Tooncast: história, programação e novidades

13

O canal Tooncast, de propriedade da Time Warner (mesma dona do Cartoon Network), traz desenhos infantis considerados clássicos que são ou já foram transmitidos no Cartoon Network. Lançado oficialmente em 2008, foi uma empreitada inédita no ramo, por focar não apenas no público infantil, mas predominantemente em todo o público que hoje está na faixa de até 60 anos, que acompanhava desenhos animados na infância, como os de Hanna-Barbera.

Post publicado originalmente em 2011, atualizado em 05/05/2016

O Tooncast Brasil acabou por substituir a ideia inicial do canal Boomerang, que era de transmitir desenhos antigos. Com o tempo a programação do Boomerang foi sofrendo mudanças e se afastando do projeto inicial, focando justamente nos jovens de hoje, dando preferência em sua grade para séries para pré adolescentes.tooncast historia

Presente no Brasil, Chile e Argentina, o Tooncast ao longo dos seus 3 anos de existência, conquistou um sólido número de espectadores e de admiradores, sendo de fato um canal segmentado.

todos os personagens Hanna Barbera

Programação

A grade do canal Tooncast é composta principalmente de desenhos clássicos, sem espaço inéditos, os últimos ficam para a grade do Cartoon Network. O proprietário da Turner, o bilionário Ted Turner, adquiriu há cerca de 10 anos a empresa que era detentora dos direitos das produções de Hanna-Barbera, com isso todos os desenhos clássicos da produtora tem presença garantida no canal.

Além dessa produtora, a Turner tem os direitos dos desenhos da MGM e suas produções originais, as quais foram transmitidas no Cartoon Network garantindo ao Tooncast programação de primeira qualidade.

Veja os desenhos transmitidos no Tooncast:

Da Warner, Hanna-Barbera e MGM (entre outras)

desenhos tooncast

Mais desenhos que passam no Tooncast:

She-ra: a princesa do poder
Manda Chuva
Zé colmeia
Bob Pai e Bob Filho
Esquadrilha abutre
Dom Pixote
Frajola e Piu Piu
A turma do Archie
Droopy Dog
Mais clássicos do Cartoon Network
O Laboratório de Dexter
A vaca e o frango
As meninas super poderosas
Samurai Jack
Eu sou o máximo
Mike, Lu o Og

O futuro do canal

Em 2015 o canal começou a exibir grandes animes em sua grade. O primeiro deles deverá ser a saga inicial de Dragon Ball, iniciando as transmissões ainda em janeiro. Pokémon também já exibido desde meados de 2014.

Saiba tudo sobre a volta de Dragon Ball a TV por assinatura aqui

dragon-ball NO TOONCAST

O canal tem a vantagem de que sua programadora sempre foi e ainda é detentora dos direitos da saga Dragon Ball (incluindo Z, GT e o recente Dragon Ball Kai em HD), além de diversos outros animes que fizeram muito sucesso na década de 90.

Confira nosso especial sobre a história dos animes no Brasil – imperdível

Além do Tooncast, o canal Play TV também pretende voltar a exibir animes clássicos em sua grade, o que inclui até mesmo Samurai X. Talvez estes sejam indícios de que em 2014 mais surpresas boas podem aparecer.

Disponibilidade

O maior problema encontrado pelo usuários brasileiros é a disponibilidade do canal. Até o fim de 2011, apenas o satélite Amazonas, operado pela VIVO TV e OI TV, ofereciam o canal.

Em 2012 porém a operadora Claro TV, após muitos pedidos e campanhas de seus assinantes, também incluiu o canal em sua grade, que continua fazendo sucesso até hoje. Posteriormente com a chegada da GVT TV (hoje também VIVO TV), empolgada pelas demandas do mercado e apelo dos usuários, também logo incluiu o canal clássico.

Desde 2015 a operadora NET também oferece o Tooncast para seus assinantes.

tooncast desenhos

Porém, o grande problema da época persiste até hoje: a SKY, detentora de milhões de assinantes ainda não conta com o canal em sua grade, sem nem ao menos ter uma previsão para tal. Com isso uma grande fatia nominal dos assinantes brasileiros apenas conhecem o Tooncast pelo nome.

Animes voltaram a TV fechada também na PLAY TV, confira aqui.

Na Sky foram diversas tentativas frustradas de acordos, e hoje parece que a operadora desistiu oficialmente do canal, e nunca mais se pronunciou nem da possibilidade de incluí-lo.

O canal parece ter virado inclusive um dos principais diferenciais de qualquer operadora, existindo rumores de que seu valor é bastante alto comparado à qualquer outro canal de desenhos que as operadoras têm hoje disponíveis.

COMPARTILHE