A qualidade de imagem da TV por assinatura no Brasil

4
8547

Se você está insatisfeito com a qualidade de imagem dos canais de sua operadora, nunca é tarde para relembrar os motivos que pioraram tanto a imagem e som nos canais “digitais” de hoje em dia, em especial os SD.

Quer qualidade máxima de imagem? Saiba como escolher uma TV 4K e se já vale a pena comprar

qualidade de imagem operadoras

Lembram-se da propaganda: canais com imagem de DVD e som de cinema? Pois é, ela não era muito enganosa. Dezenas de canais de qualquer operadora tem de fato a imagem em 480p (nos canais SD) e 5.1 canais de áudio, igualzinho no cinema. Ninguém pode discordar.

Canais em 480p já são o passado há pelo menos 6 anos

Mas muitas coisa mudou desde o início da década passada e algumas operadoras e programadoras infelizmente pararam no tempo.

Enquanto a mudança dos canais analógicos para o sinal digital eliminou fantasmas, chuviscos e outras bizarrices de outros tempos (que esperamos que nunca mais voltem), os televisores também, e a maioria já oferece resoluções extremamente maiores que os 480p.

O que você prefere: dublado ou legendado?Confira nossa opinião e comente também!

Como agora temos como parâmetro os canais em HD (Full HD inclusive na TV Aberta), os antigos canais SDs ficaram para trás, parecendo ainda mais feios do que realmente são nas TVs mais novas.

Quando vistos em televisores com alto nível de contraste e resolução, o choque é ainda maior. Os canais SD não servem mais para os televisores modernos, isso já é fato – e se você duvida, tente assistir algo como o PLAY TV em um televisor de mais de 50 polegadas full hd…

imagem
Imagem que mostra a diferença do detalhamento entre as resoluções SD e HD

Como já diziam os velhos sábios:

Já ouviu falar de alguns ditados como: “a grama do vizinho é sempre mais verde?”, ou ainda “tudo é melhor antes de você ter?”. Pois é, são máximas que traduzem o que o ser humano é campeão em fazer: comparar.

Comparamos o carro, a casa, a conta bancária, a TV por assinatura e mais um monte de coisas materiais. Sempre queremos algo melhor e isso não é de fato algo ruim, mas explica muita coisa.

E se você possui uma operadora que compacta a qualidade dos canais devido a falta de espaço no satélite, ou ainda assina um pacote que não oferece canais em HD, infelizmente sua experiência de ver TV está bastante comprometida.

A imagem dos canais em HD é excepcional 

Depende. Vai depender da experiência que o assinante que está na frente da TV já teve. Se ele nunca foi ao cinema e nunca viu um filme em Bluray, com qualidade de reais 1080p, achará aquela imagem em 720p da ESPN ou até os 1080i da maioria dos canais como a melhor experiência áudio visual que já teve na vida.

Então é normal a divergência de opiniões. Quem assistir um filme ou jogo de futebol em 4K (Quad Full HD), em uma tela de menos de 50 polegadas, nunca mais vai ver o atual full hd com os mesmos olhos. E pior: a imagem SD se tornará pior que a analógica cheia de chuviscos que era comum na década de 90.

Existem diferença de imagem entre as operadoras?

Sim. Dificilmente alguém poderá provar que a diferença de qualidade não exista. Ao assistir uma operadora lado a lado com outra, as diferenças ficam nítidas. Nos vídeos abaixo que postamos aqui há bastante tempo, dá para entender que desde as cores até o nível de detalhes a diferença é facilmente notada.

Espn Brasil na SKY

ESPN Brasil na Claro TV

Ainda que aqui a diferença não seja algo que realmente incomode ou que encha o assinante de orgulho, elas existem. Terá a pior qualidade de imagem aquela operadora que usar maior grau de compressão de seus canais.

Ao comprimir o som e imagem a operadora ganha espaço no satélite para incluir novos canais ou serviços. qualidade se vai e espaço se ganha nos satélites.

Os tempos atuais

Desde 2012 quando escrevemos a primeira versão deste especial até hoje em 2016, muita coisa mudou: as maiores operadoras do país, SKY, Claro TV, Net, Vivo TV e OI TV, incluíram vários canais novos, a maioria em HD.

Algumas fizeram muitas trocas de canais, como é o caso da SKY, que ainda conta com o mesmo satélite dos tempos de DirecTV.

Outras operadoras como a Claro TV e a OI TV lançaram satélites totalmente novos, atingindo um número bastante relevante de canais em HD. A OI TV é inclusive líder no segmento atualmente, com mais de 80 canais em HD em sua grade.

Concluindo:

Se você ainda não tem e não pretende assinar um pacote com canais em HD, escolher uma operadora de TV pela qualidade de som e imagem não será uma tarefa fácil. Todas estão niveladas por baixo, tanto via satélite quando à cabo, infelizmente.

A real evolução estará nos pacotes com vários canais HD, que oferecem ao menos uma qualidade de imagem e som adequados aos televisores full hd que são vendidos no mercado. No entanto, não espero pela qualidade de imagem de um Bluray Disc ou de uma série em 4K da Netflix.

Saiba o que é upscaling e se realmente a imagem melhora

Vale lembrar também que as operadoras à cabo tendem a levar alguma vantagem no quesito som e imagem, desde que não sejam gananciosas em economizar recursos.

Antes de contratar um serviço, procure assistir os canais, mesmo que seja na demonstração do estande das operadoras em supermercados e shoppings por exemplo. Se seus canais prediletos só tiverem versão em SD, a escolha tem que ser ainda mais minuciosa.

COMPARTILHE
  • Marcelo jimenes

    Realmente a SKY aumentou 6 canais HD e 3 SD, mas a qualidade geral dos HD caiu um pouco, e os SD mais ainda. Tentei ver um filme no canal Studio e era impossível, a imagem pior que os vídeos do youtube.

  • Bruno Silveira

    Pois eh.. Eu prefiro os canais HD em 720p com um bit-rate elevado, do q um canal em 1080p com bit rate reduzido…

  • Reginaldo Miranda Borges

    ainda me lenbbro dos comerciais da Directv (canais com imagem de DVD e som de cinema) e todo mundo queria esse tipo de imagem e Som. pois era ostentação… aquela emoção nem se compara com os dias de hoje.

    • Davi Sperandio

      Mano vou te falar que nostalgia. Na moral, aquilo sim era imagem de qualidade. A DirecTV a quase 20 anos atrás entregava todos os canais em 480p/576p puro. Você percebia que os canais pegavam 100% da qualidade tubão. Hoje temos vários canais em “HD” e qualquer vídeo em 720p do YouTube tem a imagem melhor.