Integração entre Claro, Net e Embratel tomando rumo

6

Não é de hoje que o grupo controlador da Net – Claro – Embratel manisfestou interesse em unificar suas operações no país: o velho conceito em fortalecer o máximo possível uma determinada marca. Em fevereiro de 2012 fomos o primeiro blog do Brasil a antecipar a fusão, veja aqui.

net e claro tv novos canais

E que marcas… a embratel desde os anos 90 é uma verdadeira gigante no país, no ramo de comunicações em geral, que vai desde cabos terrestres até satélites orbitais de transmissão de dados. A Claro é forte em toda a América Latina, tendo uma base de clientes em telefonia móvel e internet móvel muito forte no país, e desde que assumiu a já estabelecida Visa Embratel só viu seus números crescerem. E a Net então dispensa comentários: maior operadora de TV do Brasil, maior via cabo da América Latina, maior número de clientes, de canais SD, canais HD, serviços… só não ganha em cobertura, que é limitada pela natureza da tecnologia. A ideia de unificar a excelência da rede cabeada da Net em TV e internet, com o alcance da cobertura via satélite da Claro TV (e suas tecnologias móveis), com o poderio tecnológico da Embratel definitivamente criará um monstro – e um monstro muito interessante por sinal.

Anatel já analisa pedido de unificação

No começo de maio a análise prévia da unificação de marcas e serviços foi protocolada na agência nacional de telecomunicações. A unificação proposta, ao menos inicialmente, manterá os nomes fantasia individuais – Net para a TV, telefone e internet via cabo, Claro e Claro TV para celular, 4g, celular fixo e televisão via satélite, e por último a Embratel com seus serviços de DDD, cabeamento, satélites e mais. A mudança portanto pouquíssimo deve afetar os assinantes. A principal mudança (para quem acha que não terá nenhuma), é a utilização de um único CNPJ, o que faz que os impostos pagos sejam reduzidos drasticamente e aqui é o interessante: todos os ganhos devem por Lei ser revertidos em favor do consumidor. Na união Vivo + Telefonica foram dados descontos nas assinaturas novas e antigas. Na presente união apenas as taxas de DDD nacional deverão sofrer descontos drásticos.

E o que isso influencia na Televisão? A Claro TV terá os mesmos canais que a Net?

Não, ao menos por esse motivo. A unificação de CNPJs não garante contratos únicos junto à programadoras, isso devido a própria característica e diferenças dos serviços. Incluir canais no serviço via cabo é extremamente diferente do serviço via satélite. A distribuição é gradual, individual em cada servidor/praça e o fato de manter as marcas fantasia não afetará equipes e decisões estratégicas das marcas.

COMPARTILHE
  • Lucas

    ou seja nãoservirá de nada, ao menos para os clientes claro tv

    • Bernardo Rech

      qual a vantagem para os clientes claro tv esta fusão?

  • lucas

    cade o pfc hd na claro tv

  • Erik

    e eu aqui feliz achando q iria aumentar a grade de canais =/

  • o nome não é visa embratel e sim via embratel

  • Wilson

    Os Gerentes de lojas Claro resistirão quando um vendedor Embratel ou Net entrarem em seu território.