Os canais são obrigatórios mas a qualidade de imagem…

Pois é pessoal, tive a oportunidade assim como muitos de vocês (assinantes de qualquer operadora menos a SKY – que ganhou o TBS hoje), de assistir os muitos canais abertos obrigatórios da TV por assinatura que chegaram na Claro TV semana passada (veja aqui) e em outras operadoras no ano passado.
Acontece que por trás da obrigatoriedade (e tanta polêmica), existem outras questões que me vieram a mente: estariam os deputados preocupados com a qualidade do que seria exibido na TV, ou apenas com os

interesses de particulares e do fuzuê criado pelo ministério da cultura sobre o caso?

Não sei. O que sei que misturado a conteúdos de qualidade duvidosa (típicos da TV aberta) temos uma imagem e um som simplesmente deprimentes. É muito visível que as operadoras apenas cumpriram com a Lei, sem nenhum peso na consciência na hora de afundar os canais com uma compreensão absoluta. Mas isso eu confesso que tinha certeza que iria ocorrer.
OS DESTAQUES DENTRE TODOS OS CANAIS
Aproveito sempre que cito o assunto, trazer também os pontos positivos (até para não ser hipócrita com quem aprova a Lei). Eles não são muitos mas existem. Canais como Mix TV, MTV Brasil, Rede Brasil e Rede TV (ainda fora da Claro), vieram para acrescentar em conteúdo. Quem gosta de canais religiosos, ganhou opções pouco exploradas na TV por assinatura. Retirando isso, são canais sem graça com madrugadas (e as vezes dias) de comerciais em cima de comerciais, filmes e séries bizarros e conteúdo deprimente- tudo isso meu caro assinante, enfiado goela abaixo.
Não existem opções (não é o simples garantir ao assinante a opção de ter tais canais caso queira), muito pelo contrário, hoje todos que tiverem um pacote terão esses canais, queiram ou não.
Passadas as alegrias e os louros trazidos pela nova Lei, creio que muito pouco nos foi acrescentado infelizmente…
exorbeo

Ver comentários

  • Por este Motivo Eu Assinates SKY BRASIL faço pouca questao de ter tais canais obrigatorio pois se juntos deste canais vissem melhorias para nos assinantes da tv paga Tudo BEM MAIS MUITAS DA VEZES COMO ESTA OCORRENDO SO E PARA OCULPAR ESPAÇO DE CANAIS PAGOS PEDIDOS POR NOS ASSINANTES E DE CONTEUDO INTERESSANTE COMO TOONCAST,DENTRE CANAIS HD QUE A OPERADORA AINDA NÃO TEM ??? GOSTARIA MUITO QUE A SKY BRASIL FIZESSE ASSIM COMO A GVT TV POIS ASSIM QUE UM CANAL TEM SUA FUNÇÃO EM HD A SD E ILIMINADA AUTOMATICAMENTE MAS PARA ISTO ACONTECER TODOS OS APARELHOS TERIAM QUE SER HD .............

  • Concordo em tudo que vc disse. E vc imagina, no meu caso, que meu pacote na CLARO TV é em HD e minha TV é LED? Que tristeza!!

    • Pagamos caro para ter uma tv fechada e não canais obrigatorios!!! compramos os melhores televisores para ter a Melhor imagem e o que fazem abarrotam de programação sem qualidade !!! Infelizmente Muito triste pelos que eram a favor da entrada deste canais ????

    • Semelhante a mim. Meu pacote é o Família Cinema HD, minha tv é 46" led e a má qualidade é percebida de longe.

  • Os assinantes deveriam deixar de comemorar a entrada de canais abertos (e as vez até ficar indignados com a não entrada de uma Rede TV! da vida), pois lembre-se que a mesma lei que traz, Mix TV, MTV e Rede TV!, pode estar levando embora Tooncast, Discovery Science e Discovery Civilization, canais altamente segmentados.

    Pois bem, muitos devem lembrar do AVAAZ.ORG (aquele site que coordenou o recolhimento das assinaturas que criaram a lei da ficha-limpa), essa valiosa ferramenta deveria ser usada mais uma vez para nos beneficiar, fazendo com que os "nobres" deputados criem uma lei que permita que nós possamos escolher quais canais queremos assinar, por esse ponto de vista duvido muito que haja espaço para esses bizarros canais abertos, e aí sim, deixaria de ter esse jogo de interesses que é essa lei da Ancine.

  • Quando a Lei 12.485/11 foi sancionada, apenas tratava da entrada de canais nacionais obrigatórios nos diversos pacotes das diversas operadoras de TV por assinatura. No entanto, não tem-se cobrado qualidade por parte dos canais que integraram a lista dos Obrigatórios, na qual deixam a desejar na qualidade de imagem. Nenhum canal SD que entrou na Claro TV (no último dia 12 de março) apresenta uma qualidade satisfatória. O Canal Rede Brasil, por exemplo, exibe desenhos e séries dos anos 80 e talvez seja esse um dos motivos para a falta de qualidade. Mas, o que dizer dos telejornais? Os canais obrigatórios até têm o que comemorar, por abranger um número maior de telespectadores e um alcance maior, de nível nacional. Mas, e os telespectadores, pagantes de tv por assinatura? No que ganha? Entendo que falta muito por parte da Anatel, Ancine, ABTA, enfim, de todos os que interferem direta ou indiretamente no que os brasileiros devem ou não assistir. Muitos canais pagarão caro por não atender os anseios que integram a referida lei, porém, muitos brasileiros também pagarão (mais) caro (ainda), pois é como se estivesse pagando para assistir canais que nem valem tanto a pena assim. Nas páginas das operadoras nas Redes Sociais o que mais se via (além da cobrança de melhor serviço, menor prazo de ausência de sina, dentre outros serviços) era a cobrança por parte dos brasileiros para estes canais. Ok, a lei passou a ser cumprida (ainda que de forma gradativa) pela operadora (a Claro TV, vamos citar assim), mas... será que os brasileiros que se diziam amantes dos canais, que agora integram seus pacotes (do mais básico ao mais completo) estão realmente satisfeitos? E quanto a qualidade de imagem? Será que eles vão reclamar às suas operadoras e estas farão algo por eles? Eu tenho certeza que não. As operadoras culparão incansavelmente as emissoras e que elas apenas reexibem seus conteúdos. De que adianta lotar seus satélites de canais nacionais e não exigir ao menos uma qualidade 30% melhor? Não peço nem muito, 30% é suficiente para as pessoas perceberem que várias emissoras ainda têm muito o que aprender, quando o assunto se trata de qualidade de imagem. Já vi diversos comentários negativos na qualidade de imagem de canais considerados fechados... Mas será que haverá comentários negativos também contra a qualidade de imagem dos canais abertos e obrigatórios? Os responsáveis pela lei 12.485/11 só se preocuparam em atender um pequeno ego, deixando abrir precedentes de que as emissoras de tv não precisam investir na qualidade de imagem, pois terão audiência do mesmo jeito(não que os assinantes sejam obrigados a assistirem tais canais). Acredito que há muito o que melhorar.

  • Concordo com vc. Canais e canais de gosto duvidoso e imagem padrão youtube. É o que temos e isso nem a concorrência parece melhorar. Será que as operadoras combinaraam colocar os canais em baixa qualidade tipo um monopólio de canais obrigatórios "a la mega compressão"?

  • Em se tratando do foco da matéria (que muitos aqui perderam), cito a MTV Brasil, que em qualidade de imagem está ok, mas em qualidade sonora é uma decepção. Tive comparando ela com os canais da VIACOM do mesmo stilo (VH1, VH1 Mega Hits (ainda no ar na OI TV), e até mesmo o MultiShow), é sinceramente horrivel, abafado e sem peso nenhum, é uma pena! Outra coisa são os estilos musicais que roca, Nuss... Nunca vi tão mal gosto, fora o TOP 10 MTV, (que rola as mais recentes), o restante desconheço (salvo alguns)e olha que tenho 35 anos. É complicado! Ela entrou na claro agora, ma ja consta n o lineup da OI a muito tempo. Tive comparando a MTV da OI com a de um amigo que tem a CLARO e achando que o som iria melhorar (pensando ser um problema da OI),... Ledo engano! É ruim mesmo, sem definição nenhuma tudo embolado! MELHORA ESSE SOM E PROGRAMAÇÃO MUSICAL MTV BRASIL (manda esse programador pro beleleu)! Agora a VH1 Brasil ta de parabéns, mesmo em SD tem muita qualidade sonora! Show de bola! Abração Exorbeo!

  • Bem, eu sou assinante da Claro TV (pacote essencial HD)e dei uma conferida nesses novos canais que entraram (canais abertos)e realmente a imagem desses canais deixam a desejar. De uma forma geral, há alguns programas bons.... a MTV até que não tem a imagem tão ruim, mas concordo com o amigo(a) acima, qdo mencionou que a qualidade sonora é uma decepção. Comparando com VH1 Mega Hits e Multishow a MTV perde feio em se tratando desse item. Mas enfim, há muito o que ser melhorado ainda, afinal de conta pagamos e não é barato!

  • Sou assinante do pacote Familia Cinema HD da ClaroTV, no passado já assinei SKY e Oi TV... Porem não me sentia completamente satisfeito, hoje com a ClaroTV tenho certeza que estavo com uma exelente TV por assinatura, ATÉ APARECER ESSA LEI, que esta "acabando" com as TV's por assinatura do Brasil. Canais que são essenciais que DEVEM estar numa empressa de TV para garantir que tenhamos variedade de programação como Discovery's Science e Civilization, não vão complementar as grades, justamente pelo fato das TV'S por assinatura estarem ocupadas com negociações e ocupando espaço nos satélites com canais IDIOTAS de TV aberta "SEM QUALIDADE".

  • A rede brasil é show de bola pois passa cada seriado antigo massa,he-man,tanderkets,tunel do tempo(que não tive oportunidade de assistir)terra de gigantes,esquadrão classe a,hulk,zorro,changeman,ultraman,giban entre outros seriados que fizeram parte da minha infância.

Posts Recentes

Assista jogos de pôquer na TV: confira a lista de programas

O jogo de poker tem uma natureza intrigante e cativante. São diversos os sentimentos e…

6 anos ago

Assinar Crunchyroll vale a pena?

Analisaremos hoje o serviço de streaming preferido de 10 em cada 10 fãs de animes:…

6 anos ago

Dragon Ball FighterZ para Nintendo Switch – o que sabemos

O mais novo game de Dragon Ball acaba de ser lançado para PC, PS4 e…

6 anos ago

Assinar HBO GO vale a pena?

Desde o final de 2017 é possível assinar HBO GO mesmo sem ter TV por…

6 anos ago

Os melhores jogos de corrida para o Nintendo Switch

2017 foi o ano do Nintendo Switch. Nenhum concorrente vendeu tanto quanto o hibrido da…

6 anos ago

Pirataria de TV por assinatura será crime específico

Muito já falamos aqui no eXorbeo sobre pirataria de TV, gatonet, sobre os falecidos receptores…

6 anos ago