Comissão aprova criação de novos canais abertos sem licitação

6

Se você já se perguntou sobre os motivos da existência de pouco canais de TV aberta no Brasil, ficando a programação restrita a canais religiosos, de vendas e as 5 maiores emissoras do país, saiba que o motivo principal é um só: a burocracia da Lei.

Confira: SKY dá presente de 20 anos para seus assinantes mais antigos

novos-canais-tv-abertaNova Lei quer facilitar a criação de novos canais de TV

Foi aprovado hoje pela Comissão de Ciência Tecnologia e Comunicações da Câmara dos Deputados, o PL 2011/2015.

O projeto de autoria do Deputado Marcos Soares busca na verdade transformar canais que já existem (e eventuais que forem criados) no chamado “TVA” em canais de TV aberta.

O TVA significa “serviço especial de TV por assinatura, (e não confundir com a antiga operadora de TV por assinatura), serviço que existe desde a ditadura militar, criado como um misto de  TV aberta e TV fechada, transmitido via UHF codificado, onde novos canais eram criados mediantes outorga federal.

Esses canais são uma exceção da Lei que regulamenta a criação de novos canais exclusivos da TV aberta, e que exige licitação para tal.

Cabe destacar que o deputado autor do projeto é filho do bispo da Igreja Internacional da graça de Deus, o R.R Soares. Atualmente a igreja em questão possui três emissoras de  TVA recém adquiridas do grupo Abril.

Confira todas as estreias da Warner em outubro

Oportunidade para novos canais ou apenas interesse de poucos?

Ao todo existem 25 canais que operam no sistema TVA, a maioria com transmissões esporádicas no país.

Após o advento da leia SeAC em 2011, foi definido que eles poderiam migrar em definitivo para a TV fechada, ou então permanecer no sistema até o vencimento de suas licenças, que não seriam renovadas.

Se o projeto de fato virar Lei, muito provavelmente apenas os 25 referidos deverão se tornar novos canais de TV aberta, vendo seus valores de revenda serem multiplicados do dia para a noite.

Via: telesíntese

COMPARTILHE