo que está por trás dos desenhos !! Se você realmente não gosta dos desenhos mais pelo menos assistiu os episódios inteiros beleza, julgue o quanto quiser, você pode, tem personalidade !!!!!!!!!

Posts Recentes

Assista jogos de pôquer na TV: confira a lista de programas

O jogo de poker tem uma natureza intrigante e cativante. São diversos os sentimentos e…

6 anos ago

Assinar Crunchyroll vale a pena?

Analisaremos hoje o serviço de streaming preferido de 10 em cada 10 fãs de animes:…

6 anos ago

Dragon Ball FighterZ para Nintendo Switch – o que sabemos

O mais novo game de Dragon Ball acaba de ser lançado para PC, PS4 e…

6 anos ago

Assinar HBO GO vale a pena?

Desde o final de 2017 é possível assinar HBO GO mesmo sem ter TV por…

6 anos ago

Os melhores jogos de corrida para o Nintendo Switch

2017 foi o ano do Nintendo Switch. Nenhum concorrente vendeu tanto quanto o hibrido da…

6 anos ago

Pirataria de TV por assinatura será crime específico

Muito já falamos aqui no eXorbeo sobre pirataria de TV, gatonet, sobre os falecidos receptores…

6 anos ago