Especiais

Pirataria na TV por assinatura: Culpados, objetivos e consequências

Hoje trataremos de um assunto polêmico mas que não pode ser deixado de lado: a pirataria na TV por assinatura brasileira.

Ao analisar muitos comentários nas postagens sobre o assunto, notamos que temos muitos visitantes que utilizam esses sistemas piratas, inclusive defendendo a prática com unhas e dentes. Portanto, é nossa obrigação opinar sobre um fenômeno que afeta todo o mercado de TV desde pelo menos 2006.

Post de 2012, traduzido em junho de 2016 com as perspectivas atuais sobre o tema

Os jornais e a internet em geral ignoram o tema e poucos se manifestam, apenas censurando os comentários. Mas nós do eXorbeo não deixaremos passar, e você, nosso leitor, não deixe de comentar neste post, que é a maior pesquisa sobre o tema já realizada e postada na internet.

Veja ainda: Servidor AZBOX é encontrado pela Polícia Federal e empresa chega ao fim

PRIMEIRAMENTE PEDIREMOS NESSE POST ESPECIAL SOBRE TV PIRATA ALGUMAS COISAS:

  1. Você, que possui sua “NET GATO”, AZBOX, AZAMERICA, TOCOMSAT, I-BOX, FREE SKY, ou qualquer que seja seu aparelho de receptação de TV pirata em casa, que leia até o fim antes de julgar nossa opinião;
  2. Você que como a maioria da população que tem TV por assinatura, e que paga a salgada mensalidade todo o mês e que trabalha para isso, que leia apenas se tiver interesse em saber como as coisas funcionam, jamais como um incentivo do uso de tal sistema ilegal;
  3. Você que caiu aqui procurando no google por keywords como: assistir tv de graça, azbox tv pirata, via embratel de graça, cs sky, tv sem mensalidade, tv pirata, comprar azbox, card sharing, i-box preço, melhor dongle, azamerica comprar, ver tv online de graça, tv por assinatura de graça, claro tv duas antenas, canais HD CS sky, sky cs hd, nagra 3 quabrado, e mais um milhão de buscas que são feitas a cada minuto no Google sobre o assunto… Por favor, não continue a leitura, pois não achará o que quer por aqui e ficará triste com o nosso site;
  4. Você que apenas quer se informar mas tem preguiça de ler algo tão extenso, vamos destacar em negrito os temas principais. Portanto faça leitura dinâmica se for preciso, mas saiba que gostaríamos de saber A SUA OPINIÃO SOBRE O TEMA. Comente, nem que seja anonimamente.
Vemos no exemplo um dos receptores usados atualmente para TV via satélite grátis, burlando a codificação de canais via internet.

Começaremos a discussão com o seguinte ponto:

Ver TV por assinatura de graça, é uma forma de protesto?

Não. De jeito nenhum. Pirataria é levar vantagem, é corrupção. É deixar de pagar por algo que possui um valor, usufruindo de um benefício proporcionado pelo serviço, como se pago tivesse.

Sempre foi e sempre será esse o objetivo de quem prática o uso da TV Pirata. Ela existe na maioria do países do  mundo, em maior ou menor número, variando apenas de acordo com o nível de educação e renda da população.

Não é o preço do produto ser alto ou baixo que determina se a pirataria existirá ou não, apenas o sentimento de fazer algo certo ou algo errado, o legal ou o ilegal. No decorrer do post demonstraremos passo a passo o porquê de tal prática não ajudar ninguém, apenas os “malandros”, vendedores, instaladores e usuários do sistema.

Protestar é reclamar, é não usar – já que é ruim, forçando assim um esforço de quem vende o serviço para melhorá-lo.

Um dos primeiros receptores usados para a pirataria de TV foram os da marca AZBOX, que se disfarçavam de receptores FTA, destinados a antenas parabólicas comuns.

Ver tv de graça, é ilegal?

Para discussão do temas traremos casos práticos como exemplo:

Se uma empresa gigante, milionária, que cobra um alto preço por seus produtos ou serviços, como por exemplo, a Kopenhagen, tradicional fábrica de chocolates mineira. Se ela demonstrar uma falha em seu sistema de segurança da fábrica ou das lojas, permitindo que pessoas entrem e levem seus produtos para consumo próprio e da família (não precisa nem vendê-lo depois).

Você teria alguma dúvida em dizer que foi cometido um crime? Ou será que furtar um chocolate caro porque a empresa é desatenta com sua segurança seria considerado um protesto?

Não, não é protesto. É furto, invasão de domicilio, furto qualificado… e mais alguns tipos penais que deixariam o promotor de justiça feliz da vida em denunciar os envolvidos. O que temos no caso inventado acima de semelhante com a pirataria na TV? Os argumentos de quem defende a prática:

– TV por assinatura é um produto caro e destinado a uma parcela da população “elitizada”;

– Uma falha na segurança que “facilita” a invasão de quem quer que seja;

– O suposto direito de todo brasileiro de ter um produto de qualidade a sua disposição, que graças aos baixos salários e altos impostos, restringe o acesso apenas às classes mais altas.

– É uma empresa grande, com faturamento elevado que supostamente não seria prejudicada pelos furtos, já que os ricos consomem seu produto;

O “malandro” mais exaltado deverá estar gritando em sua casa nesse momento: Mas TV é acesso à cultura! É garantido constitucionalmente. O chocolate não tem nada ver! Sim, tem a ver.

Para o Estado, o conteúdo disponibilizado na TV aberta e no rádio, que é gratuito, é de qualidade e fornece acesso a cultura, dos mais variados segmentos. Pois bem, aqui já tiramos das operadoras a responsabilidade em distribuir conteúdo para todos. Ninguém nunca disse que esse era o objetivo dela existir e um Direito do povo ter esse acesso.

Infelizmente, assim como é o chocolate “fino”, a cobertura de 500 metros quadrados bem localizada, a melhor escola da cidade – a TV por assinatura é destinada A QUEM PODE PAGAR POR ELA.

A frase é chocante, sim. Mas ela é fruto do sistema econômico que mais de 95% dos países do mundo vive atualmente.

Quando a antiga Telefonica codificou seus canais em 2012, os pirateiros ainda tentaram alternativas sofisticadas para burlar os novos sistemas: Smart era capaz de usar internet via satélite para desbloquear canais de TV.

O capitalismo sendo desvirtuado pela pirataria

Não vamos discutir aqui se o sistema econômico é correto ou não, mas precisamos entender aqui a força da distribuição de riquezas e diminuição de desigualdades que se espalhou pelo mundo desde a década passada.

O Brasil nos últimos anos abraçou tal objetivo com toda a sua força. Isso é no mínimo louvável. Acabar com a pobreza e promover a elevação social é um fator primordial para melhorar o país e o mundo como um todo.

O problema aqui é quem acha que pode PULAR a lógica do sistema utilizando da esperteza, de fraudes, para obter vantagens ilícitas. Conhecem essa conduta? É o famoso 171, estelionato. Puro e simples. Quem disse que não era crime?

Muitos acham que não existe tipo penal prevendo a conduta de furto de sinais via satélite, ou via cabo. Mas lembramos que o Código Penal pode ser interpretado de acordo com a vantagem obtida indevidamente. Quem vende, instala e usa tais aparelhos, está sim cometendo o crime de estelionato.

É difícil ser pego? Não tem cadeia para todo mundo? Com certeza. O Brasil tem muitos problemas e este é um deles. Mas será que isso justifica ou da segurança para que todos combinem em cometer crimes juntos, dos mais variados pois não haverá capacidade de julgamento e prisão massivos?

O problema da pirataria mais a fundo:

As operadoras cobram muito caro pelos pacotes? Sim e não. Para quem ganha 20 mil reais por mês, o pacote full com 4 pontos adicionais da SKY que custa cerca de 450 reais mensais, não representa quase nada.

Mas quantos brasileiros estão nessa faixa de renda? Poucos. Mas vejam: o pacote de 450 reais é a única opção válida? Não. A própria SKY do exemplo e as demais operadoras oferecem pacotes à partir de 40 reais mensais, variando em uma média de R$80 à 150 reais. Já é algo muito mais adequado para famílias com renda de 2000 reais por mês, por exemplo. Esses pacotes não oferecem as melhores opções em canais, mas triplicam o número de opções.

A gana de querer sempre o melhor, querer mais, leva muitas pessoas que mesmo em condições de pagar pela assinatura, recorrerem aos meios ilegais e a pirataria de TV. Aqui vemos porque ainda existem as cadeias, o Código Penal e todo esse sistema: a pessoa usa um receptor pirata porque ela não tem nenhum medo de ser presa.

Se roubar uma Ferrari só porque ela é TOP de linha não tivesse consequências restritivas de liberdade das pessoas, minha nossa…  com certeza viveríamos em uma barbárie.

Você acha mesmo que está fazendo o certo?

Você que tem um receptor pirata, com todos os canais liberados, 15 antenas em cima do telhado de casa: Você acha mesmo que o que está fazendo traz benefício para alguém, fora você mesmo?

Caso se você pudesse, teria água, telefone, luz, não pagaria nenhum imposto, furtaria as mercadorias do mercado, não pagaria a mensalidade da melhor escola da cidade para seus filhos estudarem? Você faria um empréstimo sabendo que nunca pagaria apenas para ter o melhor carro que existe?

Se a resposta é sim para tudo isso, ou para algumas das perguntas acima… saiba que algo está muito errado na sua vida. Por favor, pare de criticar os políticos corruptos. Para de achar que os traficantes fazem mal para a sociedade. Pois infelizmente você já pensa como eles!

Nagravison 4 deverá chegar em breve, confira aqui 

E quem paga o preço pela pirataria de TV?

Obviamente que não são as operadoras. Elas não vão baixar os preços porque milhões de usuários compram receptores no Paraguai para burlar seu sistema de canais.

Elas vão repassar os custos aos assinantes que pagam em dia.

Toda empresa que preze sua existência fará isso. É isso que ocorre quando os salários aumentam, os impostos sobem, quando a concorrência diminui… Grandes lojas de departamento que sofrem com furtos, não tornam seus produtos mais acessíveis para diminuir os roubos: elas apenas agregam esse custo nos produtos vendidos, toda a margem que acaba sendo furtado por malandrões.

Quem paga o preço é quem trabalha para pagar de 50 a 300 reais na mensalidade da televisão por assinatura. Paga a conta dele, do vizinho que tem o Net Gato, e de uma rede organiza que fatura milhões de dólares vendendo seus receptores de televisão que seriam supostamente FTA (free to air).

O preço cobrado pela Nagravision e outras empresas de codificação só aumenta de acordo com a habilidade dos hackers em dribla-los, o oposto nunca acontece;

As operadoras ainda acabam vendo seu serviço cair de qualidade: a já comprada GVT TV usou um sistema que precisava de comunicação via internet o tempo todo para proteger sua codificação, tudo para garantir que o cartão não seja “repartido” entre os pirateiros usando CS (O popular Card Sharing).

O resultado é a reclamação dos assinantes que pagam em dia com a instabilidade dos canais, sempre que haviam problemas com a conexão de internet…

Se você quer sabe como funciona essa parte técnica utilizada pelos pirateiros para burlar a TV por assinatura, recomendo a leitura da matéria: Saiba como funciona o SKS utilizado pelos piratas

exorbeo

Ver comentários

  • Pago caro na minha tv por assinatura, mas tenho tudo o que eu quero, detestava passar por um canal e não poder ver o que estava passando, por isso tenho todos. Gostaria que fosse mais barato, mas sei quanto isso custa, o problema é que o pessoal não sabe explorar os canais, só querem saber de telecine e pfc, eles não sabem como é caro ter canais de super estreias e cobertura de campeonatos.

    • Quem reclama de Políticos, nunca pode esquecer que eles saíram do Povo.
      Povo Ladrão = Politico Ladrão.
      Povo Honesto = Politico Honesto.
      O básico é muito simples. Os pais ensinam os filhos a roubarem e tirarem vantagens (ex. tvs), se eles chegarem a ser políticos vão fazer o que aprendeu.
      Não precisa ser inteligente pra intender o porquê cada vez mais surgem favelas.
      O pessoal não tem o mínimo de vontade de aprender a falar. Quanto mais trabalhar e ter uma vida digna.
      Todo dia eu escuto “ Sou tabalhadô” todos nos somos.
      Alguém nesse mundo me diz por favor, existe retorno sem inventimento?
      No final fica tudo em família.
      A frase que vou escrever abaixo tem que explicar. Pois a preguiça do povo brasileiro não os deixa intender.
      “todos colhem o que plantão”
      Se o povo brasileiro for honesto, trabalhador, esforçado, pensar no próximo, “pois se vc pensar no próximo o próximo tb estará pensando em vc, isso é básico”, ter vontade de aprender. Obvio que os governantes também serão assim.
      Tenho certeza que vai ter um babaca que não vai concordar com o que eu escrevi.

      • Não precisa ser inteligente pra INTENDER o porquê cada vez mais surgem favelas. <<< "intendi" e concordo, mas acho que “todos colhem o que PLANTAM”

    • Concordo com o que disse, mas por favor... "plantão", "intender", "inventimento", "tirarem"... realmente o povo não tem vontade de aprender a falar CORRETAMENTE.

    • ptzzzzzzzzz.Como vc é sofisticado.Acompanha os campeonatos de golf e tenis kkkkkkkkkkkk

    • Vc é um sem cultura tbm. Leia a frase correta. " Todos colhem oque plantam"
      Seu jegue de asas

  • Meu preclaro, tenho a claro (tv familia HD) a net (banda larga e tv). Pago uma nota. Seria ideal a claro, que agora é dona da net, juntar o banco de dados de tv, banda larga e celulares, pois tenho tb 3 celulares pós-pagos. A gvt está chegando no meu bairro, já estão me ofertando mundo e fundos. Estou propenso a fazer um teste. Mas quanto ao tópico, tenho por volta de uns 13 anos tv por assinatura e banda larga (menos tempo) e nunca em nenhum momento balancei em pirataria pois não concordo com furto, roubo e afins. abraços, Geraldo,

  • Caros concordo com todo o texto:
    Mas não tenho como concordar em pagar um preço absurdo pelo sinal que mesmo não tenho contratado esta no ar para quem possa ou tenha um pouco de habilidade em recebe-lo. Aos olhos das grandes operadoras que cobram um absurdo sou um ladrão. Mas aos olhos de meus clientes sou a oportunidade mais barata de ter canais de qualidade para ele e para sua família. No momento que tiver preço justo pelo sinal claro que a grande população de sistema de tvs considerados ilegais pagariam sem nenhum questionamento. E isso não é somente do Brasil ou de países mais pobres como o texto sugere. Mas saibam que nos grandes países europeus que surgem os aparelhos que alimentam nosso mercado. Obrigado aos Criadores Portugueses Alemães e etc que nos possibilitam essa oportunidade.

    • E tem mais uma em nosso pais onde quem usa gravata e se diz justo e rouba mais em $ que uma ladrão a mão armada, onde esta o errado ? onde esta a cultura? onde esta o exemplo? Nos paises onde isso não corre a Tv é de graça a qualquer um que quiser asisti-la sem falar na Internet que tambem é aberto a todos...
      Como se nos paises TOP de linha isso não é roubo por que aqui é considerado? Porque se quem assiste quer "guanhar" vantagem e as operadoras que estão guanhando alem do justo !!!

      • Em qual pais a TV por assinatura é de graça????
        Não venha inventar mentiras, Existe TV por assinatura e existe TV aberta. O que estamos descutindo aqui é o crime de burlar o sinal de paga.
        Sim o senhor é um ladrão por invadir um satelite que custou bilhões.
        Não compre gato pot lebre.

        • "Ladrão por invadir um satelite que custou bilhões" - Lbrasil, me explique, como se invade um satélite? Veja, o sinal cai em meu quintal (eu nem pedi), eu tenho como desbloquear e assistir, como estou invadindo um satélite? Agora, se você pode pagar a fortuna que a Sky ou seus donos cobram, então vc é um sortudo! Ou será mesmo? De onde vem todo o dinheiro que vc ganha? Tenho aqui minhas dúvidas...

  • Eu duvido muito que quem já é viciado consiga parar tão rápido assim. Sei que não é fácil para ninguém, mas este tipo de ato é crime do mesmo jeito. Claro que o complexo de Robin Hood ajuda, pois esconde a realidade do crime. Pagamos caro, ninguém duvida disso, mas este caminho não é a solução.

  • Eu sou assinante de TV a cabo aqui em São Paulo quando a operadora se chamava MultiCanal o pessoal da antiga lembra bem isso já faz muito tempo.
    Hoje continuo sendo assinante mas com um pacote básico só que uso um deco para poder abrir os outros canais. Sempre achei um absurdo o preço cobrado pela assinatura e muitas vezes sem poder pagar tive que cancelar. Nunca tive vantagens, ainda mais pagar TV por assinatura e assistir propagandas isso eu não concordo. Pelo menos os preços deveriam ser minimizados por causa da propaganda.

    Não vou mais ser extorquido com esses preços absurdos.
    Chupa NET!!!...Chupa Claro!!!
    Agora sim pago um preço bom e tenho uma programação compatível.
    Agora é minha vez.

  • Seria hipocrisia taxar as pessoas que "usam" a pirataria de crimonosos, pois é sabido da natureza nossa de querer levar vantagem em tudo, e isso não vai mudar da noite para o dia. Quem não tem um cd ou dvd pirata? Quem nunca tirou um "xerox" na vida? Quem, numa situação extrema, não oferece uma "molhadinha" na mão de uma autoridade? Isso independente de classe social ou nivel de escolaridade, infelizmente está no DNA da maioria da população. Mas ha de se analisar que a pirataria na TV por assinatura foi benéfica, prova disso foi a chegada desses "az box" da vida: antes da ploriferação deles, o mercado estava estagnado, hoje cresce a passos largos. Serviu como impulso ao mercado.

    • Correto. O brasileiro só fala que é errado aquilo que ele não pratica, mas duvido que existe alguém perfeito. Exemplo, quem não tem no computador Windows pirata eu garanto que o pacote office(Word,Excel) ninguém compra.

    • concordo com vc pois foi devido a pirataria de sinal de tv que algumas operadoras abaixaram alguns dos seus pacotes.

  • Para de tanto chororo, ficam pagando absurdos para simplismente assistir televisão, coisa que todo mundo deveria ter por mixaria, ou até mesmo de graça!
    Tão ai pagando e tem dinheiro pra rasga? Blz, continuem pagando e fiquem felizes com oque vc tem, eu tenho Azamerica e fico muito mais feliz por não ser assaltado no final do mês tendo que pagar absurdos em mensalidades.
    Cada um com o seu, cada um no seu canto! :)

    • O que posso diser, é que VOCE esdtá ME assaltando, pois eu pago pelo SEUI roubo, equento existir pessoas com o SEU pensamento, o Brasil vai continuar do jeito que está, cada vez mais no fundo do poço, pense um pouco nisso, como será o futoro dos seus filhos e netos??? Educação nota zero, pois todo mundo pensa que roubar não é crime, ja que está por ai mesmo, vou pegar.... Um carro estacionado na rua, está ali, parado, ou seja está disponivel a todos, apenas tenho que quebrar sua criptografia (abrir a fechadura), olha que moleza, pra que pagara para a concessionaria se posso pegar um a qualquer hora e qualquer lugar, só basta saber como fazer isso... Por isso, pense bem antes de postar besteiras. Parabens ao autor do Blog, só hj encontrei o mesmo, mas gostei muito da matéria.

    • Eu Entendo a posição dos dois, mas digo o seguinte: Sou assinante da NET, pago caro R$ 90 por uma assinatura limitada onde só 6 canais valem a pena, mas digo uma coisa: Se eu estou pagando assinatura para que então intervalos comerciais igual a tv aberta? a tv aberta aberta não se sustenta só com os comerciais? Seria bom todos nós revermos nossos pontos de vistas, pois eu acho que estão nós fazendo de trouxa...

    • Peço licensa pois não sei exatamente como funcionam as postagens nesse sítio. Mas a questão levantada acima é a mais esquecida pelos que devende o péssimo serviço das TVs por assinatura. Além da programação ruim nos feriados e finais de semana, a velha estratégia de segurar a audiência tarde da noite para $valorizar$ o horário, ainda tem esse faturamento extra com as propagandas. Um dos argumentos de vendas mais usados na época da "multicanal", também já citada, era a possibilidade de assistir filmes sem intervalos, e na íntegra. Mais uma lenda urbana. Por essas e outras eu considero que pagamos muito caro pelas assinaturas.

    • amigão tv por assinatura é pra quem pode pagar em todos países é assim se os caras gastão com satélite e toda infraestruturada vc quer que seja de graça ta de brincadeira se não pode pagar faça como eu vai ver a record band globo rede vida tv cultura sbt e etc. tv por assinatura e canal privado. é como carro é pra quem pode pagar é brasileiro é desonesto mesmo

  • cara, seguinte, pirataria sempre é crime, mas roubo é o preço q eles cobram por isso sim é roubo. O satelite ta la no espaço, se vc tiver meios pra pegar o sinal dele te vira a bronca é contigo. Agora tem poucos canais q presta, a tv paga deveria ser assim: cada usuario escolher pelos canais individuais q quer assistir, cada canal um preço fixo, se quer, quer! se nao quer blz. Agora tu imagina uma pessoa q ganha 2 mil por mes, com um ou dois filhos, como q vai ter tv a cabo por um preço de 300 a 500 reais em hd em casa, nunca, esquece! mas o teu texto é válido em muitas partes.

    • Tambem, o cara vende equipamento da propria operadora!!!! rs..rs..rs.rs
      Ex.: O cara trabalha na Kopenhagem e vende chocolate desviado da empresa que trabalha??

  • Não sei do que estão reclamando, a cada dia as empresas conseguem mais clientes e o preço pouco muda. Já tive SKY, depois que um amigo me apresentou ao "mundo" dos decodificadores cancelei a minha SKY, agora TODA a minha família utiliza o "SKY-gato" como é vulgarmente chamado. O que me levou a usufruir desse sistema foi o preço abusivo das empresas, tirando como base os preços dos EUA: mais de 320 canais por 75,00 dólares ou 156,00 reais. Quem consegue esse valor aqui no Brasil? NINGUÉM! Até porque aqui no Brasil só temos a METADE de canais que tem lá. Querem ser burros e continuar sendo ROUBADOS por empresas? Tudo bem, o dinheiro é de vocês :D

    • O espertão aí se sente feliz da vida em ser desonesto... Infelizmente tem muita gente honesta que paga a conta por ele, pois se ninguém assinasse a operadora não colocaria o sinal no satélite e aí o espertão nem teria oportunidade de praticar e se gabar dessa sua desonestidade

    • Tenho SKY a três anos. Sou assinante Claro 3G. Comprei as peças do meu PC, montei-o sozinho e uso o Windows Vista Home Basic em dual com o Ubuntu. A SKY, minha internet e os SOs são autênticos. Nunca tive um problema sequer com qualquer autoridade, pois não faço nada de errado para tal.
      A SKY não é a operadora com os preços mais altos, a Claro têm muitos problemas com o SAC e a Microsoft não produz os melhores sistemas operacionais ( SOs ), apenas os mais populares.
      O pirata de TV por Assinatura não furta somente os sinais de tv, mas com certeza tem um Windows ilegal também.
      Pirataria é um "conceito de vida", semelhante àqueles que estão vendendo drogas nas esquinas. As pessoas fazem isto porquê só sabem prejudicar os outros.
      Ter TV por Assinatura legalizada não é exemplo de "status social", que torna a pessoa superior as demais, mas ter GatoTV não torna ninguém esperto. Exemplo disto é a SkyGato, aonde são instaladas duas mini parabólicas apontadas para satélites diferentes. Qualquer pessoa que conheça o procedimento verá que naquela casa alguém está roubando os empregos de alguns. Piratear TV causa desemprego, estraga a qualidade do serviço e aumenta ainda mais os preços.
      Ser ladrão não é a solução.

      • Ser ladrão não é a solução - Gostei! então me diga, porque a maioria dos políticos nos roubam tanto? E eu te digo, desde os presidentes até os vereadores e adjuntos!

Share
Publicado por:
exorbeo

Posts Recentes

Assista jogos de pôquer na TV: confira a lista de programas

O jogo de poker tem uma natureza intrigante e cativante. São diversos os sentimentos e…

6 anos ago

Assinar Crunchyroll vale a pena?

Analisaremos hoje o serviço de streaming preferido de 10 em cada 10 fãs de animes:…

6 anos ago

Dragon Ball FighterZ para Nintendo Switch – o que sabemos

O mais novo game de Dragon Ball acaba de ser lançado para PC, PS4 e…

6 anos ago

Assinar HBO GO vale a pena?

Desde o final de 2017 é possível assinar HBO GO mesmo sem ter TV por…

6 anos ago

Os melhores jogos de corrida para o Nintendo Switch

2017 foi o ano do Nintendo Switch. Nenhum concorrente vendeu tanto quanto o hibrido da…

6 anos ago

Pirataria de TV por assinatura será crime específico

Muito já falamos aqui no eXorbeo sobre pirataria de TV, gatonet, sobre os falecidos receptores…

6 anos ago