Rede Globo tem seu pior ano da história

    10
    Em uma análise rápida, poderíamos apontar diversos fatores para que a Rede Globo amargasse em 2012 o pior ano de sua história.
    Alguns seriam ofensivos: aumento do grau de escolaridade do povo brasileiro, melhoria nos salários e no acesso a cultura (como livros e revistas). Também pelo lado óbvio: aumento no número de assinantes da TV paga, assinantes de conteúdo on demand como o Netflix, e pela própria explosão da internet, que ano após
    ano vai juntando mais pessoas que trocam a TV pelo conteúdo interativo.
    Enfim, a notícia oficial é baseada nos dados do Ibope, que apontam para 14,7 pontos de média, medidos entre as 18h e a meia noite. E isso tudo com o sucesso estrondoso de Avenida Brasil… caso a emissora não tivesse emplacado essa novela, a média poderia ter sido muito inferior. Para salvar os números da Globo, precisamos analisar que o ano foi ruim para TODAS as emissoras. A campeão da derrocada foi a Rede TV!, que ao perder sucessos como o Panico e a Hebe, caiu quase 40% em 2012 e vai se aproximando da maior crise de sua história (e quem sabe o fim da emissora). Dentre as grandes, a Record caiu mais do que a Globo, recuando 13% na audiência. O SBT que caiu apenas 2% se aproximou bastante da Record e se mantém no terceiro lugar. A Band perdeu apenas 1% da audiência em relação à 2011, mas se mantém muito longe das 3 primeiras. 
    Eu realmente estou de saco cheio com todas os canais da TV aberta. Não há conteúdo de qualidade, não há brilho, não há novidade. Cobra-se milhões de anunciantes e não há quase gasto nenhum em oferecer bons filmes, bons campeonatos… esperasse 2 anos para exibir um filme, garantindo um preço mínimo as produtoras. Não se muda nada, não se cria. Não há humor de qualidade, não há investimentos para melhorar o jornalismo. Será tão dificil para um Rede Globo ter em 2012 todos os seus principais programas em HD? Será que realmente a emissora não possui verbas para trocar os equipamentos?
    Será que a Record acha que vai bem com o conteúdo e profissionais que contratou e oferece? Tenho certeza que não. Os grandes por trás dela já anunciaram o corte imenso das verbas, o que vai levar a emissora há uma queda abismal em 2013. Isso não é segredo para ninguém, a dispensa de profissionais já começou no ano que passou. 
    Me parece mais estável o Silvio Santos, que mantém sua grade do mesmo jeito há anos. Agrada há poucos, mas esses poucos consegue manter. Não chegará nesse ritmo, sem ousar, à lugar nenhum, mas não sei bem se há algum interesse em chegar à algum lugar… na verdade tenho certeza que não. 
    Realmente a coisa está mudando muito para o lado das TVs abertas… sinto cheiro de revolução e mudanças drásticas em algo que fedia mais do um governo ditatorial. Quem sabe 2013 não representa uma dança de cadeiras dentre os gigantes e coisas boas no setor (ou se você for pessimista, o fracasso total e a mudança do foco dos anunciantes). Caso o mercado de anúncios mude o foco para a TV fechada, dificilmente teremos 6 emissoras grandes em 2014… quem sabe nem 4.. anotem.
    COMPARTILHE