Quais são os melhores RPGs do Super Nintendo

2
9983

O Super Nintendo trouxe ao mundo alguns dos Melhores RPGs da história. O gênero que é muito popular entre os japoneses, costuma apresentar dezenas de horas de gameplay, enredos inesquecíveis e sistemas de batalha inteligentes que conseguem prender qualquer jogador.

Em dúvida se vale a pena investir em um WII U em 2016? Saiba aqui nossa opinião

Os Melhores RPGs para o Super Nintendo

melhores-rpgs-super-nintendoE se você viveu os gloriosos anos 90, e jogou videogame naquela época, as chances de ser um apaixonado por RPGs é bastante grande.

A grande culpada foi a indústria japonesa, a qual produziu alguns dos melhores títulos e franquias da história, sendo que a maioria fez sucesso no Super Nintendo, plataforma destaque no Japão naquela época.

E hoje é dia de recordar quais foram os melhores RPGs do SNES, alguns deles que vivem aparecendo nas listas de melhores jogos do Super Nintendo.

Com batalhas geralmente em turnos, simplicidade gráfica, mas história profundas – maravilhosas podemos dizer – o Super Nintendo proporcionou games de tirar o folego para nunca mais esquecer:

Final Fantasy 5

final-fantasy-v-snesO Super Nintendo teve vários  games da série, mas a quinta versão é uma das mais queridas por todos.

Lançado em 1992, Final Fantasy V mostrava o quão complexo um game de 16 bits já conseguia ser naquela época, trazendo nada menos do que 22 classes (ou profissões) que poderiam ser conseguidas com o uso de cristais.

final-fantasy-v-snes-gameplay
Por ser um dos RPGs mais antigos do console, FFV não possuía gráficos do nível de outros grandes RPGs que vieram depois no SNES.

Nos EUA saiu como Final Fantasy III, e posteriormente ganhou versões para o PS1, PSP e PS3 via download.

É sem dúvidas um dos melhores Final Fantasy de todos os tempos.

Chono Trigger

game-play-chrono-triggerChrono Trigger não é apenas um dos melhores RPGs do Super Nintendo: ele é um dos melhores jogos de todos os tempos, mesmo para quem não curte muito RPGs.

Por que? Além dos belos gráficos e artes feitas por ninguém menos do que Akira Toriyama (exato, o criador de Dragon Ball), as músicas eram perfeitas (mesmo para os dias atuais são maravilhosas) e principalmente sua história.

Gosta de filmes que trazem viagens no tempo e paradoxos temporais? Chrono já dava aula neste estilo lá nos idos de 1995.

Na verdade Chrono Trigger não tinha como dar errado, digamos assim. Além de contar com Akira para cuidar da arte do game, ele foi feito por Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest),  o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy)… nada menos do que os maiores nomes da época nesse estilo de jogo.

Inclusive a temática que vemos no jogo foi muito explorado em Dragon Ball Z, sendo inclusive resgatada hoje em dia, no Dragon Ball Super e a nova saga do Trunks do Futuro.

Se você nunca jogou ou finalizou este game, sério, não perca mais tempo.

TERRANIGMA

terranigma-snesCom uma história ambiciosa (tratando da ressurreição do planeta Terra), Terranigma é considerado como o melhor RPG de todos os tempos que ninguém jogou.

O game é divido em 4 capítulo épicos: “O início”, “A ressurreição do mundo”, ” A ressurreição do gênio” e “a ressurreição do herói”. Impactante não?

Sendo lançado no final de 1995, quando o Nintendo 64 já estava no mercado e o Super Nintendo ia sendo deixado de lado, não vendeu o que merecia ter vendido.

terranigma-gameplayMais um RPG imperdível do SNES, que conta com combates bastante dinâmicos (ao menos mais rápidos que os RPGs por turnos clássicos da época).

Star Ocean

capa-star-ocean-snesStar Ocean ficou mais famoso por aqui devido ao fato de não poder ser pirateado e suas ROMs  levarem anos para serem rodadas, do que pelo jogo em si.

Mas ele com certeza merecia uma fama ainda maior. Lançado apenas no Japão, Star Ocean possuía um cartucho de 48Mb… é isso mesmo, quase 10 fitas normais do console.

Na imagem rara vemos o tamanho da placa de Star Ocean, mas não só isso, também é possível ver os chips que faziam compactação e descompactação do game que era enorme na época.
Na imagem rara vemos o tamanho da placa de Star Ocean, mas não só isso, também é possível ver os chips que faziam compactação e descompactação do game que era enorme na época.

O chamado chip SDD-1 dificultou por anos a emulação, mas desde 2001 emuladores como zsnes rodam o game normalmente.

É possível encontrar facilmente na internet ROMs traduzidas para o inglês e até para o português, mas as fitas originais apenas no Japão.

star_ocean_snes

É um dos jogos com melhores gráficos no Super Nintendo, além de contar com músicas de qualidade sem igual.

Tales Of Phantasia

capa-tales_of_phantasia_sfc_boxartA série Tales Of surgiu aqui, mas existe muito forte até os dias de hoje. O PS2 por exemplo recebeu diversos jogos desta série.

E tudo isso graças ao belo trabalho da Nanco já na primeira versão lançada para o SNES.

Infelizmente o game foi lançado apenas no Japão,  mas hoje em dia existem traduções para quase todas as línguas na internet.

tales_of_phantasia_manual e fita
Assim como Star Ocean o game trouxe um cartucho com 48 MBs, o que garantia que ele fosse um dos únicos games do SNES com vozes reais (o Mega Drive possuía esse fator nativamente, uma “vantagem” técnica do console da SEGA).

tales of phantasia snes gameplay

Além dos aspectos técnicos Tale Of Phantasia tinha excelente história e personagens cativantes. Vale cada hora de jogo.

Dragon Quest 3

caixa-snes-dragonquest-3Uma das nossas séries favoritas nos games de todos os tempos, Dragon Quest conta com Akira Toriyama na parte artística até os dias de hoje.

Além de entregar grandes games na geração do Nes e Super Nes, ainda trouxe nos anos 2000 a incrível versão VIII para o PS2. Se não jogou, aproveite que hoje ele tem até versão para celulares com Android. Vale cada centavo.

Mas voltando a Dragon Quest III, ele era na verdade um remake do jogo lançado para o NES, só que com gráficos, sons e tudo mais de 16 bits.

Sim, já se ganhava dinheiro com remasterizações na década de 90…

dragon-quest-3-snesOs gráficos são maravilhosos, a trilha sonora excelente. Infelizmente é mais um game que só saiu no Japão, e que ninguém ainda terminou de traduzir. Uma pena!

Sentiu falta de pérolas como Lufia, Final Fantasy VI e Breath of Fire 2? Não perca a parte 2 de nosso post em breve.

Quer baixar todas as capas dos jogos de Super Nintendo? É só clicar aqui

COMPARTILHE
  • Izana-sensei

    não conhecia o tales of phantasy

  • Felipe Andrade

    The 7th Saga merece estar na lista.