Globo faz testes com canais 3D e 4K

    Por -
    13
    Como você viu aqui no eXorbeo, em primeira mão no país, a Globosat esteve realizando testes com canais 3D. Em um primeiro momento apenas os canais SporTV e o Combate fizeram transmissões nessa tecnologia.
    Agora a novidade é que o grupo será pioneiro no país em testar a tecnologia quad-fullhd (ou 4K), uma resolução de imagem 4 vezes maior que a 1080p (full hd atual). Ainda não existem televisores à venda no

    Brasil que suportem tal tecnologia. No máximo placas de vídeo e monitores de computador atingem o dobro que o Full HD.

    Também não existem vídeos disponíveis na internet que atinjam tal grau de detalhes. Porém a resolução não é nenhuma novidade no ramo de filmagens, principalmente nos filmes feitos em Hollywood. Quase todos os que são preparados para os cinemas iMax possuem até mesmo o dobro que o 4K.
    Hoje existem não apenas as limitações dos televisores comerciais, mas também das mídias de armazenamento. Seriam necessário vários Blu-ray discs para suportar algumas horas de programação nessa qualidade (ou Hds inteiros).
    Mas isso está certo?
    Os testes são sempre bem vindos: representam a vontade de evoluir e testar coisas novas, modernas. Porém se você gosta de TV e tecnologia, deve ter tido calafrios ao ler a notícia anterior. E eu concordo com você, como pode a Globo testar tais tecnlogias sendo que ainda engatinha na TV digital e na programação HD?
    A TV aberta digital possui apenas algumas faixas em HD. A TV fechada quase não possui canais que transmitam em 1080i, muito menos em 1080p. E a Globosat é umas das mais criticadas nesse sentido. O SporTV, que é um de seus principais canais nunca possuiu uma versão fixa em HD. GNT, Canal Brasil e outros apenas possuem faixas de programação em HD dentro do canal Globosat HD (esse sim é 100% HD). E para piorar, mesmo em seus canais mais novos, como o Globb e ou GBN, ventilam a hipótese de não lançar uma versão integral em HD. Puro retrocesso…

    Antes tarde do que nunca: não noticiei ainda no Blog, mas a Rede Record já vem testado internamente a tecnologia 3D, e poderá distribuir o sinal 3D pela TV digital terrestre no país, assim como já feito pela Rede TV.

    • Anonymous

      Por favor, né, dizer que a record vai ser a primeira a transmitir 3d em tv digital. A REDETV FOI A PRIMEIRA TV ABERTA DO MUNDO A TRASNSMITIR EM 3D EM TV DIGITAL ABERTA, FAÇA-ME O FAVOR, NÉ!

      • Exorbeo

        Mas calma, ela transmite em 3D por via terrestre? em UHF?

    • Anonymous

      E a rede tv ja naum transmite em 3D?

      • Anonymous

        Em UHF também, todo mundo sabe disso. Aqui tem o canal HD e o 3D da RedeTV.

      • Exorbeo

        Que eu saiba apenas via satélite em banda C. Me refiro a TV digital terrestre em UHF

      • Exorbeo

        Não é todo mundo que sabe disso, assim como eu não sabia. Em apenas algumas cidades do país a emissora faz tal transmissão. Peço desculpas pelo equívoco e já atualizei a postagem.

    • Anonymous

      Porque a globosat não um coloca um sportv HD separa do canal globosat HD?
      Estou querendo assistir todo o treino livre de f1, e agora no lugar do primeiro terino, passa séries que ninguem assiste!!

    • Anonymous

      Quando chega a globo da claro tv em Arapiraca (Alagoas)?

    • Anonymous

      Mas, tem que ter o televisor 3D? Ou pode assistir só com o óculos?

      • Exorbeo

        Opa. Para assistir em 3D você precisa tanta que a tv seja 3D, quanto de óculos. Em breve chegarão ao Brasil TVs 3D que dispensam óculos.
        Quanto ao 4K, você precisa de uma TV que suporte tal resolução. As primeiras custam 10 mil dólares no Estados Unidos. Mas aí nada tem a ver com ser 3D ou não.

    • Anonymous

      Atualmente quais canais de tv (abertos ou fechados) transmitem em tempo integral, para todo o Brasil, com programação em 3D?

      • Anonymous

        Até onde eu sei, só rede tv e sportv transmitem em 3D

    • Marcelo

      Tenho tv 3d e Sky HD mas não tenho sinal 3d em nem um dos canais!!!