O leitor Quinho e diversos outros nos avisaram sobre as reclamações e protestos que marcaram o fim de semana para a NET e SKY. O motivo seria a ausência do Esporte Interativo na line-up das operadoras citadas. A entrada do canal já vem sendo pedido pelos clientes há bastante tempo. Porém, tudo se intensificou no fim de semana já que o Esporte Interativo detém os direitos do Mundial de Handebol Feminino, torneio onde o Brasil chegou pela primeira vez à semifinal. A partida, da qual o Brasil ganhou da Dinamarca, foi exibida pelo canal, assim como a final, na qual as meninas da seleção ganharam das sérvias, levando pela primeira vez título para casa, calando os torcedores rivais vencendo por 22 a 20.
Tudo muito bonito e emocionante para quem assistiu, o que não foi o caso dos clientes da NET e SKY principalmente. Como as operadoras não contam com o canal aberto Esporte Interativo, a única a transmitir as partidas, elas foram alvo de uma revolta online. Nas redes sociais como o Facebook e Twitter foi um grande barulho, que já vinha acontecendo de forma mais tranquila nos últimos dias prévios das partidas.
Porém, não foram só os clientes regulares que fizeram barulho nesse fim de semana. O conhecido Juca Kfouri postou em seu blog sobre a partida em ritmo de comemoração. Porém, terminou o texto com: “Um espanto, um sucesso, que só pode ser visto no Esporte Interativo. E bem que a NET poderia ter o canal… Eu vi no meu tablete, mas teria sido melhor ver na TV”.
Ainda não deixando o assunto de lado, Kfouri publicou o texto que Edgar Diniz, presidente do Esporte Interativo, o enviou em relação a ausência do canal nas operadoras NET e SKY. Entre outras coisas, ele afirmou que apesar do enorme tamanho e qualidade do Esporte Interativo, o mundo da TV Paga é injusto, dando a entender que a NET e a SKY só não adicionam o canal em sua line-up pela proibição de programadoras que contam com canais concorrentes (Globosat?).
Impressionados pela honestidade e a coragem de Kfouri e Edgar, outros também entraram na onda de protestos, como Jorge Kajuru via seu Facebook e Marcelo Parada via seu Twitter. É bom ver que os clientes e formadores de opinião estão se movimentando e mostrando sua indignação. Assim, poderemos começar a lutar contra o monopólio que afeta tantas áreas do Brasil, inclusive a TV Paga.