Anonymous liberam conteúdo da Sony

    1
    Se você está antenado nas novidades da internet, provavelmente sabe sobre o fechamento do Megaupload pelo F.B.I.
    Mas se você ficou sabendo apenas da Luiza que estava no Canadá e o suposto estupro do BBB 12, vamos resumir para você:
    Entenda o que vem acontecendo
    O Megaupload é o maior site de compartilhamento e armazenamento de arquivos. O sistema já existe na internet há muito anos e já teve seu pico de acesso. O usuário paga uma determinada taxa para poder

    armazenar seus arquivos em servidores privados, no caso do Megaupload. Para recuperar esse arquivo quando quiser, o usuário recebe um link, para realizar o download do mesmo quando quiser.

    Acontece que como tudo no mundo, sempre há alguém que usa de qualquer meio para infringir a lei. Com o tempo os usuários passaram a usar o serviço para armazenar músicas, filmes e quaisquer outros arquivos para depois compartilhar o link dos mesmos. Portanto, quem tivesse em poder do link, poderia baixar o arquivo (pagando pelo serviço ou não).
    Vale lembrar (para ajudar a entender a questão) que o Megaupload apesar de ser o maior, é apenas mais um site da categoria e não é o único meio de compartilhamento de arquivos, perdendo de longe para o uso dos famosos .torrents.

    Aprenda a baixar torrents e entenda como funcionam

    A investida do F.B.I ao fechar o site e prender o dono e empregados se resume a uma ação que se espera ser exemplar e extirpar os outros já existentes. Até o momento não percebi o fechamento de nenhum outro site, como o enorme 4shared ou zshare, muito menos um fechamento voluntário. O que deve estar ocorrendo agora é uma prevenção e mudança de endereço dos donos dos outros sites e de seus servidores.

    Por anos isso causou a ira de gravadoras, estúdios de filmes e produtoras de games, que passaram a acumular diversos prejuízos. Os argumentos de quem é à favor do compartilhamento se resumem ao acesso livre de cultura e entretenimento para quem não tem condições de compra-lo.
    Dono do Meagauplod, mansões e carros
    de luxo, pode pegar mais de 20 anos de
    reclusão.
    Não entrarei no mérito do que é moral ou imoral, até porque a conduta é por si só criminosa. Quem acha que o tipo penal que protege o direito autoral é abusiva e incorreta, precisa processar com o respectivo governo e seu poder legislativo que criou tal norma.
    Novamente e como sempre ocorre nesse assuntos, existem dois lados: o da legalidade e o da ilegalidade. Não são todos os usuários do serviço que postam arquivos proibidos e talvez nem seja a maioria absoluta. Muitas pessoas usam o Megaupload como uma extensão segura de seu HD, armazenando fotos, vídeos e documentos legais e pessoais. Todas essas pessoas, pagantes do serviço estão hoje órfãs de explicações e sem saber o que de fato irá ocorrer com seus dados e arquivos.
    Sobre o SOPA

    O eXorbeo.com foi um dos primeiros sites brasileiros à falar sobre o assunto, já em seu início, assim que o projeto de lei ganhou força. Leia nosso post clicando aqui. A famigerada lei poderá ser em breve aprovada, e caso realmente seja, tudo que você já viu na internet será mudado. A internet se tornará mais uma televisão com muitos canais do que qualquer outra coisa. Se você gosta de ter voz e expressar suas opinião, aproveite, use nossa caixa de comentários abaixo. Caso a lei seja aprovada, dificilmente você verá outra caixa dessas para escrever em qualquer site ou blog da internet.

    Caso consiga, apenas algumas comentários, severamente moderados, serão publicados. É a responsabilização absoluta dos donos de sites pelas condutas de seus “clientes”.
    Os Anonymous
    E sobre os protestos, chegamos então ao assunto do post: o grupo Anonymous, famoso por suas manifestações contra a censura e a pressão exercida sobre os sites e sistemas de compartilhamento de arquivos, está bombardeando sites e sistemas de dados do governo americano. Já no mesmo dia em que o Megaupload foi fechado cerca de 5 mil integrantes do grupo conseguiram derrubar o site do F.B.I e alguns outros do governo norte americano.
    O Anonymous é um grupo organizado que surgiu no 4chan e ganhou força no submundo da internet, a Deep Web. Por anos escondido de 98% dos usuários de internet, usou do anonimato para compartilhar senhas, arquivos, livros, documentos e planejar ataques contra diversos órgãos e sites.

    Seus ataques em geral são uma mistura de hackers e crackers, pois às vezes agem legalmente, procurando brechas nos sistemas com o objetivo de protestar e chamar à atenção e outras vezes infringindo à leis, principalmente de direitos autorais.
    O protesto da vez é novamente a SONY, empresa que vem sofrendo nas mãos de hackers. No ano passado tiveram a sua Playstation Network invadida e os dados de todos os usuários roubados. O ataque rendeu prejuízos, difamação, desvalorização da marca, protestos e indenizações.
    A bola da vez são suas propriedades intelectuais, músicas e filmes especificamente. Com a criação de um site que não divulgarei aqui, reuniram vários links com filmes músicas e seriados da SONY nas últimas décadas, todos disponíveis para download. Vale lembrar que os arquivos já estavam disponíveis na internet, sendo que apenas linkaram a página que corre há uma semana na Deepweb, disponibilizando para os usuários “comuns”.
    Nossa postura
    Nos do eXorbeo.com não apoiamos a pirataria. Somos à favor da discussão dobre direitos autorais, distribuição de conteúdo e novas formas de seu lucrar nos tempos na internet (coisa que as gravadoras aprenderam a fazer). O caso aqui é muitos ainda não conseguem se colocar no lugar de estúdios de filmes, atores, patrocinadores, músicos e produtores de jogos, entre os outros afetados. 
    Existem muitos interesses em jogo obviamente, mas o problema maior aqui é que o brasileiro muitas vezes acaba se vitimizando, criticando impostos que nosso governo cobra e que torna o acesso a cultura distante e caro. E isso é válido. Mas o que uma produtora de jogos européia tem a ver com os problemas de nosso governo? Teria ela que pagar por 180 milhões de supostas vítimas que não “podem” comprar os jogos e filmes? Sinceramente acho que não. Mas essa é minha opinião obviamente.  
    Sua postura
    Caso realmente se incomode com o futuro da internet, com a postura do EUA em censurar o que não se pode acabar e do fim da liberdade de expressão na internet, talvez seja a hora de se tornar alguém mais ativo e importante no processo. Talvez seja a hora de canalizar as forças e o tempo perdido com futilidades gasto em redes sociais, compartilhando assuntos de real interesse, como esse. Se posicionar e levar o conhecimento aos amigos e conhecidos já é um grande passo para ajudar que a internet não vire um mundinho fechado vigiado por gigantes e você mais um expectador da opinião dos outros, sem poder fazer nada, nem ao menos desdenhar ou se contrapor. Será um retrocesso de anos e mais um canal ideal para controlas as massas (não que já não seja o suficiente).
    COMPARTILHE