Games

Ainda vale a pena comprar um WII U

Se você pretende comprar um Wii U em breve mas ainda está em dúvida se vale ou não a pena investir no último videogame da Nintendo, acreditamos que hoje você irá ficar mais perto de comprá-lo  de vez ou então que desista de vez.

A intenção é tirar de você tal indecisão.

Um pouco sobre o Nintendo WII U

Lançado no já distante ano de 2012, o console que abriu a atual geração tentou inovar com seu polêmico – mas criativo – gamepad em forma de tablet. A ideia não saiu como o esperado, mas o console vendeu mais de 12 milhões de unidades até agora.

Fracassado ou injustiçado? Não importa. Confira hoje se o WII U é o próximo console que você colocará na sua estante.

Uma história que “acabou” há mais de 15 anos

Para entender a nossa opinião sobre o WII U é importante explicarmos um pouco sobre nossa relação com a marca e seus videogames.

Este que vos escreve hoje teve como seu primeiro console um Super Nintendo – seguido de um Nintendo 64 e um GBA, para só depois começar a comprar os videogames da família PLaystation.

Portanto, a experiência com a Nintendo simplesmente havia “acabado” com o Nintendo 64 nos consoles de mesa.

Escrevemos “acabado” entre aspas por um simples mas importante motivo: de todos os consoles que tivemos até hoje, os únicos games antigos que acabamos sempre voltando a jogar são os games da Nintendo – e o Castlevania Simphony of the Night do PS1, que não poderia deixar de ser mencionado aqui.

E o que isso significa? Que essa empresa japonesa realmente tem algo especial em seus consoles e seu controle de qualidade diferenciado. Não basta simplesmente olhar números para decidir que um de seus consoles não merece ser comprado, eles merecem muito mais que isso.

A Nintendo faz games realmente diferenciados

O Wii U realmente trouxe um controle em forma de tablet que divide opiniões – ele foi muito mal aproveitado pela maioria das empresas, e até mesmo a Nintendo desistiu de seu potencial depois de 2014. Hoje ele é usado basicamente como uma segunda tela que exibe alguns itens e menus, de forma parecida com as famílias DS e 3DS.

Por outro lado, a compatibilidade com todos os acessórios do Wii original poderá fazer a diferença caso você já os possua. O WII U não melhora os gráficos e velocidade dos jogos do WII antigo, mas roda praticamente todos eles, servindo para aposentar seu antigo console.

Já os Wii Motes e demais acessórios, caso você possua dois ou até três podem ser incríveis para jogar no WII U games que suportam até 4 jogadores.

Já para o Wii U em si, que não teve no seu controle seu diferencial, nos resta destacar seu diferencial: os JOGOS.

A beleza dos games da Nintendo em HD é arrebatadora

E aqui será seu primeiro e principal ponto para decidir se o WII U pode ser para você: Se você não abre mão de jogos como Call of Duty, FIFA, PES, Battlefield, e outros, e não tem um PS4, Xbox One ou PC para jogá-los, desista do Wii U, por não os verá por aqui.

As chamadas Third Parties (empresas terceirizadas), como a Konami, Eletronic Arts, Activision entre outras, simplesmente abandonaram o WII U em seu primeiro ano, quando viram que suas vendas não estavam decolando.

Sem as franquias mais vendidas do mercado como GTA e Call of Duty, a Nintendo se viu isolada, responsável por cuidas da grande maioria dos games de seu console, de uma forma nunca vista antes.

Até mesmo o mal sucedido Game Cube contou com mais apoio de terceiros que o WII U. Na época a Konami e Capcom ainda eram grandes apoiadoras do Cube. Hoje a Nintendo praticamente só tem a Ubisoft ao seu lado dentre as grandes.

Você terá uma biblioteca de jogos que oferece:

New Super Mario Bros U, que é o 1º Mario 2D em HD e é ótimo – além de sua expansão com o Luigi, bacana também

Super Mario Wold 3D – Game show de bola, um dos melhores desta geração e o melhor do Wii U

Super Mario Kart 8 – Com toda a diversão de Mario Kart no game que está entre os melhores da franquia

Splatoon – que não é revolucionário, mas que é ótimo para jogar online e com os amigos

Super Smash Bros U – jogo tradicional da Nintendo, com diversão garantida

Pikmin 3 – série que nasceu no Game Cube, e que apesar de não ser muita famosa é ótima

Zelda Wind Waker HD – Um dos melhores Zeldas que poucos jogaram agora em HD

Bayonetta 2 – não é da Nintendo mas é exclusivo do Wii U, e é ótimo

Donkey Kong Tropical Freeze – talvez não tenha todo o charme da década de 90, quando a RARE tocava a série, mas é show!

Xenoblade Chronicles X – outro exclusivo do Wii U, já saiu no Japão e arrematou notas altíssimas. O RPG polêmico chegou no começo deste ano no ocidente.

Fatal frame Maiden of Black Water – para não faltar aquele jogo de gelar a espinha, o novo Fatal Frame é exclusivo no Wii U e sucesso absuto no Japão.

Yoshi´s Woolly World  – talvez o jogo mais “fofo” da história, traz o mascote de Mario em um game de plataforma 2D de encher os olhos.

Super Mario Maker – talvez um dos games mais jogados atualmente, onde o jogador pode criar fases 2D de Mario, com o estilo gráfico do Nintendinho, Super Nintendo ou da nova geração. Depois de criar é só lançar na internet. Fantástico!

Vejam que listamos acima mais de 10 games que tiraram notas quase sempre acima de 9,0 em todos os grandes sites e revistas do ramo.

Hoje com a vantagem de que você não pagará o valor inicial, podendo achar alguns deles em promoções, até por menos de 100 reais!

Outras funções do aparelho

Apesar de não se destacar como uma “central multimídia” conforme muito propagado pelos concorrentes diretos, o aparelho cumpre seu papel básico de conectividade, trazendo aplicativos do Youtube, Netflix, Previsão do tempo e vários outros.

Infelizmente o aparelho não reproduz filmes em Bluray, utilizando mídias próprias para seus games, além de ler DVD-s comuns.

O Gamepad não serve apenas para trazer funções extras para os games: muitos deles funcionam no gamepad, possibilitando que você dispense a TV e jogue só com o controle, ou seja, você pode deixar o console ligado na sala e ir jogar em seu quarto apenas usando o controle.

O som do gamepad é bacana, mas recomendamos utilizar um fone de ouvidos que pode ser ligado diretamente no controle, trazendo uma experiência muito legal.

E não são apenas os jogos da Nintendo que são belos no Wii U, Bayonetta 2 é um show visual.

O Preço do WII U atualmente

O preço do Wii em 2016 ficou ainda mais salgado para os brasileiros. O motivo é um só: a desvalorização do real frente ao dólar.

Pois bem, nos Estados Unidos o preço praticamente não mudou desde 2013:

  • A versão deluxe é encontrada por 299 dólares em praticamente todas as grandes redes de varejo (acompanha console de 32Gb e um game, hoje em dia o mais comum é Splatoon)
  • A versão basic é encontrada por 249 dólares, mas é cada vez mais rara. O console tem só 8Gb, é branco e não acompanha um game brinde.

Aqui no Brasil o preço das grandes varejistas que encontramos é o seguinte:

Uma curiosidade sobre o Wii U é que a versão “oficial” acima custa praticamente o mesmo preço cobrado por importadores ilegais, que trazem o console do Paraguai e revendem em sites como o Mercado Livre.

Nas revendas “não oficiais” encontramos o Wii U por cerca de R$1.400,00 reais, com “90 dias de garantias” oferecidos pelo vendedor.

No Paraguai é difícil encontrar o WII U para vender, mas as lojas que oferecem cobram entre 300 e 350 dólares (entre R$ 1000,00 e 1300,00 reais na cotação de hoje), inviabilizando a compra por lá.

Concluindo: vale a pena comprar um WII U em 2016?

Diante de tudo que demonstramos, acreditamos que vale sim comprar um Wii U, desde que ele se enquadre nas suas expectativas (além do orçamento), e que você esteja empolgado em esperar por seu sucessor, o Nintendo NX.

Aliás, optar por esperar pelo NX hoje será algo difícil de suportar. A nintendo simplesmente não traz novidades sobre seu novo videogame, o mantendo como o maior segredo de toda a sua história. Não sabemos sequer se ele será um portátil, um console ou um híbrido entre as duas opções.

Novamente resumimos a indicação (ou não) do Wii U para os perfis abaixo:

  • Quer se divertir e não liga para Uncharted, God Of War, Forza e Halo: COMPRE APENAS O WII U
  • Quer se divertir mas não abre mão de multiplataformas como FIFA, GTA, Call of Duty: NÃO COMPRE O WII U OU COMPRE EM CONJUNTO COM OUTRO CONSOLE/PC

Esperamos que tenham gostado de nosso especial sobre o primeiro console HD da Nintendo.

Não deixem de compartilhar conosco sua decisão, ou seu relato caso já tenha o console.

exorbeo

Ver comentários

  • Pra min vale muito a pena ter um Wiiu tenho o meu desde de 2013 e nao me arrependo jogo quase todos os dias.

    • Para nós e creio que para a maioria que comprou o aparelho. Só se arrependeu quem esperava jogar no futuro um GTA, uma Call of Duty... de resto os jogos são ótimos.

  • A Nintendo sempre foi uma empresa que fez jogos voltados para o público infanto-juvenil, e isso ninguém pode tirar dela. Sempre enxerguei os jogos do console como jogos para se divertir no modo história, os famosos puzzles, rpg´s, etc. Passei a ter somente um console por condição financeira. Acredito que se tivesse grana, teria sempre um nintendo como alternativa para aqueles dias que você quer algo que mexa mais com o lado criativo, que exija mais do cérebro. Não é a toa que tenho emuladores de NES e N64 que uso sempre.

    • Exatamente como é o nosso caso Wagner. Uma pena que qualquer jogo de 3ds ou Wii U custe mais de 250 reais no lançamento...

Posts Recentes

Assista jogos de pôquer na TV: confira a lista de programas

O jogo de poker tem uma natureza intrigante e cativante. São diversos os sentimentos e…

6 anos ago

Assinar Crunchyroll vale a pena?

Analisaremos hoje o serviço de streaming preferido de 10 em cada 10 fãs de animes:…

6 anos ago

Dragon Ball FighterZ para Nintendo Switch – o que sabemos

O mais novo game de Dragon Ball acaba de ser lançado para PC, PS4 e…

6 anos ago

Assinar HBO GO vale a pena?

Desde o final de 2017 é possível assinar HBO GO mesmo sem ter TV por…

6 anos ago

Os melhores jogos de corrida para o Nintendo Switch

2017 foi o ano do Nintendo Switch. Nenhum concorrente vendeu tanto quanto o hibrido da…

6 anos ago

Pirataria de TV por assinatura será crime específico

Muito já falamos aqui no eXorbeo sobre pirataria de TV, gatonet, sobre os falecidos receptores…

6 anos ago