Computador mais barato da história chega as lojas

    0
    O RaspBerry Pi finalmente chegou às lojas. Depois de anos de desenvolvimento o extremamente micro computador chegou às lojas e esgotou o estoque de 10mil unidades em apenas 24 horas.
    O inusitado aparelho possui um processador de 700 MHz (clock da década de 90, mas melhorado) e 256Mb de Ram. O pequenino já provou em testes que não é qualquer porcaria: conseguiu rodar Quake 3 em Full HD.

    A configuração e o tamanho dele não assustam tanto assim, pois smartphones são até menores e muito mais potentes que ele.  Porém sua versão mais cara, que custa cerca de R$60 conta também com porta ethernet para conexão de internet banda larga. Não consigo ver qualquer outra vantagem no aparelho fora o seu preço, pois poderia incluir tranquilamente na versão mais barata a conexão wi-fi.
    Para efeitos de comparação, outros aparelhos menores que essa plaquinha em forma de PC, possuem processadores dual core de mais de 1GHz, 2Gb de Ram, Placa de vídeo dedicada, saída mini HDMI, conexão Wireless, Mini USB, cameras para video conferência, sistema operacional próprio e também um monitor próprio em alta definição (tela própria). O problema aqui é o preço. A configuração citada, presente no iPhone 4S ou no Samsung Galaxy S2, custa no mínimo 1000 reais lá fora.
    Sem contar que seu design, expondo todos os componentes beira o ridículo. A desculpa é o barateamento de custos, mas até calculadoras de 2 reais possuem uma capa plásticas, por pior que sejam.

    A versão mais barata custa R$40 lá fora, e não possui nenhuma previsão de lançamento por aqui. 
    COMPARTILHE