Será esse o apagão eterno dos canais HD nos receptores piratas?

Nos últimos dias se deu início por parte das operadoras de TV por Assinatura um processo para impedir que os usuários de receptores piratas consigam assistir normalmente os canais, principalmente os em HD. Ou seja, os usuários desses aparelhos estão sofrendo um “apagão” dos canais HD como eles chamam. Sendo assim, muitos estão se perguntando se dessa vez realmente será definitivo, significando o fim dos canais em alta definição para os piratas para sempre. É uma questão que está na cabeça de milhões de usuários que utilizam essas técnicas mas que não possui uma resposta simples.

A batalha travada entre as operadoras e demais companhias do ramo contra os piratas já é muito antiga. Muita gente já ficou rica com essa história toda. O pessoal por trás de receptores como a AzBox e AzAmerica ganham muito dinheiro exportando os aparelhos para o mundo todo. Vale lembrar que elas são companhias legítimas e fabricando esses receptores legalmente em seus países de origem. No Brasil, ter ou comercializar esses aparelhos não era um problema. Mesmo eles nunca tendo sido homologados pela Anatel, foi só em 2011 que a Justiça Federal proibiu a comercialização do mesmo.

Apesar desses aparelhos serem fabricados legalmente, todos sabemos que eles são principalmente usados para o uso ilegal dos sinais das TVs por assinatura. É estimado que a indústria de TV por Assinatura já perdeu bilhões graças a isso, enquanto outros ganham muito dinheiro. Sendo assim, fica óbvio que uma está sempre lutando contra a outra. As operadoras aplicam novas tecnologias de segurança e os piratas tentam quebrar para poderem disponibilizar o acesso aos canais para quem compra esses receptores.

Veja também: Fim dos Canais HD nos receptores piratas

Uma das técnicas de segurança usada pelas operadoras para tentar impedir os piratas é o chamado Nagravision 3. Porém, é uma tecnologia já defasada, sendo que os hackers (ou “TEAMS” como os piratas chamam) já quebraram há muito tempo essa codificação. Porém, não foi imediato, sendo que o mesmo ocorreu entre o Nagravision 1 para o 2 e do 2 para o 3. É por isso que muitos acreditam que independente da forma que as operadoras tentem codificar o sinal, os hackers sempre conseguirão quebrar a segurança. É o que vemos acontecer em outras indústria como a de jogos e smartphones.

Pelo visto, o que foi feito por enquanto é uma medida meramente providencial que impossibilita a distribuição das “keys” necessárias para a liberação dos canais nos receptores. Várias operadoras estão tomando essas medidas, trocando os chamados “PIDS” dos canais HD para um padrão que os receptores atuais não conseguem abrir.

Qual a melhor maneira de combater a pirataria?

Porém, isso tudo nos leva a uma questão: Já que essa batalha é tão antiga e nunca foi resolvida, será que a melhor maneira de se conseguir acabar com a pirataria é por meios técnicos?

Confira: A pirataria na TV por assinatura. Os culpados, os objetivos e as consequências

Aqui também a resposta não é simples. O argumento de muitos dos usuários desses receptores piratas é que os preços praticados pelas operadoras são abusivos, além de estarem enviado o sinal para suas casas. Ou seja, nessa lógica eles estariam apenas tirando proveito de algo que é enviado para suas casas sem qualquer autorização dos mesmos. Podemos ver que esses argumentos são eternos, podendo ser usados em qualquer situação, o que é muito conveniente para manter a consciência limpa dos piratas.

É verdade que em todas as outras indústrias, como a de jogos e mídias (dvds, Blu-Ray, etc) os hackers sempre conseguiram bular o sistema. Sendo assim, a história nos afirma que dessa vez, em algum momento, essa nova técnica de segurança também será burlada. Olhando por esse lado, podemos ver que talvez a melhor resposta para o fim da pirataria não seja sistemas mais rígidos de segurança e sim uma mudança eco-sócio-cultural. Não cabe a nós julgar preços e falar que essa é a solução, mas poderia ser um caminho. Conscientização de que a pirataria não acaba em quem vende o aparelho mas também ajuda a financiar outras atividades ilegais. Construção de uma nova percepção das operadoras por parte dos piratas e dos consumidores em geral.

Podemos ver que as alternativas são diversas. O que queremos mostrar aqui é que a mudança de codificação e outros métodos não é o único caminho para acabar com a pirataria. Com certeza ele também é importante, porém, se a situação fosse outra, com pessoas propriamente educadas socialmente, com boas condições financeiras acreditando justo o preço pago, será que os piratas se dariam o trabalho de quebrar esses sistemas de segurança?

exorbeo

Ver comentários

  • se os pacotes fosse quase todos baratos e os canais a lá carte não fosse tão caros por exemplo se o première de esportes fosse nos valores mais baixos tipo 20,00 ou 25,00 reais terminaria as piratarias e que nem o caso dos cds nas lojas e um x nos camelos 4,00 ou 5,00 por causa dos em postos são autos de mais e bem por ai

  • Chegou ao fim pessoal, joguem fora os seus aprerelhos principalmente os HD's que se eu achar pego pra mim... kkkkk

  • quando trocaram as codificações no passado, todo mundo achou que seria o fim ... mas não foi. As "TEAMS" já prometeram que até março tudo volta ao normal.

  • SE O ADM TEM RESPEITO PELOS SEUS LEITORES , PEÇO QUE NÃO APAGUE MEUS COMENTARIOS , TODOS TEM UMA OPINIAO E TEMOS QUE COMPARTILHAR COM TODOS!!

    • Olá, amigo Juliano
      Os comentários nunca são apagados, eles simplesmente não aparecem imediatamente pois antes devem ser aprovados.
      Esse processo de moderação é necessário pois de acordo com as leis do Brasil, os donos dos sites são responsáveis pelos comentários deixados por seus leitores. Ou seja, comentários com qualquer apologia a práticas ilegais (por mais que o usuário acredite não ser ilegal) não pode entrar no ar. O que é diferente de uma exposição de opinião. Sendo assim, comentários do tipo "Eu uso *** e quem não é pirata é tudo burro" não vão entrar. Porém, comentários do tipo "Eu acredito que a pirataria não é o problema e que todos deveriam poder usar o sinal que chega em suas casas livremente" passam.
      Abraços.

  • se os preços cobrados pelas operadoras p trasmitir as tv nao fossem taum caros como e no brasil q nos temos q fazer milagres com o misero salario pago aki, eu acho q acabaria a pirataria em partes, ou diminuiria bastante.

  • Não vejo respeito com leitor. Fiz um comentário que até o PAPA aprovaria, mas o ADM o apagou. Se temos uma janela para expor opiniões, elas deveriam ser publicadas. Não escrevi nada além da realidade vivida por nós brasileiros, mesmo assim acho que incomodei os "desuses" de alguém. Parabéns pela democracia
    ( quando vocês aprenderem o significado da expressão).

  • Para resolver este problema dos comentários é simples, é só colocar em letras maiores no final de cada reportagem os seguintes dezeres: ESTE SITE NÃO SE RESPONSABILIZA PELOS COMETÁRIOS AQUI POSTADOS E SÃO DE INTEIRA RESPONSABILIDADE DOS USUÁRIOS.Pronto, tá resolvido. O site se exime da responsabilidade passando a mesma para quem comentou. Jornais de guande circulação on line já fazem isso.

  • Ola eu vim do futuro pra ser exato no ano de 2016 mês 12, já temos outro apagão mais os "TEAMS" com crtz irão novamente resolver.

  • Como já era de prever um politico ta querendo criar uma lei para proibir! porque sera q eles ñ entra com uma Lei para operadora de tv abaixar o preço de seus pacotes e dar chance de todos poder assistir canais em alta definição. afinal essa bosta de pais ñ e um pais de todos, como eles se cansa de dizer!!! deveria ser um país de poucos

Share
Publicado por:
exorbeo

Posts Recentes

Assista jogos de pôquer na TV: confira a lista de programas

O jogo de poker tem uma natureza intrigante e cativante. São diversos os sentimentos e…

6 anos ago

Assinar Crunchyroll vale a pena?

Analisaremos hoje o serviço de streaming preferido de 10 em cada 10 fãs de animes:…

6 anos ago

Dragon Ball FighterZ para Nintendo Switch – o que sabemos

O mais novo game de Dragon Ball acaba de ser lançado para PC, PS4 e…

6 anos ago

Assinar HBO GO vale a pena?

Desde o final de 2017 é possível assinar HBO GO mesmo sem ter TV por…

6 anos ago

Os melhores jogos de corrida para o Nintendo Switch

2017 foi o ano do Nintendo Switch. Nenhum concorrente vendeu tanto quanto o hibrido da…

6 anos ago

Pirataria de TV por assinatura será crime específico

Muito já falamos aqui no eXorbeo sobre pirataria de TV, gatonet, sobre os falecidos receptores…

6 anos ago