A banda KA e o SKS dos piratas

Com o lançamento do Amazonas 3 em 2012, além de mais possibilidades, espaço para novos canais e novos serviços, uma novidade se destacou: a banda larga via satélite através da banda KA.

Confira também a primeira operadora de internet via banda KA comercialmente viável no Brasil

Até pouco tempo a internet via satélite no Brasil era considerada um serviço praticamente emergencial: buscava atender apenas aqueles lugares esquecidos no mundo onde pouca ou nenhuma conexão com a internet existia (geralmente para acelerar conexões discadas e via rádio).

*Matéria original de 2013 atualizada em julho de 2016

A internet banda larga via satélite que usa a banda KA já vem sendo usada no México há alguns anos. O serviço além de apresentar velocidades muito atrativas (chega até a 100 MBs), possibilita o uso de antenas que fazem upload e download ao mesmo tempo, sem precisar de uma conexão extra apenas para upload (caso das antigas conexões que usavam a banca C ou KU).

Hoje em dia o uso dessa internet está quase acabando, sendo que muitas operadoras já desativaram seus serviços de transmissão de internet (como o Telstar 12, que foi pressionado pelas operadoras para que desativasse o serviço que era utilizado quase que unicamente para realizar satélite sharing, o meio mais usado atualmente para piratear tv por assinatura – o SKS que abordaremos na matéria de hoje).

Hoje os poucos satélites que disponibilizam  o serviço de internet em baixa velocidade são o Hispasat 30W e o próprio Amazonas. Na mesma situação do antigo Telstar 12, as empresas que operam internet via satélite aqui estão a mercê de um desligamento da TP de dados, sofrendo processos judiciais das operadoras que pedem pelo desligamento para impedir a pirataria de TV por assinatura.

Não perca: a Pirataria de TV por assinatura, os culpados e as consequências 

Entenda como funciona o SKS

A tecnologia SKS foi utilizada pela primeira vez no oriente médio. Foi utilizada para quebrar a criptografia utilizada por uma das principais operadoras locaias, liberando cerca de 10 canais utilizando um micro receptor de rádio (o Microbox, um tipo de receptor de TV miniatura), que teve sua firmware modificada para  captar dados de TPs que ofereciam internet via satélite.

Azbox smart foi o pioneiro da “falcatrua” no Brasil, após a implantação do Nagravision 3 pela Telefônica (hoje Vivo TV.

Como os grandes grupos de pirataria de tv paga possuem servidores de card sharing (tradicional sistema de roubo e compartilhamento ilegal de cartões de TV originais), bastou conseguir enviar o mesmo sinal desse sistema para um satélite (no caso o Telstar 12 que oferecia internet graças a operadora Raggio) que o mesmo faria o papel de alimentar todos os microbox modificados para liberar os canais.

Essa foi a mesma tecnologia trazida pela antiga Azbox Latina ao Brasil, pioneiramente em 2010, com o advento do Nagravision 3 nas operadoras Telefônica Digital, OI TV e Claro TV.

Com a implantação do N3, os receptores “paraguaios” da falecida Azbox morreram. A solução veio com essa “gambiarra” chamada smart.

A solução para a TV pirata no fim da década passada

A chamada solução veio com Microbox importados na China, batizados por aqui de AZBOX Smart. O aparelho era capaz de “reviver” os receptores piratas que não possuíam capacidades técnicas para receber dados juntamente de imagem e som do satélite, atuando então como um segundo tunner (daí a necessidade de duas antenas, uma captando o sinal de internet e a outra de imagem e som à serem liberados).

A maioria das residências que apresentam duas antenas no telhado, de mesmo tamanho mas apontadas para direções diferentes, são usadas por usuários do sistema SKS. As operadoras inclusive criaram um telefone para receber denúncias de residências assim.

Receptores mais modernos vinham com dois Tunners: um recebe som e imagem e outro as chaves para liberar os canais através de internet via satélite.

O SKS e as dificuldades encontrados no sistema de desbloqueio de TV

Em que pese o sucesso comercial rápido, afinal ninguém queria ter que jogar os receptores inutilizados fora, o Smart teve um funcionamento inicial terrível.

Com um começo tecnicamente pífio (logo após o inicio das vendas o servidor de CS que ficava em Santos e era mantido pela empresa foi localizado pela Polícia Federal) e com concorrentes surgindo (como o iBox), aos poucos a tecnologia invadiu o país, espalhando esperanças à quem estava com o receptor “encostado”.

Relembra aqui: Servidor Azbox é encontrado pela Polícia Federal e marca chega ao fim

Com uma placa de IPTV clonada de um assinante comum do serviço de internet via satélite da empresa Raggio, os servidores de CS podiam gratuitamente “embutir” as chaves de liberação no satélite.

O lucro estaria então na venda desses adaptadores e mais tarde no lançamento de receptores ainda mais modernos, já com dois tunners embutidos e capazes de reproduzir canais em HD. O serviço funcionou até a desativação da TP de dados do Telstar 12, sendo substituído pelo Hispasat 30.

Mais tarde algumas marcas mais novas de receptores que sobreviveram frente a todas as investidas anti pirataria, passaram a eliminar a necessidade de uso de duas antenas. O satélite Amazonas foi a casa da volta da Raggio no ramo, sendo ela mais uma vez usada pelo piratas para distribuir as chamadas Keys de liberação de sinal.

Como o mesmo satélite transmitia os canais de TV e o sinal de Internet, uma mesma antena utilizando um tunner duplo passou a conseguir liberar os canais.

Central de denuncias passou a apurar residências que continham mais de uma antena no telhado.

TV Pirata: O barato que sai caro

O sistema parece muito interessante e intrigante não é mesmo? Talvez até seja, mas a experiência com o uso do SKS é no mínimo lamentável. Instabilidades tanto na leitura dos cartões quanto na comunicação entre o server pirata até a estação de envio sofrem com problemas técnicos.

No envio da terra ao satélite o sinal sofre com os efeitos de chuvas, ventos e demais interferências.

Um mal apontamento das antenas (que geralmente são as pequenas de 45 ou 60cm) dificulta a recepção do sinal de dados. E para completar receptores com firmwares carregados de defeitos, tornam a experiência de ver TV frustrante.

Economiza-se na mensalidade e convive-se com a incerteza de saber se um programa, filme ou transmissão esportiva poderão ser assistidos até o fim.

Estimasse que os grupos de pirataria de TV já faturam quase 2 bilhões de reais por ano

A pirataria de TV no Brasil

A pirataria sobrevive hoje apenas graças ao próprio serviço de transmissão de dados via satélite e pela própria internet. Como as criptografias usadas por todas as operadoras do Brasil hoje são tecnicamente inquebráveis (tanto o N3 quanto o NDS da SKY), a única forma adotada pelo pirateiros é a de enganar as chaves, se passando por clientes reais graças ao compartilhamento de cartões válidos e com as mensalidades pagas.

O eXorbeo luta contra a pirataria de TV por assinatura

Para quem conhece o eXorbeo.com, sabe que desde o início lutamos contra a pirataria, seja ela de qualquer natureza (de TV, rádio, software, filmes, games). São as atividades ilícitas que financiam o crime organizado no mundo, movimentando redes que traficam armas, drogas, e que sonegam impostos que poderiam ser usados para outros objetivos.

* Todas as informações da matéria foram retiradas de fóruns e blogs dedicados ao compartilhamento do assunto. Não aconselhamos o uso de nenhum sistema pirata, seja qual ele for, e alertamos para o fato de que as condutas citadas são passíveis de imputações criminais e administrativas e as penas podem ser severas.

Clique aqui e confira todos os nossos posts sobre pirataria de TV 

exorbeo

Ver comentários

  • sim amigo,concordo apenas vc esqueceu de falar dos valores absurdos cobrados pelas operadoras de tv, se tivesse valores mais justos aos cosumidores não existia pirataria.

    • Pirataria é uma questão antiética e imoral. Ainda que cobrassem bem menos haveria gente "obtendo vantagens ". TV paga não é serviço essencial, ou seja, é para quem deseja e pode pagar por ela.

    • Engano seu, Sou vendedor há anos e te garanto: o povão gosta das coisas de graça, não importando a qualidade. Se a Sky oferecesse o pacote HD completo com todos os canais e pay per view e cobrasse R$90,00 reais, ainda assim existiria pirataria.
      Uma prova disso é a pirataria de CD's. Antigamente um cd pirata custava de 5 a 7 reais, mas era quase que idêntico ao original. Vinha com box de plastico, impressão sobre a mídia, cd prateado, capa e contracapa de qualidade, etc.
      Hoje, as pessoas compram 6 cd's por 10 reais, com a midia mais barata, no saquinho plastico e impressão vagabunda. E ainda pedem desconto!!!!!!!

      • Disse tudo! Tudo bem que o preço das assinaturas está um absurdo, mas mesmo baixando bem o preço haverá quem queira "de graça". Isso de levar vantagem em tudo já faz parte da cultura de nosso país. Fruto de má educação e de mau exemplo por parte de nossos governantes e políticos. Bom, enquanto o povo não enxergar que existe coisa mais importante do que futebol, carnaval e novela...

        • É a mesma história do homem que colocou uma geladeira na rua, com uma placa dizendo que quem quisesse poderia levar, pois era de graça. Ninguém levou.
          Aí ele colocou outra placa, dizendo vende-se. A geladeira desapareceu no mesmo dia.
          Não é o preço que impulsiona a pirataria e sim, o querer levar vantagem.

      • Que é ruim é. mas concordo em partes com seu comentário:
        Existe todo tipo de gente, ou seja, todo tipo de consumidor, e mesmo que da pior maneira o CD e o DVD pirata contribuíram para o barateamento dos originais.
        Que é preciso combater a pirataria todos sabem, mas não é só isso vai do excesso de impostos ao lucro abusivo, e o pior os monopólios, ou os cartéis, pois concorrência no Brasil não existe, fiscalização só dos pequenos e dos piratas, de resto ninguém é fiscalizado.
        Pirata é um péssimo negócio sim, ninguém deve ficar defendendo isso, mas e o resto?

    • Os cara falando que é crime mas aposto que compram dvd e jogo pirata assim como fazem o download e procuram videos online por meio de terceiros, tudo isso de forma ilegal e vem pagar de moralista deviam ter vergonha de falarem isso.

  • Preclaro exorbeo, gostei do ranking das tvs por assinatura. Tenho a claro e tentei colocar um ponto adicional (25,00 +5,00=30,00). Mensalidade de 25 reais mais 50,00 reais de instalação, esta diluída em 10 prestações que desisti por ser quase 30% do valor da mensalidade que é de 100,00. Gostaria, se não for pedir demais, que o amigo ou os amigos do blog postassem mensagens a respeito do ponto adicional, se as operadoras podem cobrar ou não. Obrigado, Geraldo

  • Não podem mais cobrar por um ponto extra , pois o Supremo determinou que apartir de 2013 ficaria proibido cobrar por ponto extra pois es entende que o consumidor paga por um serviço e nao por ponto sendo o consumidor pode ter varios ponto em sua casa. fonte: A voz do Brasil do dia 31/12

  • Não pode cobrar por ponto extra, mas elas cobram por locação do equipamento (receptor). O serviço de tv por assinatura no Brasil é uma vergonha, caro e de baixa qualidade. Enquanto as pessoas e blogs como esse continuarem achando que pirataria é crime, e não entenderem que quem comete crime de estelionato público são as operadoras que exploram um serviço pífio, a pirataria vai continuar.

    • Na certa o amigo deve ter ou quer ter um desses aparelhos box. Pra defender. Não concordo com os valores cobrados por exemplo pelo pfc, pelo combate e pelo ponto extra. Mas pirataria é crime e lugar de criminoso é na cadeia. Eu tenho o que eu posso ter e não o que eu quero ter. Nós Brasileiros devemos trabalhar as questões éticas dentro da familia e acabar com essa idiotice de querer levar vantagem em tudo.

      • O José Dirceu ta solto, o Lula, o Valério, a Dilma. Falando nisso, cade o Delubio? TA RINDO DA NOSSA CARA, PASSEANDO NA EUROPA E FAZENDO COMPRAS COM O MEU DINHEIRO

    • KKKKKKK TENHO PENA DE VCS QUE NAO TEM INTELIGENCIA.
      SO ESTAMOS SEGUINDO O EXEMPLO DOS POLITICOS DO BRASIL.
      ISSO NAO É PIRATARIA É TV GENERICA.

    • Se você rouba é crime! independente se roubar de ricos ou de póbres.
      Se você acha que esta sendo roubado pelas operadoras, saiba que roubar delas faz de você um ladrão também.

  • Faça um favor,de esses conselhos para aquele pessoal la de Brasilia,os coitado não roubam nada né.

  • È pura hipocrisia e ainda mais o que você diz, ainda vai ser verificado para ser aprovado, Cadê o direito de expressão?

  • a tv por assinatura cresce tanto no pais por falta de informação de quem contrata, tenho certeza que mais de 60% de quem contrata, antes de termina um ano cancela,tv por assinatura hoje ta uma merda e cobram um preço muito alto por merda.

  • e parem de ser hipócritas, a maioria que comenta aqui sobre pirataria usa de um jeito ou de outro ela.

  • se vc se acha o certinho e esta na rasão ,pq bloqueia meus comentarios !!!
    não falo nada mais do que a verdade

  • pirataria é crime e ponto final. não tem como concordar. é roubo puro e simples. a questão do preço alto é outro problema, mas uma coisa não justifica outra. se um vinho é caro e você não pode comprar, você vai roubar ? é a mesma coisa que a pirataria de sinais. é crime.

Posts Recentes

Assista jogos de pôquer na TV: confira a lista de programas

O jogo de poker tem uma natureza intrigante e cativante. São diversos os sentimentos e…

6 anos ago

Assinar Crunchyroll vale a pena?

Analisaremos hoje o serviço de streaming preferido de 10 em cada 10 fãs de animes:…

6 anos ago

Dragon Ball FighterZ para Nintendo Switch – o que sabemos

O mais novo game de Dragon Ball acaba de ser lançado para PC, PS4 e…

6 anos ago

Assinar HBO GO vale a pena?

Desde o final de 2017 é possível assinar HBO GO mesmo sem ter TV por…

6 anos ago

Os melhores jogos de corrida para o Nintendo Switch

2017 foi o ano do Nintendo Switch. Nenhum concorrente vendeu tanto quanto o hibrido da…

6 anos ago

Pirataria de TV por assinatura será crime específico

Muito já falamos aqui no eXorbeo sobre pirataria de TV, gatonet, sobre os falecidos receptores…

6 anos ago