Especiais

O fim dos programas infantis e animes na TV aberta

Os animes e programação infantil da TV aberta praticamente acabaram, e o assunto não é novo por aqui. Discutimos em outros momentos a decadência dessa programação e alguns motivos pelo fim do sucesso (e dinheiro) que animes como Pokémon e Dragon Ball trouxeram para a TV aberta e fechada no começo da década passada.

Mas a intenção é descobrir os fatores que auxiliaram nesse movimento. Não deixem de comentar!

A internet e a tecnologia na vida das crianças

O fato é que o mundo mudou e com ele nosso país teve suas mudanças culturais. Com o advento da internet e dos tablets, smartphones e do barateamento dos notebooks e PCs, as crianças tem contato cada vez mais precoce com a rede mundial.

Os pais colaboram bastante com isso, principalmente quando colocam um tablet na frente das crianças com um loop infinito de músicas da “Galinha pintadinha”, por exemplo.

Canal de animes o dia todo?: Conheça tudo sobre o ETC TV, o canal 24h de animes 

Santo remédio para entreter as crianças mais agitadas e que funciona melhor do que a televisão aberta dos últimos anos. Portanto, começamos a identificar aqui um dos responsáveis pela debandada dessa audiência que antigamente garantia o primeiro lugar nas manhãs de todos os dias do ano, com a TV Globinho em primeiro, o Bom dia e Cia em segundo e a Record em terceiro.

O crescimento da TV por assinatura e da TV pirata no Brasil

Outro fator importantíssimo é o crescimento enorme que a TV paga (e também a que deveria ser paga mas não é) teve no país. Hoje diversas pessoas que nem sonhavam com o serviço 10 anos atrás, oferecem para seus filhos pequenos a Peppa Pig no Discovery Kids, o que vem garantido o primeiro lugar em audiência para o canal há muitos anos.

Peppa Pig é sucesso de audiência na TV paga

Play TV volta com animes em sua grade, confira nosso especial aqui

Só isso já tira e muito a audiência das crianças pequenas na TV aberta. Mas não explica a queda de audiência na próxima faixa de idade, dos 8 aos 14 anos, pois os pré-adolescentes de hoje não assistem animes e desenhos animados na TV paga e nem na aberta. Se o fizessem, canais como Animax, Locomotion, Fox Kids e tantos outros não teriam deixado de existir…

Uma década que não volta mais

A década de 90 foi totalmente diferente da passada. Enquanto a extinta TV manchete deu o start para a vinda de grande animes japoneses para o Brasil, tanto Band quanto SBT e Globo compraram a ideia e ganharam muito dinheiro e audiência com os animes por aqui.

Já a década passada foi a consolidação do fracasso da programação infantil, primeiro a tornando produto de nicho da TV paga e depois a tornando produto raro de se encontrar. Hoje apenas a internet é fonte concreta de acesso a animes e desenhos animados interessantes, e tão somente para o público disposto a pesquisar e encontrar o conteúdo.

Conheça nosso especial com toda a história dos animes no Brasil

O serviço Netflix ainda é um incentivador desse conteúdo, oferecendo algumas opções muito cabanas, como os Cavaleiros do Zodíaco, Death Note além de filmes Dragon ball e Pokémon, mas o número total é limitado.

O fim de um nicho na Televisão

Quando o Bom dia e Cia acabar, se encerrará um nicho na televisão brasileiro: o da programação infantil. Simplesmente não haverá nada além dos filmes da sessão da Tarde ou dos programas de culinária das manhãs para que as crianças assistam.

O nicho de animes e desenhos infantis temos certeza que sempre sobreviverá, mas na internet, em serviços on demand ou em outras mídias futuras, nunca mais na TV.

O crunchyroll é o salvador da pátria dos antigos fãs de animes

É um fenômeno interessante e que rende muita discussão, mas vamos esperar os próximos capítulos e o desempenho da Play TV nessa retomada dos animes na TV paga.

exorbeo

Ver comentários

  • É bom lembrar que o canal Play tv passa os animes : Bleach e Death Note de domigo a domigo .

  • O ruim dos animes na tv paga, é que grande parte é dublado e não oferece opção legenda, fora a imagem péssima, no caso a Play Tv, tipo que canal ridículo, não da pra acreditar que pagamos por ele. Mas também, não adianta apenas exibir animes que ninguém se importa, tem que colocar coisas como One Piece e Naruto,

    • amigo é facil não pagar por ele colocau uam parabolica e tenha ele de graça starone c1

  • saudades de quando era criança e chegava correndo da escola pra ver jaspion e conpanhia

    • Man, e se eu te disser que eu tenho em dvd original desses tokusatsus que passaram aqui no Brasil?

  • Não tem Play TV na GVT TV :( , na SKY tem mais a imagem é horrivel, mesmo horrivel queria na GVT uma pena

  • Em 2015 rumores TV Cultura pode risco deixa horário da tarde programação infantil ir lugar Programa de variedades ...

    Em 2015 rumores sessão da Tarde na Rede Globo reprises de novelas ou programa de Fernanda Lima .....

    • O SBT disse que se o BomDiaeCia não render Audiência até 2016 será extinto.

  • Há ainda um outro motivo para a decadência dos desenhos e animes na TV aberta que é o turno integral que cada mais está presente nas escolas brasileiras e aí, como as crianças ficam cada vez mais na escola, consequentemente elas também assistem menos TV.
    Creio eu que os animes estão numa ótima fase aqui no Brasil mas isso se deve ao bom trabalho da PlayTV com os dois animes que transmite (quem sabe vem mais por aí), aos sites de streaming e aos eventos. Percebe-se então a irrelevância da TV aberta neste sentido.

  • Muito triste estar acontecendo o fim dos desenhos na tv aberta...
    Se acabar o bomdiaecia e o quintal da cultura acabou os desenhos.

  • Esta difícil mesmo. As crianças de hoje em dia tem acesso fácil a internet, jogos, celurares smartphones, tablets, jogos nesses celulares e tablets. A infância esta acabando cada vez mais cedo. Esta muito avançado a tecnologia. Hoje em dia nossos filhos são alienados pela tecnologia. Me da uma saudade da tv globinho em dia de semana com tantos desenhos (dragon ball, mickey e donald, zatch e bell, tres espiãs demais, bob esponja e outros), no sbt sempre passava no bom dia e cia aqueles desenhos do orvelino, do pernalonga, hot whells, max estell e outros. A verdade é uma só, no ritmo que estamos indo, nos restara apenas boas lembranças e gargalhadas das nossas boas infâncias.

Posts Recentes

Assista jogos de pôquer na TV: confira a lista de programas

O jogo de poker tem uma natureza intrigante e cativante. São diversos os sentimentos e…

6 anos ago

Assinar Crunchyroll vale a pena?

Analisaremos hoje o serviço de streaming preferido de 10 em cada 10 fãs de animes:…

6 anos ago

Dragon Ball FighterZ para Nintendo Switch – o que sabemos

O mais novo game de Dragon Ball acaba de ser lançado para PC, PS4 e…

6 anos ago

Assinar HBO GO vale a pena?

Desde o final de 2017 é possível assinar HBO GO mesmo sem ter TV por…

6 anos ago

Os melhores jogos de corrida para o Nintendo Switch

2017 foi o ano do Nintendo Switch. Nenhum concorrente vendeu tanto quanto o hibrido da…

6 anos ago

Pirataria de TV por assinatura será crime específico

Muito já falamos aqui no eXorbeo sobre pirataria de TV, gatonet, sobre os falecidos receptores…

6 anos ago