Desligamento do sinal da TV analógica pode ser adiado

0

Previsto para começar a partir do próximo dia 29 de novembro, o desligamento do sinal da TV analógica no Brasil pode ser adiado mais uma vez, para evitar que muitas pessoas fiquem sem o acesso à TV aberta.

Quando a TV analógica for desligada, as pessoas que possuem televisores antigos precisarão adquirir um conversor de TV digital e também a antena para que seus aparelhos de TV consigam captar o sinal digital dos canais, situação que também vale para algumas TVs mais modernas, que não têm conversores integrados.

Diante da crise econômica que tem assolado o país ao longo do ano, muitas pessoas podem acabar tendo dificuldade para adquirir esses equipamentos (ou para comprar uma TV nova compatível com a tecnologia digital) e ficando sem assistir à TV aberta.

desligamento-do-sinal-da-tv-analogica-pode-ser-adiado

Ministério das Comunicações define novas datas para o fim da TV analógica

Esse é um dos motivos pelos quais a Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) defende o adiamento do fim do sinal analógico. A associação argumenta também que muitas emissoras do interior do país ainda nem possuem capacidade para transmitir o sinal digital.

A intenção da Abert é que o sinal analógico seja desligado a partir de 2020, de acordo com entrevista do presidente do órgão, Daniel Slaviero, ao jornal O Estado de S.Paulo. Mas por enquanto, o cronograma está mantido, com o desligamento total terminando no fim de 2018.

COMPARTILHE