South Park – o desenho mais politicamente incorreto da televisão

Com a chegada do canal Comedy Central ao Brasil em 2012,  South Park esteve mais presente do que nunca na televisão brasileira. Porém, com o fim da MTV Brasil e criação da Nova MTV, acabou mudando-se para uma nova casa…

*Atualizado em maio de 2016 (original de dezembro de 2011)

Ele não é um desenho convencional: é mal desenhado, tem traços simples, poucos efeitos sonoros, dublagem de qualidade duvidosa (mas engraçada) e conta com um humor ácido, mal educado e muitas vezes preconceituoso.

Porém South Park, de autoria dos americanos Trey Parker e Matt Stone, é a representação máxima da liberdade de expressão presente nos Estados Unidos. Por lá a onda dos politicamente corretos ainda não conseguiu superar a liberdade de falar o que quiser e fazer piadas com qualquer assunto.

 

South Park não é um desenho novo – é exibido desde 1997 e já conta com mais de 240 episódios – sendo transmitindo em diferentes canais no Brasil desde sua estreia. Muitas pessoas interpretam mal o sitcom por terem visto apenas algum episódio e não verem graça em um humor que é muito diferente do comumente reproduzido no país.

Com humor negro, cruel, surreal e muitas vezes propositalmente forçado, faz sátiras com os mais variados assuntos e personagens, incluindo pessoas da vida real e com inclusive seus nomes reais, sem nenhum pudor. É até hoje o programa mais duradouro do Comedy Central americano e inclusive já bateu recordes de audiência na TV fechada dos EUA.

Personagens South Park

Como em South Park a grandiosidade não está na sequencia da história ou na beleza dos cenários – ou ainda na consistência dos fatos, todo o foco fica praticamente ao redor dos quatro personagens principais, que são realmente um show à parte:

Eric Cartman

 

O enredo base dos episódios gira em torno da vida dos protagonistas Stan , Kyle, Cartman e Kenny na cida de South Park. Em torno desse personagens e suas peculiaridades (Stan é um garoto comum, Kyle é judeu, sendo os dois melhores amigos que representam a amizade entre os dois criadores da série). Cartman é o personagem mais “problemático”.

Keny

 

O nada simpático obeso da turma é preconceituoso, antipático e antissemita, atitude causa problemas em seu relacionamento com o judeu Kyle. Kenny por fim, é um garoto que veio de uma família pobre e passa maior parte do tempo com sua cabeça coberta por um gorro, o que faz com que sua fala se torne incompreensivo para quem assiste.

Kyle

 

Durante a maior parte da série, Kenny morreu em todos os episódios, pelos mais variados motivos, mas sempre retornando no episódio seguinte. Depois da sexta temporada em que ele pouco apareceu, raramente voltou a morrer nos episódios.

Stan

 

Os episódios retratam quase sempre o antagonismo entre as crianças e os adultos, que no desenho são representados por pessoas sem personalidade alguma, tornando-se meras vozes.

O humor diferenciado

Todo episódio de South Park começa com uma mensagem irônica:

“Todos os personagens e eventos neste programa—mesmo aqueles baseados em pessoas reais—são inteiramente fictícios. Todas as vozes de celebridades são imitações…..pobres. O programa a seguir contém linguagem chula e devido a seu conteúdo não deve ser visto por ninguém”

Os criadores da série Matt Stone e Trey Parker

O tom em que as piadas e todas a construção humorística do desenho é feito, muda muito no decorrer da série. Se no início as piadas provocativas e chamativas, foram assumindo cada vez mais um caráter crítico disfarçado no ponto de vista de crianças de 8 anos e em sua forma de se comunicar.

Depois da quarta temporada os personagens secundários passaram a ser mais explorados nas histórias, o que marcou uma nova perspectiva: passou-se a levar em conta os dois lados nos temas polemizados, dando uma interpretação tanto liberal quanto conservadora, e tudo isso de maneira engraçada.

Mesmo com atitudes cruéis dos personagens, cada vez mais os autores tentaram dar à eles um caráter de inocência, sendo que a maioria dos episódios costuma terminar com um curto monólogo onde os personagens refletem suas atitudes, em algo que para uma conscientização do que foi feito ou pensado.

A história principal

O reconhecimento e audiência

A série é mundialmente reconhecida e louvada pelos seus feitos na televisão, principalmente americana. O longa metragem: South Park – Maior, melhor e sem cortes – lançado em 1999, só comprovou o potencial da série que havia sido lançada, arrecadando mais de 80 milhões de dólares em bilheteria e críticas positivas. A série entrou para várias listas dos melhores programas de tv e melhores séries, em premiações do Guiness Book, revista Times, Aol, MSNBC, Emmy Awards, entre muitos outros.

South Park no Brasil

South Park  foi por anos um dos principais programas do canal VH1 Brasil, na tv fechada. Porém, desde a chegada da Nova MTV, o canal já não exibe em sua grade principal mas nenhum episódio do desenho, nem mesmo nas madrugadas ou fins de semana.

O Comedy Central, desde a chegada do canal ao Brasil sua grade já estava recheada de episódios de South Park, inclusive dublados (O VH1 Brasil transmitia legendados). Da mesma forma como ocorreu com seu irmão VH1, o Comedy ficou sem nenhuma faixa preenchida pelo South Park, direcionando toda a atenção desse público para a Nova MTV.

*O desenho também já foi transmitido em canais abertos, como nas madrugadas do SBT e por muitos anos na MTV Brasil, mas hoje em dia está fora dos planos das emissoras abertas, principalmente pela dificuldade de encaixá-lo em bons horários, já que sua classificação etária é 16 anos.

Horários de exibição do South Park na Nova MTV

O desenho é exibido e reprisado em diferentes horas de segunda à sexta, são elas:

das 14:00h às 15:00h

das 19:00h às 20:00h

das 00:00h às 00:30h

Nos sábados South Park está sendo exibido das 22:30 h até 00:30 h. Já no domingo o desenho é exibido no momento.

Veja também tudo sobre outros desenhos e animes:

One Piece
Tooncast, o canal dos desenhos antigos

exorbeo

Ver comentários

  • quero te corrigir em uma coisa,
    south park passava nas madrugadas do sbt e não na globo.

  • Perfeito amigo, me confundi com o Family Guy que passava na Globo. Muito obrigado e nos visite sempre!

  • Olá Exorbeo. Apesar de terem 10 anos(parabéns), nunca tinha ouvido falar de vocês(foi mal), mas adorei ver que a minha primeira notícia aqui foi dessa excelente matéria de South Park. Comecei a acompanhar em meados de novembro na VH1 & inicialmente fiquei triste por não ter visto o desenho antes, mas tive sorte, já que era o início das férias(tenho 17).
    Espero que seja exibida dublada no CC, pois já vi legendada & é engraçada, porém perde a graça maior sem os palavrões em português. Temos que adimitir que a dublagem de SP é muito boa, principalmente depois da sétima temporada(2003), quando mudaram quase todos os dubladores(só a mulher que interpreta o Cartman e o Kyle ficou... eu acho). De qualquer jeito parabéns, agora vou ler a matéria sobre o Tooncast(ganhei ele na Via Embratel em dezembro).
    PS: A VH1 exibe em ordem sim, pelo menos atualmente, nos horários da 20H(atualmente no fim da oitava temporada) & da 00H(atualmente no início da sétima). É só olhar no guia de episódios, no site: South Park Downloads, Blog Brasileiro De South Park.

  • Opa, para explicar a história dos 10 anos, queria deixar claro que não é desse domínio exorbeo.com. Na verdade desde que a ideia surgiu, foram site em geocities (host grátis), hpg, criandosite, msn groups... uma infinidade. E teve tempos (e alguns grandes) em que tive que abandonar tudo infelizmente. É 10 anos de história, mas pouco tempo no ar entende?

    bem, voltando, vejo que fez bastante comentários né amigo André? fico muito agradecido pelos elogios, dicas e comentários.

    e é verdade, o problema da ordem dos episódios que eu comente, diz respeito a troca de temporadas. Já vi a VH1 exibir episódios de várias temporadas nesse horário (na época em que se aguarda pela estréia dos inéditos. Isso em 2009 e 2010. Confesso que hoje, pela indisponibilidade de tempo, acabo vendo só no computador ou baixando os episódios em inglês no iTunes mesmo...

    Só que vi vários comentários em fóruns que eles ainda realizavam tal prática (que é comum na maioria dos canais infelizmente), mas irei analisar isso nos próximos dias! Um abraço

  • O grande problema da exibição no VH1 é que é dublado. South Park dublado não faz o menor sentido!

    • Você é uma daquelas pessoas ''certinhas'' né? Só pode. Pois South Park dublado é muito melhor que legendado, principalmente pelos palavrões & pela qualidade da dublagem. Diferente de ''Uma Família Da Pesada'', que só presta legendado, mas só é exibida dublada no terrível canal que é o FX Brasil!

      • Na SKY pega ''Uma Familia da Pesada'' em inglês e com legendadas é só mudar o áudio do aparelho.

  • Agora tem mudanças amigo, está passando no Comedy Central também
    até amanhã atualizo todos os horários ok?

  • Melhor desenho assisto desde a época da mtv que passava domingo as onze da noite, tenho todos episódios em casa... muito engraçado e com bastante criticas ao sistema americano de ser.

Share
Publicado por:
exorbeo

Posts Recentes

Assista jogos de pôquer na TV: confira a lista de programas

O jogo de poker tem uma natureza intrigante e cativante. São diversos os sentimentos e…

6 anos ago

Assinar Crunchyroll vale a pena?

Analisaremos hoje o serviço de streaming preferido de 10 em cada 10 fãs de animes:…

6 anos ago

Dragon Ball FighterZ para Nintendo Switch – o que sabemos

O mais novo game de Dragon Ball acaba de ser lançado para PC, PS4 e…

6 anos ago

Assinar HBO GO vale a pena?

Desde o final de 2017 é possível assinar HBO GO mesmo sem ter TV por…

6 anos ago

Os melhores jogos de corrida para o Nintendo Switch

2017 foi o ano do Nintendo Switch. Nenhum concorrente vendeu tanto quanto o hibrido da…

6 anos ago

Pirataria de TV por assinatura será crime específico

Muito já falamos aqui no eXorbeo sobre pirataria de TV, gatonet, sobre os falecidos receptores…

6 anos ago