Você lembra do Disney Cruj – Disney Club?

4
2741

Com a falta de qualidade da programação infantil de hoje em dia, os clássicos da década de 90 voltam a nossa memória. Hoje vamos trazer para vocês a lembrança de um bom programa da TV aberta, que marcou a infância de muitos e fez muito sucesso no fim da década de 90, o Disney Cruj.

O início do programa se deu como Tv Cruj, uma TV pirata fictícia que aparecia no programa infantil denominado Disney Club, no final da década de 90 no SBT. Produzido por Cao Hamburger (o mesmo diretor e produtor do Castelo Ratimbum) logo após ter deixado a TV Cultura. O sucesso foi enorme e imediato.

Claramente inspirado no formato de programas como TV Colosso, Angel Mix,Turma da Garrafinha e Flora encantada, que ganhavam a audiência nas manhãs da Glovbo, foi o início da parceria entre SBT e Disney, repetindo um formato que já fazia sucesso em quase 30 países.

disney crujO Disney Club foi exibido também no canal de TV por assinatura Disney Channel, no auge de sua existência no país. Outras parcerias com a Disney foram feitas na época, como no caso do concurso de música Popstar.

O início do programa como Disney Club

Em 1997 quando foi ao ar, o programa trouxe animações de peso dos Estúdios Disney, como Timão e Pumba e a Turma do Pateta, os quais permanecerão muitos anos no ar. Ainda no mesmo ano foi a vez de Bonkers dar as caras na programação.

Em 1998 um grande número de desenhos foram chegando ao canal, o que inclui grandes produções, como Doug (vindo da TV Cultura onde já havia feito extremo sucesso), 101 Dálmatas, Marsupilami e Sardinha e filé. Mas o grande desenho da época com certeza foi o Super Patos (Might Ducks lá fora).

Já em 1999, além de todos os desenhos que já eram exibidos, mais uma grande produção entrou no ar: Tico e Teco e os defensores da Lei. Em 2000 outros desenhos foram exibidos no programa, mas em períodos curtos e sem muita continuidade. Era o começo do declínio do programa e daquele formato no Brasil.

Foram os casos de: Ana Pimentinha, Buzz Lightyear do Comando Estelar, Carmem Sandiego, Hércules, Hora do Recreio e os Pesadelos de Ned.

Em 2001 foi a vez de mais alguns clássicos estrearem, casos de Alladin e dos Padrinhos Mágicos, desenhos que até hoje vem sendo exibidos e produzidos, como no caso dos Padrinhos Mágicos.

Sob o nome de Disney Club, foram exibidos 930 programas ininterruptamente, até 19 de janeiro de 2001, quando o programa acabou.

A continuação, agora como Disney Cruj

Em abril de 2001 o programa retornou ao ar totalmente reformulado. Os desenhos transmitidos anteriormente que fizeram sucesso voltaram à grade, mas agora o foco principal do programa estava nos próprios atores e apresentadores do programa.

Seguindo a mesma linha que ainda dava certo nas manhãs da Globo, o SBT resolveu investir no elenco “humano” do seriado, que passou a protagonizar diversas histórias diariamente.

O sucesso do programa continuou por algum tempo, registrando seus maiores índices de audiência ainda em 2001. Porém, devido a mudanças de horário constantes (inaugurando uma instabilidade vista até hoje no SBT, 15 anos depois),  o programa passou a não render o esperado, passando a ocupar apenas as manhãs de sábado.

Como o elenco do programa gerava custos altos, além dos valores pagos pela exibição de desenhos, em 2002 por ondem de Silvio Santos as gravações foram encerradas, sendo exibidas apenas reprises desde então.

E as reprises seguiram até 2003, ano em que o Disney Cruj/Club acabou definitivamente, dando lugar ao “Sábado Animado”, que é exibido até hoje.

COMPARTILHE
  • Anonymous

    Desculpe-me por mudar de assunto, mas porque a globosat HD ou o sportv não passam o treino classificatório e a corrida da fórmula 1 ?
    Eu tenho o decoder gravador HD da claro tv, e onde eu moro, não tem a globo na claro tv, aí, eu tenho que acordar cedo para assiatir as provas e não tenho como gravar.

  • Exorbeo

    O Sportv transmite o treino da sexta, o primeiro no caso. O último treino classificatório não tenho certeza, mas creio que apenas na Globo mesmo… Isso depende da operadora.

  • Era bem melhor que o sabado animado

  • Pingback: Especial animes: Fairy Tail - eXorbeo()