A qualidade de imagem dos canais de TV por assinatura

39
27594

Conforme prometido, estamos atualizando hoje nossa matéria sobre a qualidade de imagem dos canais de TV por assinatura.

O maior motivo é corrigir algumas injustiças: quando escrevemos a matéria lá nos idos de 2012, falavamos muito do canal ESPN Brasil e dê sua péssima qualidade de imagem: na época ainda não existia versão HD dele por aqui.

Como os tempos mudaram, vamos ver quais canais ainda sofrem com uma péssima qualidade de imagem, além de discutir se os canais HD são aquela maravilha toda.

* post original de julho de 2012 atualizado em agosto de 2016

Aqui no eXorbeo com certeza você já viu críticas e explicações à respeito da compactação que as operadoras vêm realizando, tanto na imagem quanto no áudio de seus canais, tudo para ganhar espaço para novos canais e, infelizmente, para canais publicitários que pagam altas quantias para estarem ali, vendendo produtos.

Porém, em operadoras como OI TV e CLARO TV, novos tempos chegaram, e com eles novos satélites. As duas operadoras ganharam muito folego para novos canais, diminuindo assim a necessidade de compactação. Porém, para os assinantes SKY ainda não tivemos as mesmas boas notícias…

Como era na década passada

Até o começo dos anos 2000, tanto a TV à cabo quanto via satélite ofereciam canais totalmente analógicos, que sofriam com ruídos, interferências e demais problemas que o VHF e o UHF sofriam (e ainda sofrem) na TV aberta.

Mas há mais ou menos 10 anos tudo começava a mudar, quando operadoras como a DirecTV e TVA passaram a investir na mudança para o sinal digital.

Lembram daquela famosa propaganda que dizia “TV digital, imagem com qualidade de DVD e som com qualidade de cinema”? Pois então, era anunciada a chegada da imagem em 480p totalmente digital e som em 5.1 canais Dolby Digital em vários canais.

Não era lá uma qualidade tão alta, mas foram eliminados os chuviscos e ruídos pela primeira vez no Brasil.

Vale lembrar que a TV aberta ainda usa o sinal analógico até hoje, que começou a ser extinto em algumas cidades apenas em 2015!

É claro que até hoje não são todos os canais que oferecem áudio em 5.1, mas todos são digitais na TV por assinatura.imagem tv por assinatura

Sinal digital, compactação extrema

Pois é, se no começo isso era verdade, hoje em dia encaramos a imagem com qualidade de VHS, ou até menos que isso nos canais SD.

Se eles não nos oferecem chuviscos como a TV analógica, temos ainda uma pobreza técnica imensa e economia cada vez maior de espaço e recursos.

Os satélites tem sim um espaço máximo à ser ocupado para transferência de dados. Isso é um fato e é o que justifica o investimentos de milhões de reais para novos lançamentos. Porém, algumas operadoras como é o caso da SKY, ainda não conseguiram lançar seu novo equipamento. A previsão é para o fim de 2016 e começo de 2017.

Confira: novo satélite SKY – o que esperar? 

o que e mpeg 4

Cada canal ocupa uma parcela desse espaço no satélite, uns mais outros menos, tudo dependendo do nível de compactação e do Codec usado para tal – como curiosidade, os antigos canais SD compactados em Mpeg2 exigem mais espaço do que um novo canal HD em Mpeg 4.

O problema é que os satélites antigos e atuais possuem frequências específicas e pré determinadas para cada tipo de canal – DVB (para os SDs) e DVBS2 (para os canais HD), o que limita possíveis mudanças.

Ou seja, ou um canal em DVB compactado em Mpeg2 é milgrado para DVBS2, ou ele continuará ocupando um espaço grande no satélite, mesmo oferecendo uma baixa qualidade.

E por que as operadoras não migram todos os canais para DVBS2? Porque seria preciso trocar os receptores antigos de toda a base de clientes. Um baita problema não?

novos satélites claro sky

Um canal que criticávamos muito aqui devido a baixa qualidade de imagem é o ESPN Brasil.

A sorte da maioria dos assinantes é que ele teve sua versão HD lançada em 2014, a qual até o final de 2015 já haviam chegado na maioria das grandes operadoras. Porém, os assinantes que ainda dependem da versão SD sofrem com o canal (que não é nem de perto o único com imagem ruim).

Sua versão SD apresenta uma qualidade de imagem um tanto quando granulada, embaçada, de cores estranhas.

No vídeo à seguir vemos um pequeno trecho de um jogo do campeonato inglês no canal ESPN Brasil, transmitido pela Claro TV. Vale lembrar que a qualidade de ambos os vídeos abaixo é a original que chega ao aparelho do satélite, sem nenhum tipo de compactação extra:

Agora mais um trecho do mesmo jogo só que no ESPN Brasil transmitido pela SKY. Tente abrir os dois vídeos no Youtube e assisti-los lado a lado para tentar formar uma opinião comparativa:

Nossa opinião sobre a qualidade de imagem dos canais

Ambas as transmissões, quando assistidas em uma TV grande (de mais de 40″) possuem uma qualidade bastante ruim. Nas TVs de tubo de resolução 640×480 (a mesma dos vídeos que você viu) não há muito o que se queixar, pois a baixa resolução esconde defeitos mais grotescos.

O que notamos foi que a transmissão da Claro TV tem mais nitidez, o que dá mais contornos aos jogadores e objetos que aparecem na imagem. Já a SKY parece usar um filtro em seus canais, que acaba suavizando a imagem. Na prática o filtro esconde defeitos que na Claro TV ficam mais expostos, como a imagem quadriculada. Só que a suavização também prejudica o todo, uma vez que deixa a imagem mais irreal.

Em resumo, está longe do ideal ainda. Ambas as operadoras, e também as demais, só conseguiram melhorar o serviço como um todo, o que incluiria imagem e som, com novos satélites e troca de todos os receptores. Com todos os canais em DVB-S2 e Mpeg4 tudo será melhor e mais adequado aos padrões dos televisores atuais.

Sua opinião

Escreva nos comentários, diga o que pensa, cite mais canais para serem comparados. Contamos com você amigo leitor para ampliar esse debate e tentar se unir por uma melhor qualidade na TV por assinatura brasileira.

COMPARTILHE
  • Alex

    Um dos canais com pouca qualidade de imagem (infelizmente) é o Eurochannel, e digo infelizmente porque é um excelente canal com alta qualidade de programação nas tardes e noites.
    A propósito gostaria que analise esse canal (creio que é exclusivo de Via e TVA) com seriados da Finlândia, Dinamarca e esta semana começou um da Estonia. Filmes europeus também é seu forte, muitos da Alemanha, Suecia, Inglaterra, Polonia, etc. Realmente um canal diferenciado longe do tipo americano e que poderia ter uma versão HD.

  • Anonymous

    E a Nickelodeon então?

  • Antonio carlos

    tem outro canal de esportes não sitado e BAND ESPORTS a imagem não e muito legal em sertos tevisores bem que podia as operadoras tirarem todos canais em sd e por todos em HD ai ficaria todos contentes mais com os presos mais em conta né ?

    • concordo… ainda mais quando tenho que assistir futebol em canal premier(apenas um e em HD na sky) foda!!

  • Rodolfo

    Será q tem influencia do modelo do decodificador?
    tenho net hd max com o modelo HDC74X1 existe outros?
    Posso pedir a troca por um modelo mais novo e q tenha melhor imagem?

  • Eu

    Na Espn as vezes parece que eu to assistindo um jogo de tetris.

    É uma vergonha pra Claro não ter adicionado Espn HD e Espn Brasil HD, os canais q tem as melhores competições (Champions League, Campeonato Inglês, espanhol, alemão, nba, nfl….)

    Enquanto isso na Sportv q só tem fama é showbol, nbb, mundialito de futebol de areia, futvolei, campeonato brasileiro subqualquercoisa e um monte de outras tosqueiras tudo em HD

  • Eu

    Falando em BandSports, me da até nojo qdo vejo aquele 4:3 quadradaço. Me sinto roubado por estar pagando e recebendo só uns 70% da imagem

    • RANGER

      KKKKKKKKKKKK É MESMO QUE LIXO DE IMAGEM! CONSEGUE SER PIOR DO QUE UM VELHO VHS

  • Mateus

    ESPN Brasil da SKY tem a melhor imagem, pra mim os canais que tem a melhor e pior imagem são estes,
    Melhor: Cartoon Network, Disney XD, Canal Sony(o que tem a melhor), AXN, Warner, FOX, MTV, Megapix, Universal, Multishow.

    Pior: Nickelodeon, Disney Channel. Studio Universal, Tru TV, Discovery, Space, TNT.

  • os piores canal da OITV em qualidade de imagem é a Band e SBT tem imagens extremamente ruins.
    ja a qualidade de imagem dos canais ESPN Brasil e ESPN Internacional a imagem é boa parece ser mais nítida ja o ESPN+ ta perfeito

  • Mateus

    O ESPN Brasil é o canal esportivo que tem a melhor imagem, vcs deveriam estar falando sobre a imagem do Fox Sports que é horrível e ainda tem fantasmas.

    • é verdade eu acho que o Fox Sports tem uma resolução muito baixa

  • Marco Guerreiro

    saudades da Directv.hoje nenhuma chega perto.

  • Jonas Santos

    É verdade, quando assisto jogos da NBA pelo canal ESPN, é desanimador. Imagem muito ruim, definição péssima. Assisto o ESPN Internacional e o Nacional, são tenebrosas.
    Assisti pela OI TV. Tem uma canal em HD, mas os programas não são lá tão prazerosos aos meus olhos.

  • João Paulo Santos

    um canal com uma qualidade mais ou menos é o cinemax, não sei nas outras operadoras mas na claro TV não me agrada.

    • junior

      axo cinemax horrivel na claro tv

  • Isso muda com o tempo. Nos Estados Unidos é a mesma coisa. Tem bastante operadora que não trocou o sinal do canal para HD ou por locação em satélite e olha que lá é um grande mercado de TV por assinatura.
    Ultima vez que estive la ainda tinha uns bons 120 canais com imagem muito duvidosa por assim dizer.
    Na GVT TV também é em SD a imagem da ESPN Brasil é muito ruim. É o canal que eu menos assisto e olha que eu assisto bastante aos canais ESPN e Fox Sport. Mas, o ESPN Brasil sem condições assim como o Woohoo
    Na BandsSport a imagem também não é das melhores. Mas, depende da programação se você pegar uma programação com maior audiência a imagem é sempre boa, melhorada. Agora nas demais programações a imagem realmente não agrada muito.
    A GVT TV já fez parceria com a Dish TV e no segundo semestre do ano que vem a GVT TV engata de vez.

  • marcos minogue

    Claro e Oi, tem apenas propaganda qualidade que e bom nada, coitados dos assinantes que procura quantidade,propaganda enganosa e esquece da qualidade. Somente a Gvt e Sky tem uma melhor imagem tanto Sd e hd.

  • marcos minogue

    Tanto a Claro,Oi,Net e Sky, possui a imagem Sd de alguns e pessima, exemplo do Woohoo,Tbs,Polishop,Shoptime,Globo News,Fx,AeE,Studio Universal,Tcm,Tru,Sony Spin,Fox Life,Glitz,Nickelodeon,Cartoon,Terra Viva,Canal Rural,Rit,Rbtv,Cnt,Mix tv,Play Tv,Arte 1, sera que realmente e culpa das Operadoras?

  • LUIZ FERNANDO

    Não suporto mais ouvir sobre 1080p, 4k, 8k, etc…Sendo que mesmo tendo 50 canais HD da NET em casa e uma TV de LED calibrada para melhor imagem, muitas vezes consigo baixar filmes da internet com qualidade superior ao da operadora e o pior é ver imagem em televisores inferiores, porém com uma anteninha mixuruca receberem imagem com qualidade superior dos canais HD abertos, por não sofrerem tanta compressão de sinal e redução de bitrates como os canais com sinal das operadoras de TV “PAGA”. No Brasil nem mesmo se transmitissem em 4k adiantaria, com tantas interferências das operadoras por falta de capacidade técnica, apesar de cobrarem bem pelo serviço.

    • exorbeo

      Pois é Luiz, muito válido seu comentário e ele reflete a realidade atual dos canais de TV Paga em alta definição. O processo de transição por aqui está muito atrasado em relação a países desenvolvidos. A TV aberta em geral (ao menos as grandes e ricas emissoras) se deram muito melhor do que as programadoras de TV fechada quando o assunto é HD…

    • Frank

      mas a NET é a que tem a imagem melhorzinha de todas

  • Jadson Lima

    Fui assinante da claro tv e sofri muito na questão de imagens sd onde o técnico me informou que a imagem so melhora no tubo ou se assistir de longe.

  • Arnaldo de Arruda

    No dia 06/08/14, adquiri o pacote Fit HD da Vivo TV. Me lembro bem que uma das perguntas enfáticas que fiz à atendente era se os canais abertos seriam em HD. Pois bem! Ela me confirmou, não só uma vez, que eram. Fechei o pacote após essa confirmação e no mesmo dia instalaram. Ledo engano caros amigos! Sim, tinham canais em HD, mas só canais restritos, fechados. Os canais abertos? Sem chance! São digitais, já tentei entrar em contato no mesmo dia, porém, sem sucesso. Estou me sentindo lesado!

  • luiz

    Adquiri o pacote light da Vivo achando que iria ter uma melhor imagem na minha TV,ledo engano a imagem está pior do que era antes quando eu tinha a imagem transmitida em HD pelas próprias emissoras..A imagem que estou recendo é tipo chapada,sem profundidade da imagem HD.Isso é assim mesmo ou eu tenho que me conformar com isso?..A TV do outro quarto ,sem ponto da VIVO,é muito melhor.O que devo fazer?

  • chagas mesquita

    o canal studio universal, tem uma imagem pessima… seria bom vcs fazarem uma materia sobre o canal studio universal HD q ia entrar nas operadoras, e ate agora nada… Pra terminar canal em sd e ja e coisa do passado, tem q ser HD…

  • Jean Marcel

    Eu tenho uma TV LG 4K, que diz que possui um recurso chamado Upscaling, que eu nunca percebi que funciona na minha TV por assinatura (Só percebo na Netflix). Cheguei a questionar se o problema era minha TV, mas hoje percebo que não. Tenho um pacote Top da SKY, com o Decoder Sky Full HD que, conforme foi dito, a imagem fica muito ruim, se assistirmos no Sinal Digital, pois é incompativel com a qualidade da TV; já o HD que deveria apresentar uma imagem, no mínimo muito boa, aparenta em certos canais HD, ser uma imagem digital melhorada. Eu percebo uma qualidade melhor da SKY apenas em 3 canais, que seriam o Discovery Theater, Sundance e, ocasionalmente, o Natgeo Wild, o que se aproximaria mais de uma qualidade melhor. O resto varia muito durante o dia e de programa para programa.

    • Wesley Silva

      Olá Jean! A sua TV é da linha UH6000: http://www.lg.com/br/tv/lg-43UH6000 , ou UH6100: http://www.lg.com/br/tv/lg-43UH6100
      Tenho a 43UH6000 e uso um receptor Claro SD, e percebo que em algumas cores quando os detalhes são pequenos demais fica em cinza, principalmente em cenas rápidas de ação ou de florestas e sobreamento do rosto de pessoas, a sua também acontece isso na SKY HD?

      • OverlordBR

        Olá, Wesley… vi tua mensagem sobre a tua 43UH6000 ficar com a cor cinza em alguns detalhes pequenos demais e também estou com este problema.
        Só que, no meu caso, meu receptor é um SD da NET. 🙂
        Você conseguiu resolver isto? Era teu receptor ou problema da TV mesmo?
        Agradeço desde já tua ajuda, se puderes!

  • Ruuan Pedroo Djmagojp

    essas operadoras e devagar demais

  • Adelson R. Lima

    Tudo uma grandissísima BOSTA ! Fazer o quê ? “brasil” né ?

  • ElielSon

    O pior de tudo é ter que pagar caro por um serviço ruim

  • Carlos

    Os canais SD da OI TV, são péssimos, poderiam melhorar isso

  • Sergio Mesquita

    Analisando a imagem em HD fornecida pela Sky em comparação à imagem fornecida pela Oi TV a diferença é bastante visível.