O fim dos programas infantis e animes na TV aberta

33
18445

Os animes e programação infantil da TV aberta praticamente acabaram, e o assunto não é novo por aqui. Discutimos em outros momentos a decadência dessa programação e alguns motivos pelo fim do sucesso (e dinheiro) que animes como Pokémon e Dragon Ball trouxeram para a TV aberta e fechada no começo da década passada.

Mas a intenção é descobrir os fatores que auxiliaram nesse movimento. Não deixem de comentar!

A internet e a tecnologia na vida das crianças

kelly key no band kids

O fato é que o mundo mudou e com ele nosso país teve suas mudanças culturais. Com o advento da internet e dos tablets, smartphones e do barateamento dos notebooks e PCs, as crianças tem contato cada vez mais precoce com a rede mundial.

Os pais colaboram bastante com isso, principalmente quando colocam um tablet na frente das crianças com um loop infinito de músicas da “Galinha pintadinha”, por exemplo.

Canal de animes o dia todo?: Conheça tudo sobre o ETC TV, o canal 24h de animes 

Santo remédio para entreter as crianças mais agitadas e que funciona melhor do que a televisão aberta dos últimos anos. Portanto, começamos a identificar aqui um dos responsáveis pela debandada dessa audiência que antigamente garantia o primeiro lugar nas manhãs de todos os dias do ano, com a TV Globinho em primeiro, o Bom dia e Cia em segundo e a Record em terceiro.

O crescimento da TV por assinatura e da TV pirata no Brasil

Outro fator importantíssimo é o crescimento enorme que a TV paga (e também a que deveria ser paga mas não é) teve no país. Hoje diversas pessoas que nem sonhavam com o serviço 10 anos atrás, oferecem para seus filhos pequenos a Peppa Pig no Discovery Kids, o que vem garantido o primeiro lugar em audiência para o canal há muitos anos.

Peppa Pig é sucesso de audiência na TV paga
Peppa Pig é sucesso de audiência na TV paga

Play TV volta com animes em sua grade, confira nosso especial aqui

Só isso já tira e muito a audiência das crianças pequenas na TV aberta. Mas não explica a queda de audiência na próxima faixa de idade, dos 8 aos 14 anos, pois os pré-adolescentes de hoje não assistem animes e desenhos animados na TV paga e nem na aberta. Se o fizessem, canais como Animax, Locomotion, Fox Kids e tantos outros não teriam deixado de existir…

Uma década que não volta mais

A década de 90 foi totalmente diferente da passada. Enquanto a extinta TV manchete deu o start para a vinda de grande animes japoneses para o Brasil, tanto Band quanto SBT e Globo compraram a ideia e ganharam muito dinheiro e audiência com os animes por aqui.

tenchi muyo na tv

Já a década passada foi a consolidação do fracasso da programação infantil, primeiro a tornando produto de nicho da TV paga e depois a tornando produto raro de se encontrar. Hoje apenas a internet é fonte concreta de acesso a animes e desenhos animados interessantes, e tão somente para o público disposto a pesquisar e encontrar o conteúdo.

Conheça nosso especial com toda a história dos animes no Brasil

O serviço Netflix ainda é um incentivador desse conteúdo, oferecendo algumas opções muito cabanas, como os Cavaleiros do Zodíaco, Death Note além de filmes Dragon ball e Pokémon, mas o número total é limitado.

O fim de um nicho na Televisão

Quando o Bom dia e Cia acabar, se encerrará um nicho na televisão brasileiro: o da programação infantil. Simplesmente não haverá nada além dos filmes da sessão da Tarde ou dos programas de culinária das manhãs para que as crianças assistam.

O nicho de animes e desenhos infantis temos certeza que sempre sobreviverá, mas na internet, em serviços on demand ou em outras mídias futuras, nunca mais na TV.

O crunchyroll é o salvador da pátria dos antigos fãs de animes
O crunchyroll é o salvador da pátria dos antigos fãs de animes

É um fenômeno interessante e que rende muita discussão, mas vamos esperar os próximos capítulos e o desempenho da Play TV nessa retomada dos animes na TV paga.

COMPARTILHE
  • Junior

    É bom lembrar que o canal Play tv passa os animes : Bleach e Death Note de domigo a domigo .

    • Adriano

      Que canal é esse? onde tem ? .-.

      • Tendô Pain

        É na TV paga eu tenho sky é o pacote mais simples mas passa assisto todo dia.

      • gabi

        Canal 181 na sky

  • Leandro Soares

    VOLTA LOCOMOTION

  • Marcos Ruiz

    O ruim dos animes na tv paga, é que grande parte é dublado e não oferece opção legenda, fora a imagem péssima, no caso a Play Tv, tipo que canal ridículo, não da pra acreditar que pagamos por ele. Mas também, não adianta apenas exibir animes que ninguém se importa, tem que colocar coisas como One Piece e Naruto,

    • Celio Roberto Sudatti

      amigo é facil não pagar por ele colocau uam parabolica e tenha ele de graça starone c1

  • Celio Roberto Sudatti

    saudades de quando era criança e chegava correndo da escola pra ver jaspion e conpanhia

    • Hugo Rodrigues Reis

      Man, e se eu te disser que eu tenho em dvd original desses tokusatsus que passaram aqui no Brasil?

  • Daniel Dias

    Não tem Play TV na GVT TV 🙁 , na SKY tem mais a imagem é horrivel, mesmo horrivel queria na GVT uma pena

    • Daniel Fontinele

      Tenho a sky mas a melhor operadora em número de canais HD/SD é a NET

  • Francico Othon Othons

    Em 2015 rumores TV Cultura pode risco deixa horário da tarde programação infantil ir lugar Programa de variedades …

    Em 2015 rumores sessão da Tarde na Rede Globo reprises de novelas ou programa de Fernanda Lima …..

    • Daniel Fontinele

      O SBT disse que se o BomDiaeCia não render Audiência até 2016 será extinto.

  • HaruBoy

    Há ainda um outro motivo para a decadência dos desenhos e animes na TV aberta que é o turno integral que cada mais está presente nas escolas brasileiras e aí, como as crianças ficam cada vez mais na escola, consequentemente elas também assistem menos TV.
    Creio eu que os animes estão numa ótima fase aqui no Brasil mas isso se deve ao bom trabalho da PlayTV com os dois animes que transmite (quem sabe vem mais por aí), aos sites de streaming e aos eventos. Percebe-se então a irrelevância da TV aberta neste sentido.

  • Daniel Fontinele

    Muito triste estar acontecendo o fim dos desenhos na tv aberta…
    Se acabar o bomdiaecia e o quintal da cultura acabou os desenhos.

  • Lucas Souza

    Se esqueceram de falar da tv cultura q investe em infantis ainda!

  • John Blendon

    Esta difícil mesmo. As crianças de hoje em dia tem acesso fácil a internet, jogos, celurares smartphones, tablets, jogos nesses celulares e tablets. A infância esta acabando cada vez mais cedo. Esta muito avançado a tecnologia. Hoje em dia nossos filhos são alienados pela tecnologia. Me da uma saudade da tv globinho em dia de semana com tantos desenhos (dragon ball, mickey e donald, zatch e bell, tres espiãs demais, bob esponja e outros), no sbt sempre passava no bom dia e cia aqueles desenhos do orvelino, do pernalonga, hot whells, max estell e outros. A verdade é uma só, no ritmo que estamos indo, nos restara apenas boas lembranças e gargalhadas das nossas boas infâncias.

  • Adriano

    O problema é que hoje em dia pensam que os desenhos tem que ser os mais infantis possíveis, uma criança de 10 anos assistir peppa, dora aventureira e outras retardices é um insulto a minha infância onde assisti vários animes e desenhos interessantes e não deixava a criança que nem uma babaca ;x

    • VINICIUS

      Tragam um oscar para esse homem!
      Sério, hoje em dia só passam desenhos retardados

    • Conteúdos muito infantis realmente matam,
      mas duro mesmo deve ser, sendo criança,
      aguentar Ana Maria Braga, Fátima Bernardes e companhia na TV Aberta pela manhã!

  • Junior

    Além do sbt, na tv aberta temos a tv cultura, tv canção nova e tv aparecida (que passa “os anjinhos” e o “inspetor bugiganga/ inspetor gadget” por exemplo que tem programação infanil, mas o site tem razão ao afirmar que a tv infantil está perdendo espaço pois antigamente tinhamos a tv colosso além do sbt
    Também agora tem uma implicancia com publicidade infantil, não, não pode falar o nome do playstation ou da barbie, aí fica difícil.
    E com o preço abusivo das tvs por assinatura tem gente que não se importa em ter gatonet. (atitude criticada pelas operadoras).
    Jr.

  • Bruno Macedo

    saudades da minha epoca que assistia os desenhos pica pau tom e jerry pernalonga popeye enfim saudades da minha infancia de ouro

  • thalles

    saudades do tempo que chegava da escola me deitava na rede ligava a televisão e assistia chaotic,pokemon,yu-gi-ho,gx,etc… ainda não me conformo

  • Raíssa Alves

    qual é o nome desse anime embaixo do título “uma década que não volta mais”?

  • BigBlue

    Não podemos fazer nada, pois os tempos são outros. Ah, e tenho dois pontos a colocar, primeiro que seus avôs provavelmente não assistiam televisão, e seus país repudiavam mais ou menos 70% dos desenhos que você assistia, e considerando a idade de vocês, provavelmente estão a repetir a atitude que seus pais tiveram e querem colocar o que vocês gostam de desenho na tv, consequentemente, as crianças de hoje não teriam como se divertir com seus desenhos marcantes, porque vocês querem impor para elas, o que gostam porque acham que todo mundo gosta do que você gosta.
    Só de aviso, se você gostava de Billy & Mandy e os desenhos do quadro Toonami, saibam que vários adultos foram contra, e mesmo assim continuou por um tempo, então só deixem as crianças serem felizes, e se você gosta de algum desenho antigo, assiste pelo computador, mas se o que você deseja (caso seja um otaku) “espalhar a palavra” dos animes para os outros, com o intúito de ser mais aceito ou algo do gênero, somente digo que cresça, e se adapte ao seu redor.

    • Nathálya

      Concordo cm vc ‘-‘
      Mais sinceramente ainda acho que desenhos tipo “Dora aventureira” deveria não passar na tv pq que tipo de pessoa pergunta aonde está uma baleia ( que no máximo tem 30 metros ) sendo que a baleia está atrás dela ? O.o

  • Lorenzo

    Tou cada vez mais puto de tanta babaquice que passa na TV Aberta, porra não passa mais nada que preste, pior de tudo, não passa mais Animes como sempre passou, vou começar pagar uma TV á Cabo , assim vai melhorar a qualidade da minha TV, como Filmes, Séries, Animes e etc. TV á Cabo e Internet com certeza vai ter de novo na minha casa

  • Lorenzo

    Pois é Galera, a Era do Apocalipse dos Animes na TV Aberta, só mesmo a PLAY TV pra salvar á pátria

  • Nathálya

    Sério ,, Odeio esses desenhos merdas !!! só faz com que as crianças se tornem idiotas .
    eu fico pensando, oque vai ser dessa geração ???? ‘-‘ vai ser uma geração de tapados..! (Idiocracia haha ) . Que pena !

  • Argemiro Vale Avs

    E OUTRA NA INTERNET SO TEM ANIMES LEGENDADOS BONS MAS EM OUTRA LINGUÁ QUE NEM TODO MUNDO PARA PRA VER SE TIVESSE DUBLAGEM SERIA UM BOMM NA INTERNET E OS ADOLESCENTES TEM QUE ASSISTIR DE 14 PRA CIMA FORA OS ADULTOS TEM QUE VER A HORA DA AVENTURA KKKKK POR ISSO QUE AS PESSOAS VEM OS FILMES PELO MENOS OS FILMES FAZEM A DUBLAGEM

  • Filipe Viviane Maciel

    Eu me lembro de SAMURAY X , DRAGON BALL

  • Rodrigo Zika!

    Saudade da época da TV Manchete, e de ouro da TV paga, como DBZ no Cartoon, e o canal Fox Kids, TV Globinho, e Band Kids, tempos que não voltam mais.

  • Marcio Roberto

    Grande culpa disso também é a irresponsabilidade e falta de compromisso das emissoras para com o público. Porque me diz, quantos de nós não passamos pela fase na qual quando as coisas estão indo super bem e tudo dando certo… As emissoras simplesmente retiram do ar ou começam a reprisar? Olha a sbt mesmo, com sua eterna reprise de Naruto chegou um tempo que eu nem aguentava mais nem ouvir o nome. Ou a rede tc, saudades daquela época maravilhosa com Pokemon, Ryukendo, Super Onze e de bônus, Ilha dos Desafios que mesmo não sendo anime, era ótimo também. Fora que ainda teve Yugi oh Gx e Hunter x Hunter e até Digimon Frontier, mas eles deixaram de passar isso pra passar o que? Abelhinhas, Carrinhos e Escola de Princesinhas! Sem falar os infomerciais de merda que passavam no meio do programa, pura falta de respeito. Não é à toa que acabou o programa, que outrora rendeu até 7 pontos de audiência, e hoje o canal não consegue chegar nem em 3 pontos. Sorte deles que tem aquele programa ridículo do João Kleber e um tal de “Encrenca” que eu passo longe.