Animes

Os animes no Brasil: O passado, presente e futuro

Os animes japoneses fizeram a cabeça de pelo menos duas gerações de brasileiros, os nascidos na década de 80 e 90. É difícil encontrar alguém hoje em dia que não tenha acompanhado pelo menos alguns episódios de animes clássicos como AstroBoy, Cavaleiros do Zodíaco, Dragon Ball e Pokémon.

Entre os animes que abriram as portas para a popularidade do estilo no Brasil, temos além dos citados, animes como: Yu Yu Hakusho, Sailor Moon, Fly, Super Campeões e muitos outros.

Vale lembrar ainda que os primeiros animes e mangás no Brasil foram lançados já nos anos 60 com “Homem de Aço”, “Oitavo Homem”, “Ás do Espaço” e outros. Porém, eles não tiveram grande sucesso. Foi só com “Cavaleiros do Zodíaco” que a Manchete passou a transmitir que o estilo realmente começou a gerar o fenômeno que tivemos por aqui no Brasil.

Aliás, esse fenômeno não foi exclusivo por aqui. A cultura japonesa atraiu milhões de seguidores pelo mundo todo.

A história dos animes

Apesar de só terem obtido uma popularidade realmente grande há pouco tempo, os animes já contam com uma história bem longa e interessante. Foi só depois da Segunda Guerra Mundial que a produção dos animes começaram a ganhar força no Japão, isso graças a um contato maior com a cultura ocidental.

Esse contato mais forte com a cultura pop ocorreu graças a ocupação dos Estados Unidos no Japão, anos em que os desenhistas japoneses começaram a conhecer melhor os quadrinhos e desenhos animados que estavam sendo produzidos no outro lado do mundo. Foi nessa época que houve um enorme crescimento de artistas e estúdios que passaram a forcar exclusivamente em mangás e animes.

Astro Boy é um dos mais clássicos animes, adorado em diversos países onde foi exibido

Um dos primeiros animes de sucesso que já contavam com as características que temos hoje nos desenhos japoneses (como olhos grandes e cabelo espetado) foi o Astro Boy, baseado no mangá de Osamu Tezuka. Astro Boy é considerado por muitos como o maior propulsor de toda a indústria dos animes.

O presente e o futuro dos animes

Hoje temos centenas de sites dedicados ao assunto, além de um serviço de straming 100% focado em animes, o Chunchyroll.

A força dessas animações na indústria brasileira foi demonstrado pela popularidade de canais na TV por Assinatura que exibiam animes em suas grades de programação, como o Cartoon Network, Fox Kids e mais tarde o Animax.

Não é segredo no entanto que a maioria desses canais ruiu na década passada. Em um lapso entre 2004 e 2014, houve uma verdadeira inércia dos canais que praticamente eliminaram os animes tanto da TV aberta quanto fechada.

Sobre o assunto já discutimos bastante aqui e aqui 

Entre os animes de maior sucesso no Brasil podemos mencionar: Naruto, One Piece (não na TV, mas sim através da internet), Death Note (popular no Netflix), Bleach (transmitido hoje em dia pela PlayTV), Fairy Tail e outros.

Mas grandes animes como Full Metal Alchemist, Great Teacher Onizuka, Cowboy Bebop, Hajime no Ippo e Ghost In The Shell também merecem ser mencionados. Existe uma infinidade de produções incrivelmente magnificas que não são tão populares no ocidente.

A Viagem de Chihiro

Não é por nada que diversas grandes produções de animações do Japão vêm ganhando tantos prêmios internacionais. Talvez o maior destaque nesse quesito seja Sen To Chihiro no Kamikakushi, ou “A viagem de Chihiro” que recebeu o Oscar de melhor filme de animação de 2003 além de dezenas de outras premiações.

Assim como “A Viagem de Chihiro”, muitos animes atuais (e antigos) tratam de temas com uma abordagem que pode parecer estranha a primeira vista. Porém, se apreciado da maneira correta, sem preconceitos, é realmente uma viagem para o fundo da psique humana.

Não só a indústria direta do Anime e Manga está ganhando com tudo isso. Vale lembrar que muitos animes modernos contam com tecnologias incríveis, sendo elas traduzidas em animações realmente inacreditáveis. Isso é levado para produções de filmes, seriados, jogos e qualquer outra coisa que envolva animação.

Se você é um fã dessa arte que conquistou tantos corações pelo mundo, deixe suas recomendações nos comentários!

exorbeo

Ver comentários

  • grande post ,mas o pior de ler isso é lembrar que animes nem passa no brasil mais ,sendo que existe milhares de faz assim como eu e nem com tv paga nao da para assistir , e quando passa é com uma dublagem horrivel e cheia de cortes ,acho que Yu Yu Hakusho e deah note foi uma exceção mesmo , mas to so pela volta no fairy tail e bleach e que naruto chegue ao fim de fillers :)

  • acontece que não veremos animes na tv brasileira mais, o interesse em vê-los online é imensamente maior, e inclusive tem um serviço on demmand tipo netflix que detém o direito sobre uma infinidade de animes.
    Mas vale lembrar também que a Sony ainda possui o direito sobre esses animes, e que o canal Animax ainda existe nos EUA e na Europa, o dia que eles resolverem, podem abrir esse espaço na Sony Spin, pois o canal tem uma das piores audiências da tv paga e nem aparece entre os 50+

  • Hoje em dia só são exibidos Beyblade, Digimon e Dinossauro Rey no Disney XD e Pokémon no Cartoon Network.

  • VERDADE A MAIORIA DOS FANS DE ANIMES NPACIENCIA PARA VER EPISODIOS NA TV, MAIS TAMBEN O UNICO CANAL QUE GRÃO TEM AÇAS A DEUS KKKK PASSA ANIMES A PLEY TV , PASSA EPISODEOS A TARTARUGA SO 2 INEDITOS POR SEMANA MTTTTTTT POUCO NE ?
    PELA MOR DE DEUS APAREÇA UM CANAL QUE PASSA VARIOS ANIMES E PASSE EPISODEOS CERTINHOS E EU JURO SO QUE EU CONHEÇO TERA PELO MENOS 10 AUDIENCIAS CERTAS...

  • VERDADE A MAIORIA DOS FANS DE ANIMES NPACIENCIA PARA VER EPISODIOS NA TV, MAIS TAMBEN O UNICO CANAL QUE GRÃO TEM AÇAS A DEUS KKKK PASSA ANIMES A PLEY TV , PASSA EPISODEOS A TARTARUGA SO 2 INEDITOS POR SEMANA MTTTTTTT POUCO NE ?so sei se algun canal resouver passar animes vai com certeza ter minha audiencia e de pelo menos 10 amigos que garatem se passar episodeos concecutivos todo mundo vai ver simmmmmmmmmmm

  • Falando ainda de filmes de animação, eles fizeram mesmo obras-primas como O Conto da Princesa Kaguya e O Castelo Animado, fora O Túmulo dos Vaga-lumes. Mas é claro, boa parte disso ficou de fora da tv aberta.

  • É graças aos serviços de Streaming que os animes estão de volta com Músculos,balas e bombas;No sentido metafórico,claro.Foi por causa disso que até o Cartoon que empreendeu uma cruzada anti-animes voltou a exibir animes.vide Dragon Ball Super que já é campeão de audiência no canal.

Share
Publicado por:
exorbeo

Posts Recentes

Assista jogos de pôquer na TV: confira a lista de programas

O jogo de poker tem uma natureza intrigante e cativante. São diversos os sentimentos e…

6 anos ago

Assinar Crunchyroll vale a pena?

Analisaremos hoje o serviço de streaming preferido de 10 em cada 10 fãs de animes:…

6 anos ago

Dragon Ball FighterZ para Nintendo Switch – o que sabemos

O mais novo game de Dragon Ball acaba de ser lançado para PC, PS4 e…

6 anos ago

Assinar HBO GO vale a pena?

Desde o final de 2017 é possível assinar HBO GO mesmo sem ter TV por…

6 anos ago

Os melhores jogos de corrida para o Nintendo Switch

2017 foi o ano do Nintendo Switch. Nenhum concorrente vendeu tanto quanto o hibrido da…

6 anos ago

Pirataria de TV por assinatura será crime específico

Muito já falamos aqui no eXorbeo sobre pirataria de TV, gatonet, sobre os falecidos receptores…

6 anos ago