Ancine faz acordo com o ESPN sobre cotas dos canais Disney

14

É isso mesmo que você leu: aqui no Brasil os canais Disney são programados pela ESPN do Brasil, que entrou no fim do ano passado com o pedido da dispensa do cumprimento das cotas nacionais para os seus canais infantis (Disney, Disney Junior e Disney XD).

disney xd hd na sky

Da mesma forma que aconteceu com os canais da Viacom, a Ancine decidiu nessa semana o pedido, dando provimento parcial ao pedido formulado pela ESPN. A Disney alegou que não seria possível cumprir as cotas nacionais, citando como motivos o fato do mercado audiovisual brasileiro não ser compatível com o conteúdo transmitido pelo canal (é, para não dizer que não queriam passar conteúdo horrível no canal deles).

Pois bem, após negociações, a agência e a ESPN do Brasil, chegaram a um acordo, o qual prevê que o canal Disney Junior será poupado, não precisando veicular nenhuma programação nacional obrigatória. Mas como nem tudo são flores, a lei terá que ser cumprida com 50% de acréscimo nos demais canais do grupo (Disney Channel, Disney Channel HD, Disney XD).

É isso mesmo assinante. Se você estava chorando com 2h e 20 minutos divididos em cada canal, agora o Junior está livre, mas cada um dos outros deverá ter pelo menos 3 horas e 30 minutos de conteúdo nacional, em horário nobre semanalmente. E o conteúdo tem que ser ao menos produzido de 7 anos para cá, o que limita a transmissão de produções interessantes da década de 90. Lamentável, como toda essa Lei.

E para quem acha que o acordo é definitivo, está enganado. Ele vai até dia 1 de setembro, quando todos os “beneficiados’ pelo acordo terão que cumprir com a obrigação de uma forma ou de outra, pois aí já terão tido tempo para fazer milagres e produzir algum conteúdo de qualidade por aqui.

Prevejo reprises infinitas de Sítio do Pica Pau Amarelo e similares.

COMPARTILHE