A mais nova tecnologia de criptografia de canais da Nagra, a chamada Nagravison 4, está sendo testada desde 2011 na Europa e deverá chegar ao Brasil nos próximos dias.
O primeiro satélite que testará o novo sistema será o Amazonas 3, seguido dos novos satélites da Starone (que serão usados futuramente pela Claro TV). A nova tecnologia chega para bater mais uma vez de frente com a pirataria, em uma luta que está perto de ser vencida, veja o porquê:

Diminuição dos custos

A Nagravision, que hoje possui uma imagem ruim dentre as grandes operadoras no mundo frente a ineficácia do N3, irá financiar a atualização do serviço, subsidiando o custo com a troca de receptores e cartões. O mesmo sistema já está sendo feito nos EUA e já codifica vários canais esportivos e PPV. Os custos operacionais seriam o maior empecílio das operadoras, mas com a necessidade de atualizar toda a base de clientes para os pacotes HD, a troca viria a calhar no momento.

Outras tecnologias já venceram os piratas

A tecnologia usada pela operadora SKY em seus canais HD, que já conta com mais de 3 anos de existencia, ainda não chegou perto de ser vencida pelos piratas. Assim como o N3 a tecnologia não pode ser quebrada via programas de computador, mas além dessa proteção, a criptografia está imune dos antiquados receptores usados para ler os cartões da operadora. Sem conseguir fazer a leitura, é impossível fazer o compartilhamento das chaves.
A  tecnologia usada pela GVT TV também não é passível de quebras ou invasões. Como cada sistema é controlada dia e noite pela própria operadora (via internet), não há como compartilhar pontos ou dividir cartões.

A cultura do brasileiro deve mudar

O povo brasileiro está ganhando mais, estudando mais, e principalmente aos poucos vai desenvolvendo valores. Nada como esse fator, aliado à um trabalho de redução de impostos e aumento da qualidade de atendimento nas operadoras, fará com que gradualmente o uso de sistemas “alternativos” seja reduzido. Será ainda mais bonito, correto e saudável do que ficar na briga infinita entre polícia e ladrões de galinhas.
exorbeo

Ver comentários

  • Essa sua informação já vem sendo circulada a tempos, porém alguns esclarecimentos técnicos: A Sky usa dois sistemas de criptografia, uma para seus canais SD e outro para os canais HD. O que não é usado pela "pirataria" e o sistema usado nos canais HD. Nos canais SD é largamente utilizado por diversos artifícios. Segundo comentários corrente em blogs europeus, na verdade o que vai ocorrer e a diminuição do "delay" (tempo da troca de chaves criptografadas), o que segundo eles vai dificultar a utilização pela troca mais rapida das chaves. Então, outra questão é o investimento a ser feito. A troca de sistema, não é a sua simples implantação, mas sim a troca de receptores e cartões, o geraria uma despesa imensurável para a operadora, que coloca mil e um empecilho para a simples entrada de um canal HD (vejam a novela da Fox Sports). Então na minha opinião é que, e se, for implantada, vai demorar muito tempo para as operadores implantarem essas novas tecnologias.

    • Tem certeza? Confronte os dois textos e se vc tiver algum conhecimento técnico ou souber interpretar um texto, sua opinião mudará. Ou então...Pelo menos coloque seu nome nos comentários ou nas réplicas!!! Eu acho que é sempre o mesmo boi de piranha!!!

  • Não entendi mto sobre isso mas detalhando a claro tv vai ter mais canais pq da nagravision 4?

  • Como bem disseram mesmo com financiamento dos aparelhos feitos pela própria nagravision pra "incentivar" as operadoras de tv por assinatura a adotarem a idéia, existem custos operacionais, como a troca de receptor ou cartão de casa em casa de cada cliente e readequação sistêmica, esse tipo de investimento não chega no Brasil antes de 2016, outra questão importante é saber de onde você tirou essa idéia mirabolate que a SKY HD utiliza o sistema nagravision 4 ? por fim é muito leviano afirmar datas ou prazos para que essa tecnologia chegue efetivamente em um país que costumeiramente não se investe em qualidade de provimento de serviços ao cliente, vocês acham mesmo que um país que gera mais de 40 bilhões reais ao ano em pirataria vai realmente se abalar com isso ? ao contrário, isso é ótimo pois a indústria pirata vai ter que se readequar e vender receptores cada vez mais poderosos e eficazes e que convenhamos é o que eles sabem fazem de melhor, resumindo e exemplificando, CardSharing ainda tem anos de estrada e antes de entrar o nagra 4 já vai haver mil e uma opções de compartilhamento tão ou mais eficazes e seguras quanto temos hoje.

  • Maravilha excelente noticia, não vejo a hora dessa pirataria acabar de uma vez por todas. Uma vergonha as operadoras até hoje deixarem seus sinais pirateados.

    • mas Anonimo, o sinal nao é pirateado nao, pois ele fjui pelo espaço, na sua casa, no su quintal.... aepnas deram um "geito" de interpreta-lo... ou seja descodifica-lo...

  • porque as operadoras não baixam os preços;ridiculos ter quer pagar preços absurdos enquanto tem pessoas que usufrui de graça,não entendo isso com tantas pessoas assinando será se abaixassem os preços teriam prejuizos............

  • sou assinante de tv por assinatura, e sempre acompanho o seu blog, mas nunca vi vc defender a redução dos preços abusivos que chega a ser uma extorsão aqui no Brasil, tão ferrenhamente quanto aos piratas. pirataria é errado claro que é, mas pagar mais caro que a Europa e América do Norte, por sistemas que não se usa mais lá é certo? è certo pagar por canais HD a parte enquanto nos continentes que citei HD é no pacote? Veja por exemplo a VODAFONE em Portugal, 130 canais de Tv + 100 Mbps de velocidade internet + telefone ilimitado para ligações em Portugal, por 44,90 euros que chega a aproximadamente à R$ 125,72. Me diga aqui no Brasil qual operadora tem este preço e nestas condições? Isso é pior que pirataria, por que estamos sendo lesados legalmente, a ANATEL que deveria zelar pelo povo, defende as operadoras. Então meu amigo os maiores culpados pela pirataria são o próprio governo e as operadoras. Ah detalhe pela VODAFONE, a instalação é gratuita, e chega com fibra óptica até dentro da sua casa.

  • Então quer dizer que o sinal irradia a minha casa e eu não posso captar??? Quer dizer que se construírem um estádio de futebol ou autódromo em frente ao meu apartamento, e der uma vista de tudo, eu preciso fechar a cortina qdo tiver um jogo ou corrida?

    • O sinal irradia sua casa,mas ele tem criptografia.Ao usar algum metodo para quebra-la,seria como usar um pe de cabra pra arrombar um caminhao que parou no seu quintal.Não deixa de ser crime.Quanto ao estadio,essa lei não existe,mas se tiver cobertura.....bau bau pra vc.

  • sei sim este salario deste de 700 reais brasil tem soluçao so niguem pagava nada assistir tv ja todos da familia tem trabalhar nem tempo assistir temos aja pagar pra nao ver nada dia todo isto devia ter lei devolver dinheiro nosso . ai seria justo lei .

Posts Recentes

Assista jogos de pôquer na TV: confira a lista de programas

O jogo de poker tem uma natureza intrigante e cativante. São diversos os sentimentos e…

6 anos ago

Assinar Crunchyroll vale a pena?

Analisaremos hoje o serviço de streaming preferido de 10 em cada 10 fãs de animes:…

6 anos ago

Dragon Ball FighterZ para Nintendo Switch – o que sabemos

O mais novo game de Dragon Ball acaba de ser lançado para PC, PS4 e…

6 anos ago

Assinar HBO GO vale a pena?

Desde o final de 2017 é possível assinar HBO GO mesmo sem ter TV por…

6 anos ago

Os melhores jogos de corrida para o Nintendo Switch

2017 foi o ano do Nintendo Switch. Nenhum concorrente vendeu tanto quanto o hibrido da…

6 anos ago

Pirataria de TV por assinatura será crime específico

Muito já falamos aqui no eXorbeo sobre pirataria de TV, gatonet, sobre os falecidos receptores…

6 anos ago