Por mais canais de esportes diversificados

12

Este post especial pode ou não ser considerado polêmico, assim como não deixa de ser um assunto já antigo sobre a TV por assinatura e seus canais de esportes. Porém, é necessário o debate, já que diz respeito a milhões de assinantes e de outros milhares de fãs de diversos esportes Brasil a fora.

Grande parte dos canais de esporte apresentam uma programação quase que 100% voltada ao futebol enquanto assunto principal: notem que as demais modalidades parecer existir para cumprir uma lacuna de conteúdo apenas.

Tal foco em um único assunto acaba sendo ruim, pois nem todos os assinantes gostam de futebol e seria mais justo aumentar o espaço para modalidades como o volei e o basquete na TV.

Esportes segmentados

Muitas pessoas vão criticar dizer que existe o “golf channel” e que ele não atinge praticamente ninguém no Brasil, e que canais como o “Speed Channel” e o Rush já foram embora tarde.

Isso sem falar nos queridos canais de pesca…

Mas nunca é tarde para lembrar: como ficam os fãs desses canais segmentados?  Será que o direito de poder assistir ao seu esporte favorito não precisa ser respeitado apenas por ser a vontade de uma minoria?

Esportes

Canais para a massa assistir

Os maiores canais de esportes da TV por assinatura são sem dúvidas o SporTV, ESPN e Fox Sports. Mesmo somando 8 canais diferentes nos três concorrentes, quando falamos de modalidades como o Football americano, o Hockey, o golfe, corridas em geral e Rall, as exibições são sempre limitados a reprises e quase não há espaço nos programas de discussão esportiva por exemplo.

“AH, MAS GRANDE PARTE NÃO GOSTA, ENTÃO NÃO é viável”

De fato! Mas que tal investir em canais segmentados à la carte?.

Canais de esportes a la carte para segmentos específicos de assinantes

Assim como temos o canal Combate, Premiere e o já mencionado Golf Channel, acreditamos que existe sim público disposto a trocar canais de massa por opções que agradem exclusivamente tais nichos. Ou a TV por assinatura não existe justamente para dar espaço a tais públicos?

Confira também: Demanda por conteúdo esportivo continua crescendo

Devemos pensar que muitas pessoas gostam de exclusividade em relação a esportes e que não temos somente fãs de futebol ou luta. Temos que reconhecer que um Speed Channel faz falta e que talvez um canal para quem gosta de tênis, voltado só para o esporte, tenha espaço para existir e se tornar viável.

Atualmente no Brasil as possibilidades de se ouvir o assinante e pesquisar interesses são pouco exploradas, uma pena.

Quem dera vermos aqui aqueles belos pacotes à la carte como existem nos Estados Unidos ou Europa, com mais de 120 canais esportivos, dos mais diversificados e com uma programação especifica para um gosto especifico, até por que ninguém é igual a ninguém e nem todos tem que aceitar horas e horas de futebol oprimindo outras modalidades na TV, ou pessoas não conseguem compreender e aceitar a ideia de diversidade na televisão brasileira.

COMPARTILHE