O que é Upscaling e como funciona no 4K

0
3585

Se você está pensando em comprar um nova televisão com tecnologia ultra HD 4K, já deve ter lido em algum dos modelos o recurso de upscaling 4K. O recurso não é novo, existe desde as primeiras TVs em alta definição, mas ainda deixa muitas dúvidas, as quais buscaremos esclarecer em nosso especial de hoje.

upscaling
Na imagem vemos a popular propaganda de uma marca de televisores, demonstrando o Upscaling.

O que é o Upscaling

Conforme o próprio nome sugere, a função de upscaling consiste em “aumentar a escala” ou “subir” a qualidade de imagem de uma fonte original que chega na televisão, seja ela de um receptor de TV, de um console de vídeo game ou qualquer outra fonte, como o Netflix.

Quando o conteúdo que chega na TV possui uma resolução inferior ao 4K (resolução 4 vezes superior ao Full HD), a TV tenta “compensar” essa falta de resolução, preenchendo ela mesma os pixels da tela, aumentando assim – em tese – a qualidade e resolução da imagem exibida.

Vai comprar uma TV nova? Não perca nosso especial com 7 erros para não se cometer

Como o Upscaling funciona

Tendo como exemplo uma imagem de um canal de TV por assinatura HD que chega até seu televisor em 1080i (resolução máxima oferecida pelas operadoras no Brasil), o televisor irá receber uma imagem formada por um total de 1920 pontos na horizontal e 1080 na vertical.

Ao todo, uma TV 4K possui uma tela que pode exibir 3840 pontos horizontais e 2160 pontos verticais. Esses pontos são chamados de pixels e cada um deles muda de cor, formando a imagem que chega aos seus olhos.

Se o recurso de upscaling não existisse, a TV exibiria apenas um retângulo de imagem no centro da sua tela, deixando todos os pontos que sobram sem cor. Assim fica simples de entender o que ele faz na prática não é mesmo?

O que a tecnologia faz então é aumentar a imagem, completando toda a área do televisor, exibindo então uma imagem em 4K, ao menos no número de pontos exibidos.

upscaling tv lg 4k
Em mais uma propaganda de Upscaling 4K, agora na LG, notamos que sempre a imagem original é de baixa qualidade, borrada. Será proposital?

Upscaling funciona mesmo?

Sim e não. Sim para o fato de que a resolução da imagem de fato aumenta, e não para a  grande propaganda que gira em torno desse recurso.

Dizemos isso porque as fabricantes e lojas vendem o Upscaling como algo maravilhoso e revolucionário, capaz de aumentar a qualidade de qualquer imagem em até 4 vezes, compensando assim a falta de conteúdo em 4K das operadoras e também nos filmes (ainda não são todos que são filmados e lançados em ultra HD).

Ainda não tem 4K? Japão já vende TVs em 8K em suas lojas

Mas ele não melhora em nada a imagem?

Depende. Muitas marcas de TV e também de leitores de Blu Ray mais modernos compatíveis com 4K já conseguem apresentar lindas imagens no Upscaling.

Isso se deve ao poder de processamento de TVs mais caras, que de forma inteligente, aplicam filtros na imagem esticada, além de outros truques capazes de deixar a imagem de resoluções menores com uma qualidade mais agradável aos olhos.

O recurso utilizado é similar em todas as marcas, consistindo na interpolação de pixels que vemos nas câmeras digitais de celulares por exemplo, sempre que damos um zoom digital em uma foto.

O que o processador do aparelho faz é “esticar” a imagem e no processo inteligente diminuir as falhas através de filtros de suavização.

Globosat já oferece aplicativo em 4K para TVs compatíveis

Lembra da Sharp? Sumida do Brasil, lá fora é uma das empresas que mais inovam e oferecem tecnologias avançadas, como o 8K.
Lembra da Sharp? Sumida do Brasil, lá fora é uma das empresas que mais inovam e oferecem tecnologias avançadas, como o 8K.

O Upcasling é importante?

Sem dúvidas. Como dissemos antes, se ele não existisse, não teríamos uma imagem em tela cheia em uma TV 4K, assistindo conteúdos mais antigos dentro de um pequeno quadro de imagem no centro da tela.

Mas muito mais importante do que o Upscaling existir em sua TV, é realizar testes no modelo que você pretende comprar, identificando se ela possui um recurso upscaling de qualidade. E como fazer isso? Sempre testando o modelo in loco.

Caso você resolva comprar sua nova TV pela internet, não deixe de procurar em uma loja de sua cidade o mesmo modelo ou similar da marca, além é claro de procurar por vídeos dela com análises no Youtube, por exemplo.

Caso você não faça isso, poderá comprar uma TV 4K com qualidade precária de upscaling, o que fará com que os canais SD de sua operadora de TV fiquem realmente sem nenhuma qualidade em sua belíssima nova tela adquirida.

E já alertamos, mesmo em agosto de 2016, ainda não temos nenhum canal oficial de nossa TV por assinatura ou aberta em 4K, e até mesmo serviços como Netflix e Youtube possuem muito pouco em 4K. Portando, hoje o Upscaling é fundamental em sua nova TV 4K, e terá que ser observado de perto.

Rede Globo testa Olimpíadas em 4K e 8K no Rio!

COMPARTILHE