Queda brusca na audiência indica que o fim da TV está próximo

9
2827

Não é a primeira vez que escrevemos sobre o fim da televisão aqui no eXorbeo e com certeza não será a última: acreditamos sim que nosso hábito de ver TV (e pagar por isso) está muito próximo do fim.

Mesmo no Brasil, a internet já alcançou uma velocidade satisfatória para que seja possível curtir a programação do Netflix ou do Youtube, maiores veículos de entretenimento no mundo atualmente.

Por que alguém pagaria em um futuro muito próximo para ter uma antena em cima do telhado e mais um aparelho dentro de casa se uma TV já consegue acessar a internet e servidores de IPTV?

Não perca: o fim da televisão como conhecemos – Parte 1

fim-da-tv-como-conhecemosQueda recorde na audiência da ESPN preocupa

Desde o ano passado a ESPN vem registrando quedas cada vez maiores na sua audiência mundialmente. Os motivos são muitos, desde a pirataria do sinal via internet, até a criação e venda dos pacotes de pay per view especiais para jogos.

Mas colateralmente podemos indicar os programas esportivos via Youtube como responsáveis por esse processo.

Fim da TV no DF será dia 17 de novembro 

Se o conteúdo ao vivo migrou para outros pacotes de canais, o que resta para o modelo clássico da ESPN e demais rede de conteúdo esportivo no mundo são seus programas de opinião e os especiais eventualmente produzidos.

As novas estrelas do entretenimento não são mais aqueles lançados pelas grandes emissoras de TV, e sim os Youtubers, aventureiros autônomos que conquistaram um espaço novo graças à rede mundial de computadores.

Alguns deles já conseguem inclusive ganhar salários maiores do que o da maioria das antigas estrelas de canais como a MTV, Band e SBT.

A pirataria irá acabar com a TV?

Muitos inocentemente suspeitavam (e quem sabe ainda suspeitam) que será a TV pirata quem acabará com a televisão como conhecemos hoje em dia.

Ela pode sim contribuir com o processo, ajudar a jogar as últimas pás de cal e até sepultar muitos canais e operadoras de TV, mas não será ela quem matará a TV aberta e a TV por assinatura no mundo.

Até porque seria algo como morrer abraçada com sua mãe (ou irmã gêmea, como preferirem).

Os receptores de TV pirata prejudicam a indústria, cortando seu faturamento, não contribuindo com impostos e reduzindo diretamente os postos de trabalho, tanto de quem trabalhava em revendas legais quanto profissionais das próprias operadoras de TV e programadoras.

Mas a verdadeira ameaça da TV (em especial no Brasil e América Latina) é seu conteúdo e demora de adaptação para novas tendências.

Enquanto a Comcast nos EUA já entrega receptores que conseguem acessar o Netflix por si só (e sem ver nenhum problema com isso), por aqui as operadoras de TV via satélite ainda não conseguem se integrar com a internet para oferecer conteúdo on demand de qualidade.

Sobre a pirataria de TV paga leia: os culpados, as causas e as consequências

futebol-ao-vivo-pelo-youtubeA TV tem como sobreviver às custas dos fãs de esporte?

Não. Mesmo um país de dimensões continentais como o Brasil não poderá contar que os fãs do futebol e dos outros esportes sejam capazes de sustentar uma indústria.

Hoje o maior argumento para a aposta na sobrevivência da televisão são os conteúdos ao vivo. Poucos perceberam no entanto que o Youtube já consegue transmitir em 4K shows e competições esportivos ao vivo de vários lugares do mundo.

Se houver interesse da Google e fraqueza de operadoras e programadores, muito em breve será o Youtube o maior fornecedor de conteúdo ao vivo do mundo e de pacotes pay per view “a la” Premiere, Combate e afins.

Nos EUA inclusive, a NFL já transmite algumas de suas principais partidas para o mundo todo gratuitamente via Twitter. No Brasil programas e até canais inteiros exibem seu conteúdo liberado via Facebook.

E a Globo, quem diria a Globo, todos os meses está liberando uma cidade nova para assistir todo o conteúdo via aplicativo Globo Play no Celular, em qualquer lugar. Até mesmo séries como Supermax estão sendo liberadas primeiro para quem assiste no aplicativo.

É o futuro e ele é implacável meus amigos.

E os pacotes de TV? Será que acabarão antes do fim da TV? Confira aqui nossa opinião

COMPARTILHE
  • Ruuan Pedroo Djmagojp

    Acredito que o fim da TV não é por causa da internet mais sim pelos péssimos contéudos que eles estão exibidos nos ultimos anos , a TV de hoje já não é a mesma nos anos 90 e 2000..

    • moreno_ silva

      parabéns amigo fato hoje vc assina um pacote seja telecine HBO e oque vc ver filmes repetidos só em um mês eles consegui reprisar mais de 10 a 15 vezes fala serio existe bilhões de filmes por aí exibe cacete sem contar que os pacotes são caros demais não uso tv pirata pois tv para me já não é mais a mesma se aos 10 atras quando gostava de tv usaria sim pois quem manda estas ladronas colocar tão caro assim para assistir um canal repetitivo

  • Thallyson Ricardo

    nada a ver com pirataria e porque ninguem quer esperar hora pra assistir as coisas estamos na era do streming de video

  • Thiago

    A audiência de um canal não é contada quando alguém está assistindo pela TV pirata?

  • Bruno

    Olha, eu sou um grande fã da Espn, mas o conteúdo deles está fraco, não me refiro aos eventos, e sim a equipe. Aquele Alê é um saco, brinca demais, destoa da Espn como ela sempre foi.

  • lcp21

    programação tv aberta é um lixo, tem mais que acabar mesmo.

  • Fernando Kamers

    Pra mim a TV não vai acabar tão cedo.

  • Alexandre Gomes

    A tv como conhecemos esta mudando,cabe a quem faz e administra as emissoras e operadoras a se adaptarem.E o Brasil por ser um país continental oferece oportunidades,as operadoras devem ver o potencial da transmissão por satelite e investir em internet por satelite,mas ela preferem cobrar caro pelo serviço,ficarem mudas,cegas e apenas juntando dinheiro e matando o proprio negocio.

  • Celio Roberto Sudatti

    exorbeo deveria fazer outro tipo de reportagem junto com esta o porque das operadoras não conseguirem entregar conteudo via streming simples todas elas juntas nunca investiram em internet a pior internet do mundo encontra se no brasil. junto com esta pessima internet o preço la nas alturas vem junto atrelado a este pacote. as propias operadoras cavaram sua cova quando deixaram de investir na infra estrutura de internet achando que nossa internet é boa demais ja li ai pela internet que a netflix ja reclamou da pessima qualidade da internet no brasil este é o motivo da falencia da tv aberta tbm