Os piores canais da TV por assinatura

34
10764

Hoje trataremos de mais um assunto polêmico: quais são os piores canais da TV por assinatura.

É comum nesse segmento ouvirmos críticas genéricas para o serviço como um todo, dentre as mais comuns:  “A TV paga do Brasil é horrível, custa uma fortuna e é muito pior que a dos países desenvolvidos”; ou então aqueles que valorizam a TV paga americana, que por menos de U$ 100 ofereceria TV com quase todos os canais em Full HD, telefone e internet incluídos de mais de 50MBs.

*Este Post foi originalmente concebido em 2012 e atualizado em 2016

piores canais tv por assinaturaA TV paga é muito ruim e seus canais são uma porcaria?

Será que nossa TV paga realmente é muito ruim, e que seus canais são a maioria uma porcaria?

Acreditamos que generalizar nunca é uma forma correta de criticar algo. Até porque se não houvesse nada de bom na TV paga, o eXorbeo não existiria e nem teria milhões de leitores todos os meses…

Se nem tudo é ruim, nem tudo é uma maravilha. Temos sim muitos canais de sobra em nossos pacotes, canais que acabam agregando muito pouco para a maioria dos assinantes, que gera custo para alguém (seja para os assinantes, para anunciantes ou até mesmo para as operadoras com os canais obrigatórios).

Se estes canais geram custos para alguém, é claro que têm obrigação em oferecer uma programação de qualidade e ouvir as críticas do público.

Piores canais segundo os nossos leitores

Em nossa matéria original de 2012, convidamos os nossos leitores a opinar sobre quais eram os piores canais de TV paga, desconsiderando aqueles 100% de comerciais (que não são em tese cobrados do assinante).

O resultado da enquete trouxe os seguintes canais escolhidos pelos leitores como os piores da TV por assinatura:

  • TV Ra-tim-bum
  • Boomerang
  • Curta
  • FishTV
  • ID
  • Fox HD + Natgeo (Canal que foi separado apenas em 2014, contando agora com suas versões individuais em HD com sinal simulcast aos SDs)
  • Arte 1
  • Golf Channel
  • GNT
  • Comedy Central
  • Studio Universal
  • Off
  • Bio
  • WooHoo
  • Isat
  • Glitz
  • Euro Channel
  • SporTV 3
  • Disney XD
  • Disney Jr
  • TBS
  • E!
  • Fox Life
  • Sony Spin
  • Multishow

Nossa opinião sobre os piores canais

Levando em conta os votos dados por nossos leitores, confessamos que a maioria que aparece na lista já era esperada. A curiosidade que observamos olhando para ela foi a de que canais que substituíram outros nos últimos anos, tendem a não embalar, mantendo o desempenho ruim de seu antepassado. Notem:

  • ID – era o LIV, que era o People and Arts. Até hoje não espalhou sua versão em HD em todas as operadoras (presente na dupla Claro/Net e na VIVO) e seu conteúdo não é de fato investigativo como o nome prometia – ele está mais para concorrente da Tru TV;
  • Sony Spin – substituiu o Animax,
  • Disney XD – substituiu o Jetix, que antigamente já foi a Fox Kids;
  • Studio Universal – era por aqui o Hallmark;

O mesmo vale para alguns outros canais da lista acima. Notamos que talvez o motivo seja a falta de investimento em conteúdo realmente novo e divulgação. Entendemos que as programadoras apenas mudam o nome da atração achando que isso seria o bastante para dar vida nova ao canal falecido – e aqui no Brasil isso NÃO TEM FUNCIONADO.piores canais tv paga

Canais Segmentados sofrem preconceito dos assinantes

Como já esperávamos, vemos na lista canais extremamente segmentados, que são hoje uma raridade que está quase sendo extinta em nossas operadoras.

O brasileiro tende a priorizar a quantidade de canais, e não nichos específicos de interesse. . Quem gosta de esportes quer ter dezenas de opções nesse segmento, da mesma forma quem gosta de filmes nunca acha demais uma nova opção, assinando muitas vezes um combo de HBO e Telecine, além de ter algum serviço como o Netflix em casa.

Pois é. E é esse pensamento que canibaliza canais menores que lutam para sobreviver, seja transmitindo pescarias (como o Fish TV), ou desfiles de moda caso do Glitz. A falta de audiência contribui negativamente para a qualidade das atrações e nunca irá encorajar um concorrente “melhor” a arriscar em um mercado que não deseja a segmentação.

Já levantamos por aqui a bandeira de que somos nós, e exclusivamente nós assinantes, os responsáveis por acabar com tais canais especializados e focados em assuntos exclusivos. Não poderemos reclamar disso depois.

Surpresas na lista

Alguns canais citados pelos leitores nos surpreenderam um pouco. O Multishow, GNT e OFF por exemplo, são canais Globosat que contam com um ótimo marketing e sempre se destacam quando o assunto é audiência. O Multishow e também a GNT sempre investem em produções próprias que fazem bastante sucesso.

Provavelmente seja uma questão específica de gosto de um nicho de público, não sabemos. Por tal motivo acreditamos que eles não merecem comparecer na lista de piores.

tv que queremos
Será que uma TV como queremos é um sonho para depois da aposentadoria?

Conclusões finais sobre os piores canais

Para nós os piores canais são aqueles que estão há anos sem audiência e não investem em novidades. E isso mesmo vendo sua audiência despencando mês a mês e o fim definitivo se aproximando.

Muitos canais dessa lista do fim de 2012 inclusive ou já acabaram ou foram expulsos de grandes operadoras. Casos recentes são o Euro channel e o Isat, que não devem seguir por muito tempo no ar, ao menos não no Brasil.

Os canais que sonhamos

O nosso sonho antigo seria uma TV por assinatura sem intervalos comerciais, com filmes direto dos cinemas (já que o mercado de locação acabou e o de venda de filmes é focado em fãs) preços mais camaradas, alta qualidade de som e imagem em todos os canais, conteúdo segmentado ao acesso de todos e pacotes personalizados à escolha do cliente.

Tememos por ver a Televisão acabar (ao menos como ele é hoje) e nem metade de nossos sonhos terem se concretizado. Pois bem, o que temos para hoje é questionar, saber escolher e cobrar aqueles que pagamos todos os meses para que façam boas escolhas…

COMPARTILHE
  • Evaldo

    É preciso considerar que o que é ruim para uns pode ser bom para outros. Num universo de quase 100 canais é muito difícil que alguém goste ou tenha tempo para assistir mais do que 15 canais. E escolherá esses 10, 15 ou 20 canais de acordo com seus interesses. Assim podemos ter um cidadão que goste de todos os canais de esportes e não goste de filmes. Outro gosta dos canais que exibem bons seriados. Para um fanático em esportes até o Telecine Premium pode ser um péssimo canal. Enquanto que para quem odeia futebol qualquer canal esportivo é o pior do mundo.
    No meu entendimento canais ruins são os que tem intervalos comerciais longos, os que tem péssimas legendas. Eu por exemplo gosto de alguns seriados que passam no AXN e no Sony mas por causa das legendas eu classificaria esses canais entre os piores da TV paga.
    Para uma análise mais aprofundada e maios próxima da verdade os parâmetros a serem considerados são muitos e nem toda pessoa que classifica determinado canal como péssimo leva em consideração tudo isso.
    O Fish está na lista dos péssimos canais, mas para os apaixonados por pesca pode ser um canal melhor do que o BBC HD. Aliás, o senhor mesmo tem manifestado diversas vezes opinião positiva em relação ao BBC HD, mas conheço pessoa que acham esse canal um dos piores.
    O Arte 1 veio preencher uma lacuna para os fãs da arte em geral e no entanto está na lista dos piores. Seria porque não é exibido em HD?
    O Fox HD + Natgeo também está na lista dos piores: não seria porque no fim das contas não é nenhuma coisa e nem outra? Se esses dois canais fossem separados com certeza não estariam nessa lista.
    É preciso levar em conta que certos canais surgem para um público segmentado e pouco expressivo no universo dos assinantes. Esses canais como o Fish por exemplo nunca serão considerados bons canais para a maioria dos assinantes. Mas só por isso podem ser considerados péssimos? O Arte 1 com certeza nunca será um bom canal para o grande público, mas será que os que gostam de arte erudita pensam o mesmo?

    • ASD

      NATGEO NAO E RUIM MEU CARO

  • Marcos

    Não existe canal ruim na tv por assinatura, o que existe é canal especifico pra cada gosto de publico, eu não assisto “e!, fox life, glits etc”, mas para as mulheres que gostam de moda, estilo de vida etc esses canais são perfeitos, do mesmo jeito que tem gente que não gosta de esportes radicais e consequentemente não assistem o woohoo e off, já eu gosto e esses dois são os meus canais preferidos. Para os cultos e apaixonados por arte o arte 1 é perfeito, para o pessoal que adora investigações e ver crimes na tv o ID é ótimo e por aí vai, não existe nenhum canal ruim e nem tampouco canal chato na tv por assinatura, o que existe é um público especifico para cada canal.

  • Mateus

    é muito difícil escolher os piores canais da TV paga pois a lista é imença, mas se eu fosse escolher apenas 15 serão esses:

    Bands Sports
    +Globosat
    Woo Hoo
    Bis
    OF
    Gloob
    Sony Spin
    Studio Universal
    E!
    Comedy Central
    TV Rá-Tim-Bum
    GNT
    AXN
    Tru TV
    Arte 1

    • Alexandre Sanches

      Mateus, sobre sua relação, considero sobre alguns: Band Sports, se fosse em HD, provavelmente teria mais audiência. A imagem dele no SD não é muito boa; +Globosat é um canal, na minha opinião, sem identidade; já o Comedy Central traz muitas coisas dos EUA em termos de humor que não condizem com a nossa cultura, ficando as piadas muito sem graça para nós.

    • Evaldo

      Mateus, pois eu já acho o +Globosat um dos melhores. Está vendo como as coisas não são absolutas, mas sim relativas. Assisto também alguns seriados do AXN e só acho ruim são as legendas do AXN e do Sony, para mim uma legandagem de quinto mundo. Concordo plenamente com o Marcos: mesmo que seja um público bem restrito mas todos os canais tem o seu público e querem que todos tenham o mesmo gosto e as mesmas preferência é pura idiotice.

  • Ricardo

    Pra mim os únicos canais essenciais são: Espn, todos os hbo Max,os “telecines” e a Fox em HD. Os outros são dispensáveis.

  • Ricardo

    Mas cada tem um gosto, alguns canais que não são importantes pra mim, são essenciais para os outros.

  • Marcello Schunneman Schenneider

    Para mim, não existe o melhor ou o pior. O que existe são canais que pouco dou importância, dependendo do seu conteúdo. Dos canais listados acima, eu não os tenho como piores. O TBS, por exemplo, tem um foco em comédia, tentando consagrar-se como canal de humor. Gosto do TBS, ainda que reprise Todo Mundo Odeia o Chris, centenas de vezes. O canal FOX/NATGEO não é um canal ruim. Mas eu assisto mais pela noite, quando a FOX comanda. A separação definitiva destes canais alavancaria ainda mais a audiência. O canal Fish TV não faz parte da minha operadora, porém, há quem curta o canal, assim como quem gosta de canais que tratam de gado, de animais em geral. O Euro Channel era um bom canal, mas pra quem realmente dá valor à cultura europeia. Assisti poucas vezes e o que me deixava irritado era o excesso de propagandas demoradas. Os canais Disney Jr e Disney XD são canais voltados para o público infanto-juvenil. Não existem argumentos para condená-los, já que a maioria dos assinantes querem, e tem, canais voltados para crianças, que ficam horas na frente da tv. O Comedy Central realmente deixou a desejar, com programação ruim, fútil e sem graça. Mas há quem goste de humor ácido. E é assim. Da rede de canais premiuns, eu não gosto do TC////ACTION, mas gosto do TCP, TCPr, TCT, TCC e TCF. Assim também acontece com os canais HBO. Há canais que não fazem a menor diferença se estiverem fora da grade. Mas, como percebi em posts de tudo que é lugar, quando se trata de assinantes HD, é que eles querem a todo custo, mais canais HD, dispensando a qualidade. Por exemplo, se a SKY ou a Claro TV, bem como as diversas empresas, lançarem o Arte1 (canal fracassado, na minha opinião) em HD, a galera vai ficar satisfeita. O mesmo acontece com o fato de liberarem a Globo Nacional em todo o território brasileiro ou, olhando o próprio umbigo, ao menos em suas cidades, quando estas estão fora da lista das que têm a Globo na line up. Me pergunto: Como é que uma pessoa paga caro num pacote de qualidade (quando me refiro aos pacotes mais TOP de qualquer operadora) e fica se maldizendo por conta da ausência da Globo ou SBT na line up? Eu também sou cliente HD e tenho um módulo terrestre e, com ele, abro os canais em alta definição de minha cidade. Pra quê chorar por um leite que sequer derramou? Eu quero canais de qualidade, sim, como todo mundo quer. Mas quero mesmo é que os canais que fazem parte do meu pacote passem a ter mais qualidade, pois depende mesmo é das transmissoras, como é o caso da Turner, que comanda diversos canais, da Globosat, que também tem sua leva de canais, da ESPN Brasil, etc. Dois quesitos importante para os canais sairem da lista de canais ruins: A oferta de alta definição e a melhoria dos conteúdos exibidos, mesmo que tenham que reprojetar seus canais.

  • Roniere

    Os piores na minha opinião são:
    FISH TV
    SESC TV
    OFF
    WOOHOO
    GOLF CHANNEL
    BLOOMBERG
    GNT
    CNT
    PLAY
    MTV
    TV ABRIL

    Tem outros que são bons, mas tem que ter paciência com as propagandas:
    HISTORY
    TNT

    E os melhores são:
    TODOS QUE PASSAM FUTEBOL AO VIVO!

  • Canais são como gosto pessoal.
    Não tem como considerar qual o pior e o melhor!
    Eu assisto ao OFF sempre gostei de canais esportivos mais pro lado do documentário, como é o caso do OFF.
    Gosto de humor americano por isso também assisto ao Comedy Central.
    O fox life tem um conteúdo voltado a culinária muito bom, bem estilo Top Chefs da Sony (BravoTV).
    Gosto do Golf Channel e assisto as competições de golf na ESPN.
    Como eu disse, canal é por gosto cada um tem o seu.
    Eu defendo que o certo seria existir um pacote minimo, com uns 20 canais e de resto ser todos a lá carte.
    Porque, não tem como dizer o que é ruim ou bom.
    Cada um tem um gosto.
    Arte1 tem várias apresentações de filarmônica que são muito boas.
    Eu gosto, mas existe milhares que não, mas, nem por isso o canal vai ser ruim.

  • Fox HD + Natgeo
    Sony Spin
    Sportv 3
    Studio Universal
    esses ai são bons

  • Eduardo

    Pago 99,00 no pacote Mega HD na OI TV, e os unicos canais q assisto são:

    Nickelodeon
    Nickelodeon HD
    Cartoon Network
    Tooncast
    Mega Pix HD
    Globo
    Globo News
    Record
    Record News

  • Tls

    Tem canais que realmente são ruins e ficam lá de enfeite na grade, eu acho que nós deveríamos poder escolher os canais que queremos de fato por que não é só algumas pessoas que não gostam de ”certos canais”, tem muita gente que tem muitos canais de enfeite na grade de 20 se tira 10 que assisto… Injusto.

    • joao octavio

      Eu concordo com vc como por exemplo um canal q eu acho extremamente inutil é o TV Ra-tim-bum seria extremamente util poder trocar por um canal melhor como por exemplo SY-FY

  • Eu sabia Canal Multishow é lixo mesmo,ano passado Prêmio Multishow 2013 envergonha a TV brasileira..

    Sony Spin é muito porcaria…

    PPV BBB 14 é grande merda..

    Canal Viva é única positiva salve programação Novelas antigas..

  • Everson

    Concordo que TBS, COMEDY CENTRAL, FISH TV, ARTE 1 e SONY SPIN são MUITO RUINS, só me causou estranheza só o Multishow aparecer na lista, eu mesmo adoro o canal vou voltar a ter TV paga só pelo Multishow, não gosto de canais de esporte mas quando viu um jogo no Sportv HD parecia estar dentro do estádio de tão perfeito que era o áudio e olha que eu estava ouvindo só pelos alto-falantes da minha TV LCD, acho que se os outros canais se preocupassem em QUALIDADE Técnica e conteúdo não iria haver tantos canais dispensáveis, no final das contas acho que é tudo uma questão de gosto cada um tem o seu.

  • fox hd, comedy central, off, bio, disney xd, multishow, gnt não deveriam estar nessa lista de piores. tem muitos canais horriveis que não foram sitados na lista

  • Lucas

    O canal OFF não deveria estar na lista sendo que é talvez o canal, ao lado do BBC HD, que conta com a melhor qualidade de imagem em sua versão de alta definição, além de trazer um conteúdo alternativo bastante interessante e que estava em falta da TV Paga.

  • Rodrigo

    O Comedy Central não estaria na mesma lista se ele contasse com a mesma programação que conta lá fora.

  • alonemous

    Curioso o caso do Sony Spin, que antes era Animax e antes de ser Animax era Locomotion. Começou com a Sony inserindo programas fora do nicho do seu público, numa tentativa desesperada de atrair a atenção de outros públicos. Acabou por não só não atraí-lo, como também perdeu o público que já tinha. Creio que o mesmo aconteceu com o Boomerang. Algumas vezes tentando atirar para todos os lados, certos canais acabam por não atingirem público nenhum.

  • velton

    Pra mim sao os piores canais:

    Tv Justica
    Assembleia Legislativa
    Tv Senado
    Tv Camara
    TVCI
    GNT
    Discovery Kids
    Discovery Home & Health
    Boomerang
    Bem Simples
    ID
    A&E
    E!
    Glitz*
    Band Sports
    Off
    Curta
    WooHoo
    Play tv
    Comedy Central

  • Renato Vieira Ruivo

    Meu sonho sempre foi ter canal por assinatura, mas a cada dia me decepciono, quando assinei minha alegria era de ter o canal Multishow, para ver clips, shows exclusivos e matar saudades de clips e shows antigos, mas eles mudaram o foco do canal, investiram mais em programas de humor deixando o que mais me interessava de lado, criando um novo canal BIS, que para ter acesso assinando um pacote a mais. Outras decepções, não curto esportes, prefiro filmes e variedades, National Geographic, só reprise, Vh 1, sem programação clips um atras do outro ( pra quem tem um barzinho, seria uma boa), antigamente passavam filmes anos 80 e clássicos da musica mundial, Mtv, o que passava no Vh 1 foi quase tudo pra lá. O que eu curto, GNT, Canal Viva, Investigação Discovery, Globo News, Fox ( porque adoro os Simpsons ),

  • Hugo

    Na verdade os canais que colocam hoje estão um grande lixo. Forçam a gente a pagar mais para ter algo melhor… Deveria ter uma regulamentação sobre isso que funcionasse.Me sinto lesado.

  • Charleaux

    Bom eu acho que não tem canal ruim até porque o que não serve para mim serve para outros então tem gosto para tudo a tv é um meio de comunicação e leva a informação sendo boa ou não então quando a gente pensa que já viu de tudo mais sempre tem algo de novidade mais as pessoas veem aquilo que lhe conforta e se sentem bem, somos diferentes de gosto e opiniões e tal vez devemos pesar na TV como um todo e cada um a programe para ver como queira tem espaço para todos.

  • @GeorgeAlbuquerq

    eu acho que o pior de um canal e ele não ser importar com quem ta vendo , e de jogar qualquer conteudo sem empatia e com vinhetas tão antigas que não fazem sentido e cansadas visualmente

  • Diego Rafael

    Arte 1 e Curta na lista dos piores hahha otaca e nerd não sabe mesmo apreciar coisa boa

  • Francisco Oliveira Chicão

    Discordo quanto ao Curta! É um ótimo canal, com documentários muito bons.