SES lança novo satélite com propulsão elétrica

0
964

A gigante dos novos satélites SES, mesma empresa que colocou no espaço o famoso SES-6 novo satélite da OI TV, se prepara para inovar na nova geração de satélites.

A empresa pretende utilizar um sistema de propulsão elétrica para diferenciar seus novos satélites do que já existe no mercado. Segundo a SES, a propulsão elétrica aumentaria o desempenho e a eficiência de seus novos satélites no espaço.

Considerado um combustível muito eficiente, a propulsão elétrica iria baratear em até 40% o custo do lançamento do foguete que leva o satélite até sua orbita geoestacionária.

Segundo divulgado oficialmente pela empresa, o sistema elétrico possibilita um impulso no satélite no espaço de quatro a oito vezes maior do que com jatos químicos, utilizando a mesma quantidade de combustível.

novo satelite propulsao eletricaA tecnologia de propulsão elétrica não é necessariamente uma novidade, sendo que já foi usada pela própria SES 1998. Porém, o que muda agora é sua utilização em si, pois até aqui a propulsão elétrica era utilizada para manter o satélite em sua posição operacional após já estar geo estacionado.

A nova tecnologia dos satélites na prática

O planejamento da SES prevê o lançamento ainda em 2017 de seu novo satélite SES-14, satélite este com visada para o Brasil.

Como os planos da SES são ambiciosos, já houve inclusive a assinatura de acordos com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a OHB Systems para a participação de programas ainda mais complexos sobre a utilização da propulsão elétrica no setor.

Via: Edelman Significa

COMPARTILHE