Tutorial básico para iniciantes de como fazer download de arquivos Torrent

0
548
Antes de mais nada quero deixar claro que existem milhares de arquivos disponíveis para se baixar por torrent na Internet. Uma grande parte desses arquivos são conteúdos ilegais, como filmes, músicas e jogos.
Cabe a você leitor escolher o que vai fazer download. Nunca é demais lembrar que como em qualquer processo de download, é muito importante ter um antivírus instalado e ficar atento com as origens e comentários sobre os arquivos.

O tutorial:
O processo de download é muito simples: basta localizar o arquivo que procura (utilizando o Google ou sites que reúnem arquivos .torrent, como o isohunt.com). 

Para encontrar o que procura, tente digitar no Google algo como >> download + nome do arquivo + torrent.
Localizado o site que tem o que você procura, faça o download de um pequeno arquivo cuja extensão é .torrent e o salve em alguma pasta no seu computador de fácil acesso. Você logo notará que não é possível abrir esse arquivo baixado normalmente, como faz com outros arquivos. Para isso, faça o o Download do programa (também pequeno) uTorrent, no link abaixo:

uTorrent.com  – Só escolher a versão free (grátis), ou paga, com antivírus e media player incluídos. 
A instalação é muito simples e rápida. Não há muitas opções para escolher e você pode deixar tudo como está. Terminada a instalação, basta dar dois cliques no arquivo .torrent que baixou. Fazendo isso, o uTorrent será aberto e perguntará onde você deseja salvar o arquivo que ele irá baixar.
Enquanto o download é realizado, você pode pausa-lo, para-lo, recomeça-lo entre outras opções. É o método mais flexível e rápido de se baixar um arquivo, porém existem fatores à ser considerados, como a quantia de usuários que possuem partes desse mesmo arquivo.

Basicamente, como funciona o processo?
O download por torrent nada mais é que a evolução de antigas programas, como o Kazza, Limewire e eMule. Consiste no compartilhamento de arquivos entre usuários. Cada pessoa que está baixando vai compartilhando pequenas partes do que já tem como outras pessoas, o que na prática acelera o download. É hoje um dos poucos métodos que permitem se atingir o máximo da capacidade de download de sua conexão. Para exemplificar, um arquivo torrent com um grande número de usuários compartilhando pode ser baixado há uma taxa de até 1.2 MB/s em uma conexão de 10MB de velocidade. Nada mal.
Para entender melhor todo esse funcionamento, não perca o próximo tutorial aqui no eXorbeo para usuários intermediários.
Exemplo de arquivo torrent (download legal)


No fim do ano passado postei aqui no blog a demo do jogo Fifa 12 para PC. Aproveite para baixa-lo e testar a velocidade de sua internet e o funcionamento do programa uTorrent.


Clique aqui para baixar o Fifa 12 demo
COMPARTILHE