Vale a pena trocar a TV por assinatura pelo Netflix?

5

Recebemos muitos questionamentos sobre o tema: será que vale a pena trocar a TV por assinatura pelo Netflix? Tentaremos então – e de uma maneira objetiva – defender os prós e contras ao fazer tal troca.

Falaremos primeiro das desvantagens de ambos os serviços, para depois expor as vantagens e então fechar com nossa conclusão.

As desvantagens do Netflix, Amazon Prime e dos demais serviços de streaming

O Netflix é um serviço 100% online: sem internet ele simplesmente não é nada. Mesmo para baixar conteúdo para ver depois você precisará de uma conexão com a internet. Além disso, ao contrário da TV por assinatura, há aqui um consumo de dados elevado – se sua internet é móvel (via 3G ou 4G), hoje em dia o serviço terá um impacto enorme sobre seu pacote de dados. E lembramos que se caso o limite da banda larga emplacar em 2018, esses serviços serão um grande peso na franquia mensal.

Confira ainda: vale a pena assinar o Spotify?

trocar tv por assinatura pelo netflix vale a penaTemos ainda o problema da instabilidade da conexão com a internet. Se sua operadora oferece um serviço ruim, que oscila em dias de navegação intensa, o Netflix irá sofrer, travando e até mesmo impossibilitando que você assista algo mesmo em qualidade SD.

Em relação ao conteúdo, é importante lembrar que o Netflix ainda não oferece nada ao vivo, além é claro de não ter filmes recém lançados no cinema, salvo raras exceções.

Quem gosta de esportes não terá na Netflix uma referência, ficando refém apenas de filmes e documentários sobre o tema.

Não perca: on demand já vale a pena no Brasil?

Ah, ainda tem a questão do conteúdo ser constantemente renovado, o que é um pró: garante sempre boas novidades; também pode ser um problema: se você não aproveitar determinado filme ou série, ele poderá não estar disponível no mês seguinte.

As desvantagens da TV por assinatura

A TV por assinatura é ao lado da internet como um todo, a maior fonte de conteúdo áudio visual disponível no mundo – não há como negar isso. Mas uma das principais desvantagens está em seu preço: ela ainda é um produto para poucos.

Os pacotes possuem canais pré definidos, que buscam sempre incentivar aqueles mais abastados a investirem nas opções mais caras e completas, mesmo que não haja tempo suficiente para aproveitar a maioria dos canais disponíveis.

Apesar do serviço oferecer filmes recém lançados, apenas canais de pacotes “premium”, vendidos a la carte, trazem tal conteúdo. Um pacote Telecine ou HBO, sozinho, chega a custar mais do que o dobro do que assinatura da Netflix – além de exigir que você assine um pacote mesmo que básico em alguma das operadoras.

Possui Net disponível em seu endereço? Veja aqui se vale a pena assinar a operadora

Outro ponto é a disponibilidade do serviço. A TV a cabo é restrita nas cidades de grande população. A alternativa então é a TV via satélite, que ainda não possui a mesma qualidade. O principal motivo é tecnológico: o sinal que vem do espaço está sujeito a ser atrapalhado por tempestades solares (raras) ou então por nuvens densas (comuns em dias de tempestade).sky vale a pena

Perto da Netflix, quantidade de conteúdo em HD nas operadoras ainda fica devendo

As vantagens do Netflix

Vencidas as principais limitações do serviço, temos como principal vantagem do Netflix o seu custo benefício.

Por menos de 20 reais mensais o assinante tem acesso a séries incríveis (muitas produzidas pelo próprio Netflix, e que são exclusivas).

Além disso há conteúdo em 4K, que mesmo em 2018 ainda não é realidade efetiva na TV paga brasileira. Não há uma enorme gama de filmes nessa qualidade, no entanto todas as séries próprias do serviço já são produzidas nessa qualidade.

Para saber se sua TV 4K é compatível com o ultra HD do Netflix, clique aqui

Outra vantagem do Netflix está em sua estrutura de navegação, que é bem mais simples do que os guias de programação da maioria das operadoras de TV. O sistema é capaz  de fazer sugestões com base no comportamento do assinante, quase sempre relevantes.

vantagens netflixPor último citamos a tranquilidade de poder assistir qualquer conteúdo a hora que quiser, sem precisar programar gravações ou se preocupar com espaço. Como tudo é transmitido online, o aplicativo não ocupa espaço no PC, celular ou Smart TV, armazenando apenas o ponto em que você parou.

As vantagens da TV  por assinatura

Como já dissemos anteriormente, a TV por assinatura ainda é a casa de quem gosta de conteúdo ao vivo, sejam noticiários, atrações esportivas, shows ou programas de auditório.

Se você é fã de futebol, apenas aqui terá acesso (legalmente) aos jogos de seu time. O mesmo vale para praticamente todas as outras modalidades esportivas. A exceção aqui é o serviço Esporte Interativo Plus, cuja assinatura pode complementar o Netflix. Leia mais sobre o assunto aqui.

Se você possui disponibilidade financeira para assinar um pacote completo, que inclui os canais Telecine, HBO, Premiere e outros mimos, com certeza terá sempre algo para assistir – são centenas de canais em SD e HD disponíveis em operadoras como NET, SKY, Claro TV, VIVO e OI.

Por último lembramos a enorme base de conteúdos online disponíveis para assinantes das grandes operadoras. Aplicativos como Premiere Play, HBO Go, FOX+, Watch Espn e demais, aumentam e muito a experiência para os assinantes, pois permitem que o conteúdo de qualidade seja assistido em qualquer lugar que tenha conexão com internet.

netflix ou tv por assinatura
Quem ganha essa batalha?

Concluindo

Se os serviços de streaming e IPTV parecem ser o futuro da “televisão”, ao menos hoje a TV ainda leva vantagem sobre a maioria, ao menos em conteúdo.

O problema continua sendo o custo disso: para quem tem pouco tempo para aproveitar esse conteúdo, pagar mais de 200 reais mensais é algo que raramente irá valer a pena.

Muitas vezes os assinantes nem se dão conta que caíram na rotina de “zapear” os canais da TV paga e acabar assistindo filmes mais antigos ou episódios de séries para “passar o tempo”. Se o seu perfil é próximo disso, você não dá a mínima para esporte ou canais de notícia e opinião e está precisando economizar, talvez seja a hora de dar uma chance a Netflix (ou Amazon Prime Vídeo que falaremos mais em breve).

Agora, se você presa pelos jogos de seu time do coração, não abre mão das comodidades de serviços online como Premiere Play e HBO GO e pode pagar por tudo isso, nem pense em abrir mão da sua TV por assinatura.

*Caso você identifique mais vantagens e desvantagens de cada serviço, não deixe de comentar. Atualizaremos a matéria incluindo as dicas de vocês!

Para ir ainda mais a fundo no Netflix não perca: vale a pena assinar o Netflix?

COMPARTILHE
  • CASSIANO RENAN GRIMM GIARETTA

    E bem simples,Netflix não tem jogos da UEFA e nem superbowl ao vivo sem fala que quem assina Netflix se ferro pra assistir as olimpíadas,Netflix e legal mas nunca vai superar a TV via satélite ou TV a cabo se você gosta de assistir esportes ao vivo e de assistir séries simultaneamente com os EUA continue com a TV a cabo,por que o Netflix só vai poder passar séries no catálogo como the walking dead,flash e arrow quando a temporada terminar no canal

  • Ronaldo Adriano

    O Netflix comparado à TV por assinatura é apenas um complemento, pois podemos assistir filmes e séries que não pudemos acompanhar na tv paga por falta de tempo e até mesmo devido a tv por assinatura não dar continuidade do mesmo, tiram do nada aquela série que vc estava acompanhado sem a devida explicação ou ficam repetindo series e capitulos a toda hora e a todo instante…mas para quem gosta de esportes, futebol principalmente jogos ao vivo os canais premiere são uma boa pedida… enfim um é complemento do outro.

  • Francisco Filósofo

    Se você curte coisas ao vivo ainda não precisa da tv paga é só você assistir na globo ou na bandeirantes, se vc gosta de assistir desenhos o cartoon que por exemplo é uma emissora fechada mas todo o conteúdo dele você pode ou assistir na netflix ou no youtube já que eles tem até progamas que só passam lá resumindo tudo que você tem na tv fechada vc pode ver na tv aberta ou na netflix ou seja não vale a pena e se você vai viajar e não tem internet tem várias séries que tem no youtube se vc procuar por exemplo e vc pode baixar.VALE MUIO MAIS A PENA TER NETFLIX

  • Luciano Souza

    Nem NETFLIX nem TV a cabo, o futuro é o KODI. Quem conseguir configurar terá o mundo em suas mãos e o melhor, de graça.

  • Experto

    Eu uso Duosat! Eu não dou um centavo para essas operadoras de tv que vendem um sinal que não são transmitidos por elas.