A nova Rede Globo e o velho Adnet

2

Realmente fomos bastante surpreendidos pela Rede Globo na última semana: e positivamente. A estreia do novo programa do Marcelo Adnet veio para confirmar que TUDO nessa vida pode mudar, inclusive impressões antigas, posicionamentos, ética, moral… realmente quase nada é imutável nesse mundo.

A estreia do “Tá no ar: a TV na TV” veio para mexer com as impressões que tínhamos sobre o humor na Globo – leia aqui Zorra Total – e sobre a postura sempre muito conservadora do canal. A inteligência, coragem e sorte de Adnet e Marcius Melhen, produtores do novo programa,  conseguiu não só chamar a atenção de todos que assistiram ou que leram sobre a estreia, mas também pode trazer consigo uma revisão positiva em tudo que a emissora tem para oferecer.logo ta no ar: tv na tv

Mudanças no Brasil em si

A Rede Globo que é sempre tão criticada por muitos sobre suas posturas de mercado, sempre muito dura para realizar mudanças, nos mostra que as quedas no ibope, alterações na renda e perfil de seu público, além de TANTOS outros fatores envolvidos, fizeram sim que a maior emissora brasileira revisse seus planos e estrutura datada.

E não falamos apenas dos beijos gay, dos papeis protagonizados por pessoas que antes eram excluídas da sociedade, minorias. A Rede Globo mudou sua grade, trocou horários, remanejou profissionais que há muitos anos cumpriam as mesmas funções… muitas mudanças ocorreram.

A emissora entra agora em uma nova geração do humor no Brasil. Parece ter mudado também após o contato com profissionais como o pessoal do Porta dos Fundos: hoje praticamente todos trabalham ou trabalharam na emissora. O humor politicamente incorreto trazido por eles aos poucos foi ingressando no canal, chegando à área criativa. E é aqui que tudo começa a mudar.

O Tá no ar: a TV na TV em si

O programa em si não pode ser considerada uma obra prima do humor, digamos assim. Não é uma hiper produção que fará você rir do começo ao fim. O programa ficou bastante bom justamente por estar onde está, na Rede Globo. Com sacadas inteligentes que todos sabemos que o Adnet possui, ele consegue provocar e satirizar o próprio canal, os demais canais de TV e os próprios telespectadores, e tudo isso de uma forma amena sem precisar desrespeitar ninguém.

Imitação de Silvio Santos na Globo, crítica à Marcelo Rezende, ao governo, ao SUS e as religiões

Em piada pronta, Adnet cita o SBT, a REDETV! e a Band como “co-irmãs”, além é claro de criticar a própria Globo que nunca permitiu que isso fosse feito.

Ainda foram feitas sátiras – tipo de humor mais comum de Adnet – de comerciais como o da Friboi e do Posto Ipiranga.

adnet imitando silvio santos

Outro assunto que pensamos nunca ver na Globo (ao menos não nesse século), seriam piadas envolvendo religião, tão comuns na nova geração de humor no país. Com a “Galinha Preta Pintadinha”, Adnet fez dar boas risadas com um vídeo “infantil” que fala sobre o candomblé, as macumbas e despachos.

Ao final do vídeo o programa entrevistas pessoas comuns pedindo opinião sobre o programa. Uma mulher comenta:[pull_quote_center]”Eu só não gostam quando eles brincam com a minha religião, ainda bem que eles debocharam foi dos macumbeiros e deixaram meu Jesus em paz.”[/pull_quote_center]Em seguida um vídeo mostra o MC Jesus de Nazaré contando um rap gravado pela “Quarto prego Recordes” do álbum “Antes da cruz”. Sensacional.

Outra pessoa comenta ainda:  “Aquele Adnet era muito melhor na MTV, no coisa da música”. Opinião quase que unânime graças as últimas participações de Adnet na Globo.

Em vários momentos também, o programa mostra um telespectador ativista interpretado por Adnet, revoltado com a emissora carioca, proferindo diversas críticas de senso comum contra a Globo, falando sobre as várias teorias da conspiração que sempre são levantada contra a emissora e sua suposta influência sobre a vida e cultura da população “alienada”.

É uma nova Rede Globo, ninguém pode negar

Fora toda essa análise que fizemos, pautada praticamente apenas nas questões criativas e morais no canal, tivemos também as mudanças tecnológicas: após muitas brigas legais com o Youtube e toda a internet tentando remover vídeos de seu conteúdo, a Globo agora através do seu GShow transmite grande parte de sua programação, incluindo o Tá no ar: TV na TV.

Assista ao primeiro episódio do Tá no ar: a TV na TV online completo aqui

E é isso. Espero que a qualidade do programa de estreia possa ser vista nas próximas semanas e por um bom tempo. Esperamos também que liberdade dada para Adnet possa ser estendida para os demais programas e profissionais do canal, seria o inicio de uma nova era na TV aberta brasileira, sem dúvidas.

COMPARTILHE