Olimpíadas em 4k e 8k na Rede Globo

0
2330

Para quem acha que as tecnologias 4K e 8K ainda estão muito longe da realidade para os brasileiros, é interessante saber que a Rede Globo em conjunto com a japonesa NHK irão transmitir algumas modalidades das Olimpíadas em até 8K.

Para quem é leitor assíduo do eXorbeo tal informação não parece tão nova assim não é mesmo? Isso se deve ao fato de que a parceria já ocorreu na Copa do Mundo de 2014, e nós noticiamos aqui. Na época o 8K era uma coisa praticamente impensável até lá no Japão, mas algumas partidas foram transmitidas experimentalmente.

televisão 8k brasil olimpiadasUm pouco sobre as Olimpíadas em 8K

Além da imagem em resolução de até 7680×4320, considerada a maior que o olho humano consegue perceber a melhoria em termos de imagem, o áudio será processando em nada menos que 22.2 canais.

Em 8K serão realizadas as transmissões das cerimônias de abertura e de encerramento, além de algumas modalidades selecionadas mas ainda não divulgadas.

comparação 8k 4k olimpiadas
Na imagem podemos entender como é composta uma imagem te tamanha resolução quando comparada aos padrões de hoje.

Como assistir as Olimpíadas em 8K

Se você está se perguntando para que a Globo estará fazendo tal transmissão se ainda não há nem sequer televisores 8K a venda no país, explicamos: a primeira é para a transmissão direta para o Japão, que já vende alguns modelos mas especialmente para transmissões em locais públicos.

Já aqui no Brasil, quem for até o Museu do Amanhã no Rio de Janeiro terá a sua disposição um aparelho transmitindo esses momentos em 8K.

É interessante saber dois pontos: as Olimpíadas de 2020 serão realizadas em Tóquio, momento em que o Japão deverá ter adotado como padrão a transmissão em 8K. O segundo ponto é que o Japão quando sediou os jogos de 1964, realizou os primeiros testes em transmissões de alta definição de imagem e som. Pois é.

Brasil já testa novo UHF para transmissão terrestre

Para quem já se perguntou sobre o nosso atual sistema de TV terrestre ter nascido defasado, a resposta é SIM, ele é ultrapassado.

Limitado a resolução de 1080i em 30Fps, além da interatividade limitada, já existem serviços superiores no mundo, podendo comportar tanto o 4K quanto o 8K.

Essa tecnologia inclusive será utilizada para levar o sinal 8K da Globo para o Museu do amanhã, já comprimido em HEVC, codec mais moderno para transmissões em ultra definição.

Além do sinal compactado com relativa perda de qualidade, será usada a fibra ótica para levar o sinal a um telão de 300 polegadas em 8K, também no Museu do amanhã.

Via: Revista Home Theater

COMPARTILHE