Qual operadora tem o melhor e pior atendimento?

9

Nós sempre recebemos mensagens, comentários e emails de nossos leitores nos perguntando qual operadora de TV assinar. A resposta não é tão simples e provavelmente nunca será. Alguns fazem questão de algum canal presente em só uma operadora ou então só querem o mais barato.

Reclamação

Cada caso é diferente e é por isso que todas as operadoras contam com mais de um pacote. Porém, se não houvesse como fazer algum tipo de comparação básica, seria impossível escolher alguma. Pensando nisso, hoje iremos avaliar a qualidade de atendimento de cada operadora. Para fazer isso, tomaremos como base as reclamações dos clientes no site ReclameAqui.

É claro que só por esse método não temos como avaliar a qualidade do atendimento em sua amplitude, porém, já é algum indício da preocupação que a operadora dá aos seus clientes e sua imagem, pelo menos na internet.

Também devemos levar em consideração a base de clientes de cada operadora. É seguro afirmar que quanto mais clientes, maior o número de reclamações. Não necessariamente, é claro. Mas na maioria dos casos, é o que acontece. Não iremos classificar as operadoras pelo simples número de reclamações por razões já explicadas (número de clientes, etc). Sendo assim, uma operadora com mais reclamações pode se sair melhor que outra com menos. Confira abaixo nossa lista e conclusões das operadoras em ordem de pior para melhor.

Reclamações

Oi

92.754 Reclamações
261 Atendidas
A Oi é a campeã em reclamações com 92.754, sendo apenas 261 delas atendidas. Porém, vale lembrar aqui que estamos falando da Oi como um todo, não só a Oi TV, mas também os serviços de internet e telefone. Sendo assim, podemos até entender o número de reclamações, mas isso não perdoa a falta de comprometimento ao cliente em atende-lo. É realmente um absurdo o descaso com o consumidor. De acordo com as estatísticas do ReclameAqui, apenas 31,9% dos que responderam afirmam que voltariam a fazer negócio com a operadora.

Vivo

81.162 Reclamações
1 Atendida
Em segundo lugar temos a Vivo que conta com 81.162 reclamações tendo atendido apenas UMA delas. É realmente incrível. Assim como no caso da Oi, estamos falando não só em TV mas também em telefonia e internet. Mas isso é um reflexo do descomprometimento com o consumidor de qualquer forma. Na verdade, em número de reclamações ela não seria a segunda, mas pelo simples fato de ter tido a coragem de responder apenas UMA reclamação, ela ganhou a posição.

GVT

31.327 Reclamações
11.475 Atendidas
A GVT fica bem no meio das operadoras que estão muito mal e as que começam a melhorar. Com um número de 31.327 de reclamações, 36.6% delas foram atendidas. Desses atendimentos, foram reportados 67.1% de soluções. Apesar do número não tão elevado de atendimentos, 49% afirmam que voltariam a fazer negócio com a operadora. Sendo assim, ela fica como o ponto intermediário dessa analise, já que ainda está longe de ter um bom atendimento de seus clientes online mas também não deixa totalmente de lado como outras operadoras. O fato de 49% dos clientes afirmarem que voltariam a fazer negócio com a operadora também aponta para uma satisfação com o serviço, já que isso vem mesmo com apenas 36,6% de atendimentos. Ou seja, na maioria das vezes o serviço como um todo vale mais a pena do que o problema.

SKY

44.335 Reclamações
44.021 Atendidas
A SKY é um caso interessante. Ela possui um nível muito bom de atendimento, sendo 99,3% das reclamações sendo respondidas. Ela também conta com um chat oficial no site do ReclameAqui onde o usuário antes de fazer sua reclamação, pode falar diretamente com a operadora para tentar resolver seu problema. Também é afirmado que 75,9% dos problemas relatados por usuários no site foram solucionados. Porém, mesmo assim apenas 48,7% afirmam que voltariam a fazer negócio com a operadora. Podemos concluir que a SKY tem uma grande preocupação com a sua imagem online e procura sanar problemas atendendo prontamente os clientes, porém, não é o suficiente para a maioria das pessoas.

NET

90.155 Reclamações
89.361 Atendidas
A NET se sai melhor que a maioria das outras operadoras tendo atendido 99,1% das reclamações de seus clientes. Desses atendimentos, os clientes reportam que 79,6% resultaram na solução do problema. O número elevado de reclamações pode ser explicado por as reclamações também estarem vindo dos clientes de telefonia e internet. Desses usuários todos que já fizeram alguma reclamação, mais da metade voltaria a fazer negócio com a operadora, 56.7%. Podemos ver que a NET se sai bem com sua presença online e preocupação com sua imagem online e seus consumidores.

Claro TV

23.004 Reclamações
22.729 Atendidas
Nesta analise breve, a Claro TV se sai como a melhor operadora de TV no quesito de atendimento e preocupação com seus clientes, pelo menos no que se diz respeito ao virtual. Ela respondeu a 99.8% de todas as reclamações feitas no site ReclameAqui, tendo sido 88.4% delas uma solução aceita pelo consumidor. Dentre todos esses, 65,9% afirmaram que voltariam a fazer negócio com a operadora. Podemos ver que a Claro TV realmente se preocupa com os problemas e reclamações que seus consumidores podem estar tendo. Apesar de não ser perfeita, a Claro TV se sai muito melhor que a concorrência no quesito aqui analisado.

Conclusão

Não avaliamos atendimento por telefone ou outras vias, apenas comparamos as estatísticas de reclamações no maior site do ramo, o ReclameAqui. Apesar de superficial, por essa analise podemos ter uma ideia geral de qual operadora se preocupa mais com seus clientes e com sua imagem no mercado. É um grande erro das operadoras não prestarem atenção nesses quesitos, já que cada vez mais a internet é usada para comparação antes da escolha de um serviço.

Pelos números e analises, podemos falar com facilidade que a Claro TV é a que melhor se sai em preocupação com sua imagem na internet e com os problemas de seus clientes. O total oposto podemos ver da Oi que tem um descaso enorme em relação a tudo isso. A Vivo também está no mesmo patamar. O que não é nada interessante para seus clientes presentes e futuros.

COMPARTILHE