Como devem ser as configurações do Playstation 4

2
Em 2013 devemos ter a chegada do sucessor do Playstation 3. Apesar da Sony ter divulgado em 2005 que queria que o próximo Playstation viesse apenas 10 anos depois, o lançamento do Nintendo Wii U no fim de 2012 pode adiantar seus planos.
Imagem conceito do site de fãs sonyps4
A Microsoft também deve em breve anunciar seu no novo Xbox, que muito já batizaram de 720 (na mesma referencia dos graus do 360 -uma volta completa – e agora duas voltas completas). Alguns já falam em dobro de processamento e de memória. Outros falam que não irão ser muitos diferentes das placas que chegam agora ao mercado, como a Radeon 7900.
O fato é que deverão ser incríveis, assim como foram nessa mudança de geração.
A difícil missão
O Playstation 3 fracassou em conseguir um desempenho sequer parecido com o PS2. As causas são óbvias: primeiro o preço elevado – o consumidor não quis pagar o preço de um console à frente de seu tempo -; a concorrência dessa vez realmente incomodou, pois o Wii vendeu horrores e o Xbox acompanhou muito bem o desempenho técnico do PS3.
O Playstation 4 terá agora a missão de melhorar os gráficos e desempenho no mercado em relação ao PS3. Mas talvez a maior dificuldade seja inovar. Quem venceu essa geração foi a Nintendo, graças aos controles e baixo custo e preço do Wii. A inovação não só ganhou deu o posto de mais vendido ao Wii, mas também puxou tanto a Microsoft quanto a Sony à seguir essa tendência, só que um pouco tarde.
A Sony que por mais de 10 anos foi líder absoluta no seguimento deu um tiro no pé na última geração. Não apenas o PS3 e sua rede online que foi invadida, mas quase todos os seus produtos gerarão enormes prejuízos no último ano.
O anúncio do Playstation 4
Há poucos dias a própria empresa indicou que não quer anunciar o Playstation 4 esse ano para não ofuscar o recém lançado PS Vita. Porém tudo pode mudar conforme a Microsoft for dando rumo à seu novo console. A E3 2012 deverá ser a mostra definitiva de quando os novos consoles serão lançados. Caso nenhum apareça, realmente só irão ver à luz do dia em 2014, de forma alguma antes.
O chip Cell e uma nova versão
Tudo indica que a parceria com a Toshiba, mesma empresa que construiu o poderoso e minusculo chip Cell, prossiga normalmente. O processador principal do Playstation 3 forneceu o maior poder e capacidade da atual geração de consoles, porém programar para ele sempre foi um desafio.
Um novo chip precisaria aumentar o clock de 3.2 Ghz para algo mais próximo do que temos hoje nos desktops, de pelo menos 4Ghz e mais núcleos para dividir as funções.
Tornar os consoles cada vez mais próximos dos computadores garante uma maior compatibilidade para jogos multiplataforma e uma maior facilidade de desenvolvimento desses jogos.
Os gráficos e resoluções
Com o anúncio e o vídeo demonstrativo da nova Radeon HD 7900 que você vê abaixo:
O vídeo mostra uma cena renderizada em tempo real, e não uma cg feita por super placas, como é o caso dos filmes de animação. Portanto fica nítido que os supercomputadores que faziam essa animações estão sendo alcançados pelas séries de placas caseiras, como é o caso dessa.
O Playstation 3 tentou impressionar o mundo com vídeos em CG que não eram condizentes com seu desempenho real, o que manchou um pouco de sua imagem. Seus gráficos são sim extremamente belos, mas o Playstation 4 deverá representar um novo patamar de qualidade.
Ainda é cedo para se especular resoluções acima do full hd, mas como no fim do ano passado surgiram TVs domésticas capazes de resoluções 4 vezes maiores, não dá para dúvida dessa capacidade.

Especulações

Obviamente tudo ainda gira em torno de especulações. Se caso o Ps4 seja lançado em dezembro de 2013, talvez sua evolução técnica fuja pouco do que temos hoje como sistemas top no mercado de tecnologia. Porém se realmente ele só chegar em 2014, esqueça tudo que você leu aqui, pois 2 anos são uma eternidade no ramo, talvez o 3D já tenha morrido ou se tornado padrão e uma nova mídia de 1 Tera seja acessível para todos, além dos televisores quadfullhd.
É esperar para ver.

COMPARTILHE