A nova Rede Globo e o velho Adnet

Realmente fomos bastante surpreendidos pela Rede Globo na última semana: e positivamente. A estreia do novo programa do Marcelo Adnet veio para confirmar que TUDO nessa vida pode mudar, inclusive impressões antigas, posicionamentos, ética, moral… realmente quase nada é imutável nesse mundo.

A estreia do “Tá no ar: a TV na TV” veio para mexer com as impressões que tínhamos sobre o humor na Globo – leia aqui Zorra Total – e sobre a postura sempre muito conservadora do canal. A inteligência, coragem e sorte de Adnet e Marcius Melhen, produtores do novo programa,  conseguiu não só chamar a atenção de todos que assistiram ou que leram sobre a estreia, mas também pode trazer consigo uma revisão positiva em tudo que a emissora tem para oferecer.

Mudanças no Brasil em si

A Rede Globo que é sempre tão criticada por muitos sobre suas posturas de mercado, sempre muito dura para realizar mudanças, nos mostra que as quedas no ibope, alterações na renda e perfil de seu público, além de TANTOS outros fatores envolvidos, fizeram sim que a maior emissora brasileira revisse seus planos e estrutura datada.

E não falamos apenas dos beijos gay, dos papeis protagonizados por pessoas que antes eram excluídas da sociedade, minorias. A Rede Globo mudou sua grade, trocou horários, remanejou profissionais que há muitos anos cumpriam as mesmas funções… muitas mudanças ocorreram.

A emissora entra agora em uma nova geração do humor no Brasil. Parece ter mudado também após o contato com profissionais como o pessoal do Porta dos Fundos: hoje praticamente todos trabalham ou trabalharam na emissora. O humor politicamente incorreto trazido por eles aos poucos foi ingressando no canal, chegando à área criativa. E é aqui que tudo começa a mudar.

O Tá no ar: a TV na TV em si

O programa em si não pode ser considerada uma obra prima do humor, digamos assim. Não é uma hiper produção que fará você rir do começo ao fim. O programa ficou bastante bom justamente por estar onde está, na Rede Globo. Com sacadas inteligentes que todos sabemos que o Adnet possui, ele consegue provocar e satirizar o próprio canal, os demais canais de TV e os próprios telespectadores, e tudo isso de uma forma amena sem precisar desrespeitar ninguém.

Imitação de Silvio Santos na Globo, crítica à Marcelo Rezende, ao governo, ao SUS e as religiões

Em piada pronta, Adnet cita o SBT, a REDETV! e a Band como “co-irmãs”, além é claro de criticar a própria Globo que nunca permitiu que isso fosse feito.

Ainda foram feitas sátiras – tipo de humor mais comum de Adnet – de comerciais como o da Friboi e do Posto Ipiranga.

Outro assunto que pensamos nunca ver na Globo (ao menos não nesse século), seriam piadas envolvendo religião, tão comuns na nova geração de humor no país. Com a “Galinha Preta Pintadinha”, Adnet fez dar boas risadas com um vídeo “infantil” que fala sobre o candomblé, as macumbas e despachos.

Ao final do vídeo o programa entrevistas pessoas comuns pedindo opinião sobre o programa. Uma mulher comenta:[pull_quote_center]”Eu só não gostam quando eles brincam com a minha religião, ainda bem que eles debocharam foi dos macumbeiros e deixaram meu Jesus em paz.”[/pull_quote_center]Em seguida um vídeo mostra o MC Jesus de Nazaré contando um rap gravado pela “Quarto prego Recordes” do álbum “Antes da cruz”. Sensacional.

Outra pessoa comenta ainda:  “Aquele Adnet era muito melhor na MTV, no coisa da música”. Opinião quase que unânime graças as últimas participações de Adnet na Globo.

Em vários momentos também, o programa mostra um telespectador ativista interpretado por Adnet, revoltado com a emissora carioca, proferindo diversas críticas de senso comum contra a Globo, falando sobre as várias teorias da conspiração que sempre são levantada contra a emissora e sua suposta influência sobre a vida e cultura da população “alienada”.

É uma nova Rede Globo, ninguém pode negar

Fora toda essa análise que fizemos, pautada praticamente apenas nas questões criativas e morais no canal, tivemos também as mudanças tecnológicas: após muitas brigas legais com o Youtube e toda a internet tentando remover vídeos de seu conteúdo, a Globo agora através do seu GShow transmite grande parte de sua programação, incluindo o Tá no ar: TV na TV.

Assista ao primeiro episódio do Tá no ar: a TV na TV online completo aqui

E é isso. Espero que a qualidade do programa de estreia possa ser vista nas próximas semanas e por um bom tempo. Esperamos também que liberdade dada para Adnet possa ser estendida para os demais programas e profissionais do canal, seria o inicio de uma nova era na TV aberta brasileira, sem dúvidas.

exorbeo

Ver comentários

  • Nossa eu odeio essa globo macumbeira!
    Depois de quedas de audiência agora tenta voltar atrás!
    Prefiro outros canais! E prefiria esse Adnet e a Tatá na MTV que era muito mais legal!

Share
Publicado por:
exorbeo

Posts Recentes

Assista jogos de pôquer na TV: confira a lista de programas

O jogo de poker tem uma natureza intrigante e cativante. São diversos os sentimentos e…

6 anos ago

Assinar Crunchyroll vale a pena?

Analisaremos hoje o serviço de streaming preferido de 10 em cada 10 fãs de animes:…

6 anos ago

Dragon Ball FighterZ para Nintendo Switch – o que sabemos

O mais novo game de Dragon Ball acaba de ser lançado para PC, PS4 e…

6 anos ago

Assinar HBO GO vale a pena?

Desde o final de 2017 é possível assinar HBO GO mesmo sem ter TV por…

6 anos ago

Os melhores jogos de corrida para o Nintendo Switch

2017 foi o ano do Nintendo Switch. Nenhum concorrente vendeu tanto quanto o hibrido da…

6 anos ago

Pirataria de TV por assinatura será crime específico

Muito já falamos aqui no eXorbeo sobre pirataria de TV, gatonet, sobre os falecidos receptores…

6 anos ago