Ministério das Comunicações define novas datas para o fim da TV analógica

0

A portaria divulgada pelo Ministério das Comunicações, na edição do Diário Oficial da União do último dia 23 de junho, estabeleceu novas datas para o fim da TV analógica nas capitais brasileiras, onde estará disponível somente o sinal em alta definição (HD).

ministerio-das-comunicacoes-define-novas-datas-para-o-fim-da-tv-analogica

De acordo com o documento, o desligamento da TV analógica no Brasil começará em abril de 2016, tendo previsão de ser encerrado em novembro de 2018. A transição do sinal analógico para o digital vai acontecer de forma gradativa, começando pelas capitais.

Mas antes disso, o “switch off”, termo em inglês que se refere ao desligamento do sinal analógico de TV, será testado na cidade de Rio Verde, em Goiás, no dia 29 de novembro de 2015. Já com relação às capitais, a primeira a ter o sinal desligado será Brasília, em abril de 2016, sendo seguida por São Paulo, BH, Goiânia e Rio de Janeiro, no mesmo ano e pelas demais capitais em 2017 e 2018.

Conforme o cronograma completo, que está disponível no Diário Oficial da União, o switch off nos municípios mais distantes dos grandes centros urbanos ocorrerá somente após novembro de 2018. Vale lembrar que os aparelhos de TV analógicos continuarão a funcionar, desde que utilizem conversores de sinal.

Com o desligamento do sinal analógico de TV, a faixa de 700 MHz, ocupada atualmente pelos canais da TV aberta transmitidos nessa tecnologia, será utilizada para expandir os serviços de telefonia e internet 4G.

COMPARTILHE