Globo e SBT nas operadoras

8
Vejo nos últimos dias muitos comentários aflitos sobre esses canais de TV aberta aqui no blog.

Para resumir a preocupação, tratam-se dos assinantes que, ou não tem módulos abertos junto do receptor da operadora, ou que não existe transmissora regional em sua cidade. A limitação se dá por um pedido das

retransmissoras de não permitir que o sinal principal, vindo geralmente das capitais, seja assistido pelos assinantes daquela cidade onde existe um sinal local. Permitir que os assinantes vissem anúncios e programas de cidades próximas ou até mesmo distantes, causaria um grande impacto na audiência.

Mas o problema é que existem localidades no país, que ficam sem nenhuma opção. Não há retransmissora, mas também não é liberado o sinal da Rede Globo ou SBT mais próximos. A nova Lei concerta um problema e agrava o outro. Ela acaba fazendo com que pequenas retransmissoras que não tem o sinal carregado no satélite (seria impossível tecnicamente ter o de todas) tenha sua audiência gravemente afetada em virtude dessa liberação.
Eu sei que os assinantes não estou muito preocupados com isso e eu confesso que eu também não esteja. Estou mesmo preocupado com o grande número de assinantes da TV paga que ainda clamam por conteúdos pífios, de baixíssimo nível técnico e profissional, lotados de propagandas e produções de quinta categoria, que a TV aberta nos oferece há muito tempo. Lógico que há exceções e que respeito o gosto dos assinantes. Mas sempre tive para mim que a TV paga é uma fuga da aberta. E ninguém aqui é obrigado a concordar com minha posição.
Mas acima da minha opinião, defendo que os assinantes devem sim ter liberdade de escolha na TV paga. Afinal não são todos que tem condições de optar pelo PFC, por exemplo, e precisam assistir o jogo transmitido de forma monopolizada pela Rede Globo aos domingos.
O fato é: até agora nenhuma operadora liberou para todos o sinal da Globo ou do SBT, que são as principais emissoras que realizam tal prática. Não sei se aguardam algum posiciosamento da Ancine ou se ocorreu pressão política… não sei. O que sei é que os assinantes não deveriam contar muito com essa opção, pois parece que a Ancine irá rever tal obrigatoriedade, sendo ainda que após as operadoras declararem inviabilidade técnica, o que ainda nem deve ter sido feito, terão mais 30 dias para se adequar…
COMPARTILHE