Os melhores jogos para Nintendo 64

0
3835

Hoje vamos conferir quais são os melhores jogos para Nintendo 64. Procurando relembrar os velhos e ótimos tempos de Nintendo 64? Então resolvemos escrever mais uma matéria da nossa conhecida série nostálgica.

A lista da vez é a dos melhores jogos para Nintendo 64.

Não perca: os melhores jogos do Super Nintendo

melhores-jogos-nintendo-64Se você procura quais os melhores jogos de Nintendo 64 para jogar em seu emulador (e até em seu celular, quem diria…), então pode ter certeza que encontrará não todos, mas ao menos os melhores games desse querido console.

Mais uma vez não buscaremos classificar quais os games da lista são melhores entre si, numerando em uma ordem de qualidade. Todos os jogos abaixo são excelentes dentro de seu estilo e importância histórica, não sendo justo compará-los neste momento.

Então vamos conferir os melhores games do Nintendo 64:

Super Mario 64

Não adianta. Não tem como não pensar no Nintendo 64 sem lembrar automaticamente de seu principal jogo. Mario 64 mudou a industria, marcando a transição do 2D para 3D, ensinando mecânicas de jogo totalmente novas que são usadas até hoje em diversos games.

melhores-games-64-marioSe a câmera não era 100% livre, ao menos já se sabia que em um jogo em 3D ela precisava ser controlada pelo jogador. Sabia-se também que alterar o ponto de vista era fundamental para adaptar a jogabilidade para diferentes cenários e situações. Já existiam games de aventura em 3D antes de Mario 64, mas nenhum tinha a responsabilidade de dar sequência a maior franquia que existia até ali, o que Mario 64 fez em grande estilo.

Mario 64 tinha tudo para acabar com a série. Caso fosse mal executado e sem graça (devido a falta de experiência da produtora com as novas mecânicas), o tão famoso Super Mario Bros poderia ser hoje em dia menos conhecido que o Sonic (mascote da Sega) ou que o Crash (que chegou a ser o mascote da Sony).

super-mario-64-gameplayMas a pressão em cima dos desenvolvedores surtiu efeito contrário, abrindo caminho para a continuidade dos games Mario até hoje. Lançado em 1996 fez a diferença para o console da Nintendo, que mesmo não tendo alcançado o sucesso desejado, nos deixou essa e diversas outras obras primas que compõe essa lista.

Pensando em trocar de console? Confira aqui se vale a pena comprar um WII U

The Legend of Zelda: Ocarina of Time

O primeiro game Zelda lançado para o Nintendo 64 parece ter sido o primeiro game possibilitou que os jogadores passassem a não apenas esperar por grandes jogos, mas também por obras de arte.

zelda ocarine of time dowload

Com uma execução primorosa que aliava gráficos lindos, ótimas texturas (graças ao expansion pack obrigatório), história incrível cheia de reviravoltas e momentos emocionantes, tornou-se um verdadeiro épico, presente em quase todas as listas de melhores jogos da história.

O mundo criado por Miyamoto é complexo e envolvente, enchendo de orgulho os fãs da Nintendo e de Zelda, que mesmo após o sucesso de Ocarina, viram o game ganhar sequências incríveis, que se não superam seu ponto mais alto, ao menos chegam muito perto de fazê-lo.

gameplay ZELDA_OCARINA_OF_TIME

Para se ter uma ideia de seu valor histórica, há pouco tempo um remake para o Nintendo 3DS foi lançado, alcançando vendas incríveis, superiores aos games lançados atualmente para o portátil.

Golden Eye 007

Golden Eye 007 para Nintendo 64 foi um divisor de águas no gênero FPS para consoles. Antes dele (e mesmo depois), nenhum game de tiro em primeira pessoa que não fosse para a combinação mouse+teclado nos PCs teve o mesmo brilho.

golden eye 007 melhores 007

Além de possuir uma ótima jogabilidade, o game tinha como ponto máximo a disputa entre até 4 jogadores (na época o jogo era um dos mais jogados nas locadoras de games, aqui no Brasil e também lá fora).

O game lançado pela Rare era tão bem feito e nem executado, que a história da filme realmente fica como pano de fundo (apesar de que o modo para um jogador também era ótimo).  O game era bastante pesado se comparado aos outros lançados para Nintendo 64, sendo que emuladores como o Project 64 exigiam um computador excelente (no início da década passada) para rodar o game.

Outro 007 tentando repetir o sucesso de Golden Eye foi lançado para a geração passada (Xbox e PS2), mas sem James Bond e uma boa jogabilidade não cumpriu seu objetivo.

The Legend Of Zelda: Majora`s Mask

Majora`s Mask é um dos jogos que costumam causar muitas discussões, tanto entre jogadores quanto na mídia especializada. Enquanto ninguém discorda que ele é mais uma obra prima impecável em muitos quesitos – assim como Ocarina também o é, outros chegam a achar que sua história e execução são muitos piores que em Ocarina.

zelda majoras mask melhores n64

Todo o choque causado na recepção de Majora`s se explica pela expectativa de como seria o sucessor do incrível Ocarina. Só que aqui Miyamoto resolveu mudar tudo – não mais a Triforne e nem a princesa Zelda – levando o game para um mundo paralelo.

Se Majora`s tivesse sido lançado antes de Ocarina, acreditamos que ele fosse uma unanimidade entre os fãs. Como isso não ocorreu, apenas perderá aquele que ouvir a opinião dos outros e não for conferir, pois para muitos ele até mesmo supera seu antecessor.

majoras mask gameplay

O destaque aqui vai para os “3 dias” em que a história do game se passa, onde dia após dia a lua vai desabando do céu e o protagonista passa por diversas viagens no tempo fazendo de tudo para evitar o pior.

Super Smash Bros

O primeiro Super Smash Bros foi uma aposta ousada na Nintendo que dá certo até hoje. Não sabemos até hoje como foi que alguém teve a ideia de colocar os personagens da Nintendo para se quebrarem em um jogo de luta, mas que a fórmula deu muito certo isso foi!

Super_Smash_Bros._-_North_American_Boxart

Eram 12 personagens selecionaveis das principais franquias da empresa, dentre eles Mario, Donkey Kong, Samus Aran (para quem não conhece, a protagonista da série Metroid), Pikachu, Kirby, Link (de Zelda) e muitos outros astros da Nintendo. A diversão presente em Melee (para Game Cube) e Brawl (para Wii), já estava presente aqui, principalmente nas batalhas multiplayer.

A série é um sucesso e já tem versão sendo produzida para o Wii U e 3DS, que deve ser lançada em 2014.

Mario Kart 64

Há quem diga que ele não tinha o mesmo design absurdamente bem feito do game original, mas Mario Kart 64 era uma prato cheio de diversão. Com belos gráficos para a época (seguindo a mesma engine de Super Mario 64), inovou não só ao levar a franquia para o 3D real, mas principalmente por um multiplayer para até 4 jogadores muito divertido.

Mario_Kart_64_front

Novos itens também mudavam as estratégias para sacanear o oponentes, complementando o que já era muito bom em Super Mario Kart.

mario-hauling-ass

Se antes eram 5 voltas por corrida, aqui o número caiu para 3, principalmente pelo fato do traçado e comprimento das pistas ser mais real e maior, o que tornaria o game mais chato e demorado, o que não acontece na prática. O game roda muito bem nos emuladores para smartphone, seja para Android ou para Iphone. Não deixe de tê-lo, mas é diversão garantida à qualquer hora do dia.

Star Fox 64

Star Fox para quem não sabe surgiu no Super Nintendo para aproveitar o recém lançado chip Super FX. Com tal chip o cartucho de Star Fox tornou-se o primeiro game para console a ter efeitos em 3D poligonais. Até então o 3D visto era apenas uma ilusão, usando da isometria.

Não por acasa, em Starfox 64 até os personagens eram poligonais
Não por acasa, em Starfox 64 até os personagens eram poligonais

No Nintendo 64 Star Fox atingiu sua beleza gráfica, mantendo o interessante jogo de naves espaciais visto na primeira versão para Snes. Mais um vez Star Fox servia como modelo para o lançamento de mais uma tecnologia, o Rumble Pack, que permitia que o controle do Nintendo 64 vibrasse de acordo com o que acontecia na tela: verdadeira revolução na época.starfox_64

O jogo foi também um verdadeiro remake da versão original, onde a Nintendo aproveitou-se de seu console com 3D de verdade para completar o que já era para ter sido feito, tanto no Star Fox 1 quanto em Star Fox 2, que foi produzido mas nunca lançado.

Star Wars Rogue Squadron

Esse game é motivo de frustração para mim, fã de Star Wars, que só pode “jogá-lo” pelo Youtube, se é que me entendem. Eu nunca vi o cartucho para vender na época que meu Nintendo 64 estava na ativa, e emulá-lo sempre foi tarefa quase impossível, exigindo configurações e plugins específicos.

star-wars-rogue-squadron-79809536578

Só a dificuldade já o torna um game atraente, mas os motivos disso é que são ainda melhores: Ele era o único game do 64 com gráficos em 640x480p, equivalente ao progressive scan vistos no PS2 e Wii muitos anos depois.

Ele exigia obrigatoriamente o uso do expansion pack, memória adicional que permitia o game trabalhar com resolução e texturas muito superiores aos outros games do console. Para se ter uma ideia, todos os outros games rodavam em 320x240p, mesma resolução do Mega Drive por exemplo.

star wars n64 gameplay

E não era só de aspectos técnicos que vivia Rogue Squadron. Além de uma ótima jogabilidade, sua história era ambientada justo no melhor de todos os filmes, o V (O império contra Ataca).

O game abriu caminho para sua sequência, Rogue Leader, sucesso absoluto no Game Cube e ainda melhor que o original.

Conker`s Bad Fur Day

Conker`s Bad Fur Day não conseguiu atingir uma fama fenomenal dentre os jogadores em geral, que não possuíam um 64. Porém para quem o jogou, sabe da qualidade do título e de sua importância histórica, afinal ele o fim da parceria Rare Nintendo que nunca mais voltou.

conker bad fur day n64

Além disso seu cartucho tinha 512Mb (isso mesmo, meio giga, quase o mesmo que um CD), sendo o maior lançado para o console e também demonstrando que os cartuchos se bem usados poderiam ter batido de frente com os CDs, apesar dos custos altos.

Conker`s entra para todas as listas de melhores games para Nintendo 64 por ter sido extremamente bem feito, divertido, trazendo um humor e uma jogabilidade descompromissados.

Conker's Bad Fur Day gameplay

Conker`s foi também por anos o simbolo da liberdade que a Nintendo concedia apenas para a Rare, e que aqui chegava aos limites. O personagem falava diversos palavrões e várias fases consistia em nadar no esgoto ou até uma cena com monstros feitos de fezes cantando opera.

Prepara-se aqui para diversas tiradas com filmes e séries famosas, além de toda a falta de educação do protagonista falastrão. Jogo sensacional.

Menção honrosa:

O Nintendo 64 também teve outros excelentes games, mas que não poderiam entrar na lista de melhores por estarem longe de serem unanimidade. Dificilmente uma pessoa que não goste de Pokémon consideraria Pokémon Stadium um bom jogo, para exemplificar.

Então vamos a nossa lista de games que merecem ser lembrados e jogados, mas que não fizeram o bastante para serem considerados os melhores do console:

Banjo Kazzoie

Banjo Toei

Paper Mario

Resident Evil 2

International Super Star Soccer

Donkey Kong 64

Jet Force Gemini

Pokemon Snap

Pokemon Stadium

Esperamos que tenham gostado de mais um especial, feito com todo o cuidado e dedicação. Para apoiar nosso trabalho, pedimos que se gostou curta e compartilhe nosso post para todos os seus amigos que você sabe que também viveram essa excelente fase.

É fã de Dragon Ball? Confira todos os games do anime lançados para o SNES

COMPARTILHE