A SKY pode perder todos os canais FOX?

4
3422

Conforme amplamente divulgado pela mídia especializada na tarde hoje, os canais FOX podem estar realmente de saída da grade da SKY nas próximas semanas.

O motivo? O fim do contrato atual está próximo e a FOX no Brasil tem feito exigências que nem todas as operadoras concordaram na renovação.

A principal delas é a inclusão dos dois novos canais HD de seu pacote, o Fox Action e o FOX1, canais de séries premium vendidos a la carte.

Mas será que os canais FOX realmente irão deixar a SKY?

Não acreditamos nisso. A operadora que perdeu todos os canais FOX recentemente foi a Nossa TV, operadora via satélite com um número de clientes bem menor que uma gigante como a SKY, representado por um nicho religioso bem específico.

O motivo da não renovação também foi polêmico (segundo boatos extra oficiais). Por ser uma operadora vinculada a igreja evangélica, a direção da empresa teria entendido que os novos canais apresentados conteúdo impróprio e indesejado para sua grade (como é o caso da série nacional  #mechamadebruna.

Ao não concordar com a inclusão dos canais, o contrato foi cancelado e canais como o Fox Sports 1 e 2, FX e o próprio FOX saíram da operadora.

No entanto nem tudo é ruim.

Como a operadora precisa repor os canais ou diminuir o valor das mensalidades, os assinantes da Nossa TV ganharam em troca o canal AMC, Tru TV e Esporte Interativo.

E quando os canais podem sair?

Segundo especulado, o contrato prevê 30 dias após o fim do contrato como prazo máximo para renovação. Caso não haja acordo, os canais deixam todos os pacotes (inclusive no SKY  Pré Pago).

Lembramos que além dos óbvios FOX, FOX Life, FX, FOX Sports e FOX Sports 2, a programadora distribui no Brasil os canais Nat Geo e Nat Geo Wild.

A SKY tem avisado aos assinantes desde o dia 3 de janeiro sobre a possibilidade real de saída dos canais.

A mensagem não quer dizer que a operadora vê a saída como certa. A mensagem é enviada para que a Lei seja cumprida sem multas ou problemas judiciais. Qualquer saída de canal precisa ser divulgada com 30 dias de antecedência, ou seja, é uma precaução.

Assinantes SKY sem libertadores?

Para quem possui TV por assinatura há pelo menos 5 anos, não há como esquecer da polêmica que foi a chegada dos canais FOX Sports no país.

Com exclusividade para a transmissão da Copa Libertadores na época, assinantes da SKY foram praticamente os últimos a terem acesso ao canal, o que causou enorme mobilização por parte dos assinantes.

Muitos inclusive trocaram de operadora, pois o canal só estreou quase um mês após o inicio da competição internacional.

Esse é mais um grande motivo que vemos para que a FOX consiga o que quer na negociação, mesmo que para ela também seja um grande prejuízo perder a segunda maior operadora do país em número de assinantes.

SKY não é a primeira e nem segunda a ter problemas com a renovação

No ano passado outra operadora que passou por maus bocados na hora de renovar com a FOX foi a OI TV.

Sem acordos pacíficos a operadora ficou sem nenhum canal FOX por 7 dias.

Com grande comoção por parte dos assinantes e dificuldades na reposição dos canais, as partes conversaram novamente, entraram em um acordo e os canais foram restabelecidos.

SKY incluiu novo canal em janeiro, confira aqui

COMPARTILHE
  • Ruuan Pedroo Djmagojp

    a sky ficando ainda mais bosta em valorização de canais

  • Orlando Castor

    A Sky, como sempre, comprometendo o cliente com seu mandonismo…

  • Lucas de Sá

    Se os foxsports saírem sairei também pois o SporTV nao ira transmitir todos os jogos
    A Claro tv vai agradecer se a Sky da um tiro no seu próprio pé..

  • Ze

    A bbc earth vai ser descontinuada em abril desse ano em toda anerica latina.
    Agora a chance desse canal entra na claro e na sky é zero.