Globo alerta clubes que futebol na TV aberta pode acabar

3

E não é só nos estádios que a “audiência” está ruim: Rede Globo fará reuniões com os clubes da Série A para exigir melhor qualidade do futebol apresentado.

images

A preocupação da emissora é grande e a ameaça concreta: se a audiência não se recuperar nas próximas temporadas o futebol deverá deixar a TV Aberta.

Futebol como produto de nicho

Segundo apurado pelo site notícias da TV cujo link segue abaixo, a audiência do futebol estaria caindo 10% ao ano. Mantendo a média de queda, o produto “futebol na TV” se torna mais um item de nichos específicos, como é o UFC hoje, por exemplo.

Como exemplo de fracasso de audiência recente, tivemos no último domingo Coritiba e Corinthians em um jogo muito abaixo das expectativas, rendendo meros 13 pontos de audiência. O normal há alguns anos era de 20 pontos, com uma população menor e um número menor de residências com televisor.

Futebol brasileiro em crise

Pode parecer que o fracasso recente na Copa do Mundo motivou essas críticas ao futebol brasileiro, o que não nos parece verdade. Desde 2012 os jogadores se reúnem para discutir melhores condições de exercício de carreira, a CBF passa por escândalos, a arbitragem é problemática e o STJD sempre está envolvido em polêmicas.

Os clubes estão cada vez mais individados e o investimento em categorias de base é ínfimo na maioria, que sofre para revelar jogadores.

Escolha de jogos pela emissora

Outro assunto que gera intriga entre a emissora, telespectadores e clubes, é a escolha dos jogos que são transmitidos. A Globo previlegia sempre os clubes de maior torcida, o que acaba afastando um grande percentual da população que torce para os demais.

O valor dos contratos com a emissora é estipulado de acordo com o número de partidas exibidas. Uma das exigências da Globo perante os clubes menores seria do aumento dos investimentos nas categorias de base para aumento do número de jogos exibidos.

Os clubes alegam que não cabe a empresa fazer tais exigências.

FONTENotícias na TV
COMPARTILHE