Por que não temos todos os canais em HD em 2016?

2
2935

Veremos hoje alguns dos motivos que atrasam a migração da resolução dos canais de TV paga do SD para o HD e o que está por trás da tecnologia.

Confira: os canais HD que a líder OI TV ainda não oferece

Os problemas com a não migração dos canais SD para HD

Além dos problemas óbvios, que são a falta de qualidade de som e imagem, temos alguns outros mais graves: como a imensa maioria dos pontos principais dos assinantes de TV paga são TVs modernas, Widescreen de alta resolução (e até 4K), a imagem dos canais SD não fica apenas ruim – ela fica péssima.

canais em hd que ainda nao existem
Não adianta: já estamos acostumados com imagens em alta resolução e canais que não evoluíram serão deixados de lado.

O principal problema é a proporção da imagem: a maioria dos assinantes optam por “esticar’ a imagem dos canais para preencher a tela toda. O efeito disso é uma imagem que além de feia fica totalmente desproporcional.

Do ponto de vista do som, temos a falta da opção de áudio 5.1, que até existe em alguns canais SD, mas que é praticamente padrão nas versões em alta definição. Não ter um canal HD limita quem investiu em um Home Theater.

Não perca: canais SD que merecem uma versão HD o quanto antes

E por último temos o aspecto técnico dos canais SD, que prejudica as próprias operadoras de TV via satélite. Um canal codificado em Mpeg-2 (Codec do início da década de 90) e DVB-S chega a ocupar mais espaço em um satélite do que um moderno canal HD codificado em Mpeg-4 (que é do final da década de 90 mas mais avançado) e DVB-S2.

COMPARTILHE
  • Ruuan Pedroo Djmagojp

    essas programadoras e operadoras são muito lenta , deveria lançar logo todos os canais em HD :/

  • Tiago Santana

    No Brasil tudo tem a ver com ganho. Mesmo que digam que isso seria melhor para as operadoras também, é fato, que se não tiver como ganhar um a mais, elas não vão mudar isso. Vão manter os SD’s até quando puderem.