Como proteger com senha fotos, vídeos e outros arquivos

1
1474
Em algum momento da vida você já deve ter se deparado com algo embaraçoso em seu computador. Alguma foto, vídeo ou arquivo que te prejudicaria se caísse em mão erradas. Pois bem, vou tratar hoje de explicar os diferentes métodos de e proteger.
Primeiramente se você acha que proteger sua conta do sistema operacional (seja ele qual for) é o bastante para proteger algum arquivo específico que deseja esconder, repense. Primeiro é muito fácil esquecer o computador ligado e alguém encontrar o arquivo, ou pior, esquecer do arquivo e deixar um amigo ou

familiar usando seu computador.

Falar sobre as diversas possibilidades, como com Winrar, pesquisar outras e explicar pq a senha de usuário do Windows não é proteção confiável.
E ainda, como nem todo mundo sabe, é relativamente fácil burlar a senha que protege seu sistema (principalmente no caso do Windows). Portanto deixe essa opção em segundo plano.
A mais correte e seletiva é colocar uma senha individual no arquivo que quer proteger, ou em uma pasta que contém vários arquivos. Um jeito prático e de fácil alcance é compactar o arquivo e no procedimento acrescentar uma senha. No Windows XP a compactação já está incluída, bastando selecionar o arquivo ou pasta e com o botão direito escolher a opção enviar para> pasta compactada. No menu da pasta que será criada existe a opção de  proteger o arquivo com senha.
Caso você esteja usando outro sistema, poderá fazer o mesmo com os populares e práticos compactadores de arquivos, como o Winrar e Winzip. Não há segredos.
Problemas do método
O problema maior em compactar um arquivo para protege-lo com senha ocorre quando ele é muito grande, caso dos vídeos. O procedimento é quase inviável, pois filmes com mais de 500 Mb podem demorar horas para serem compactados, dependendo de cada computador. Para proteger vídeos com senha (ou outros arquivos grandes) vejamos outras soluções:
A criptografia
Com certeza você já deve ter ouvido falar desse termo. Basicamente consiste em proteger dados utilizando de sistemas que embaralham as informações, praticamente desmontando a estrutura dos arquivos. Quando usamos esses sistema, o próprio arquivo armazena informações de como se remontar, exatamente em sua forma original. Para executar tal tarefa, o arquivo passa a pedir a palavra chave (senha) que foi originalmente definida para concluir o processo.
Praticamente todos os arquivos de seu computador podem ser criptografados, em conjunto ou individualmente. Para realizar o processo, são necessário programas específicos. Indicarei o menor e mais simples de ser usado, que você pode fazer o download aqui:
O programa de apenas 1 mega é simples e leve. Oferece apenas a opção de encriptar e desencriptar. Ao proteger um arquivo com senha, o mesmo só poderá ser aberto pelo próprio programa, que imediatamente pedirá senha. Caso tenha dificuldade em encontrar o arquivo que foi encriptado, procure pelo mesmo nome do arquivo original.EOC. 
Porém não se iluda achando que o processo é rápido ou instantâneo. Quando se trata de arquivos grandes, com mais de 500Mb ainda levará um certo tempo. Porém ainda é muito mais rápido que executar a compactação e depois proteger com senha.
Enfim, as opções e programas são muitos para proteger seus arquivos, vida pessoal e privacidade. Lembre-se que o processo pode ser arriscado e não ter mais volta, caso esqueça a senha que escolher. Portanto muito cuidado para não perder arquivos importantes e que não possuem uma cópia de segurança.
COMPARTILHE
  • EDSON

    Olá! eu adoraria posta alguns vídeo no youtube, mas queria que tivesse alguma forma de evitar que as pessoas baixasse esses vídeos. E tipo assim: todo mundo pode visualizar o vídeo mas quando tenta baixar não consegue. você poderia me ajuda com essa situação? agradeço de coração.