Os ISTAS da TV por assinatura e seus vícios

5

Em mais um especial, falaremos um pouco sobre um fenômeno que é mais antigo que o eXorbeo.com e que talvez a maioria dos clientes de TV paga ainda possua: o vício e culto por determinada operadora de TV por assinatura.

No mundo da tecnologia existe algo que convencionamos chamar de “hype”.É o hype que garante que uma coisa que na maioria das vezes é igual a outra (ou até pior) posso custar o dobro, agregando valor a sua marca, e não a sua utilidade ou benefícios.

Uma das marcas mais famosas por seu alto Hype é a Apple. Não que ela não faça por merecer, mas ao re-lançar coisas que já existiam, simplificando e investindo em design, elevou o valor de simples tocadores de músicas com seus iPods e redefiniu o mundo dos celulares, que estava há anos fadado a mesmice.

Veja todos os nossos especiais sobre a pirataria de TV por assinatura

viciados em tv por assinaturaO exemplo da Apple

Como dissemos, a Apple teve seus méritos por enxergar além da concorrência e aproiveitar ideias mais antigas do que ela mesma. Todo o Hype anterior dos tocadores de música era da Sony, com seus Walkmans. A Sony não soube evoluir e perdeu mercado para os MP3s chineses, que custavam menos à cada semana.

Surgiu então um tocador com mais “estilo” e que mesmo cobrando 50 vezes mais que qualquer outro, conseguiu dominar o mercado por anos.

apple exorbeo

Os fãs da marca simplesmente são seguidores dela, viciados, e tudo que ela lança é visto como o melhor e mais evoluído, mesmo que na realidade técnica não o seja. Esses seguidores criam uma visão cega, que apenas os orienta a confiar naquela marca e os fazem pagar o que for preciso para ter seu novo produto, que muitas vezes não traz nada de novo na prática.

Nos videogames

Os chamados Istas se digladiam na Internet desde os tempos do Nintendinho Vs Master System, e a cada geração eles ressurgem, levantando a bandeira de seu console preferido. O nome que damos para eles atualmente é de Sonystas (para a galera do Playstation), Caixistas (para os defensores do Xbox) e Nintendistas (para o Wii U e 3DSs).

viciado em tv por assinatura

Os viciados em operadoras de TV por assinatura

Se você assina uma operadora e está aberto para trocar para qualquer outra que lhe ofereça algo melhor (ou com melhor custo benefício), pode ficar tranquilo: você não sofre do mal dos ISTAS. Pois é.

Em quase 6 anos de eXorbeo voltadosem acompanhar a TV por assinatura, tivemos contato (seja por e-mail seja nos comentários) com fãs fervorosos e ignorantes de determinadas operadoras, e de pessoas extremamente inteligentes, educadas, que buscavam o melhor para si e para o mercado em geral.

operadoras de tv paga

Os istas são pessoas que podem ver sua operadora minguando, sem novidades há anos, subindo o preço anualmente acima da inflação e que mesmo assim, a defenderão com unhas e dentes, chegando a fazer orações dominicais por novidades, tudo para não dar o braço a torcer para o assinante que é seu “concorrente”.

Veja nosso especial sobre a qualidade de imagem na TV por assinatura

É isso mesmo: o ista da TV por assinatura não espera por um novo canal porque gostaria de assisti-lo. Ele espera porque sua operadora de coração terá um diferencial à mais do que a do vizinho. É um fenômeno no mínimo inusitado, pois com a pressão contra a fidelidade e multas contratuais, o mais correto seria apenas mudar para algo melhor, não é mesmo?

Mas não é assim que o ISTA pensa: ele precisa que seu investimento e escolhas sejam sempre as melhores, e não aceita o erro. O ISTA nunca erra e ele não aceita opiniões de terceiros, afinal ele é o dono da razão.

Deixe de ser um ISTA

Nosso objetivo aqui no eXorbeo sempre foi lutar por melhores condições na TV por assinatura brasileira. Melhores preços sem diminuir a qualidade. Mais canais interessantes em todas as operadoras e eliminação de canais voltados a publicidade. Liberdade da escolha de canais específicos e fim da fidelização forçada.

vicio em tv por assinatura

É uma batalha difícil, mas que é a favor do assinantes e de sua liberdade de escolha. Somos independentes e nenhuma operadora nos paga para falar bem ou mal de seu serviço ou de seus concorrentes. Quem aqui escreve assina SKY, assina Claro TV, assina OI TV, NET… Cada colaborador tem seus gostos e preferências, mas sempre o faz pensando no que é melhor para quem lê.

Se algo não nos agrada, simplesmente mudamos, mas para isso, todas as operadoras têm que evoluir, pois democracia sem opções é ditadura, e alguém aqui gosta disso? Acreditamos que não. Não seja um ISTA, seja livre, seja melhor.

COMPARTILHE